quarta-feira, 30 de maio de 2018

Deputado estadual Robério Monteiro participa de inauguração de Escola Profissional em Bela Cruz


O deputado estadual Robério Monteiro (PDT) participou, na manhã desta sexta-feira (25), no Município de Bela Cruz, da inauguração da sede da Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França. O evento contou com a presença do Governador Camilo Santana e várias lideranças locais e da região. Robério Monteiro destacou a importância do equipamento educacional, que "tem sido referência em ensino e pesquisa em todo Estado do Ceará", ressaltou.

Na oportunidade, o deputado Robério também solicitou ao governador a construção de mais duas Escolas de Ensino Profissional no Baixo Vale do Acaraú, sendo uma em Morrinhos e outra na cidade de Cruz.

Camilo Santana, acompanhado do secretário da Educação, Rogers Mendes, e do prefeito de Bela Cruz, João Osmar, ressaltou os investimentos na área da educação, com a construção de novos equipamentos e a qualificação e valorização do corpo docente estadual. “Temos os melhores professores e as melhores escolas do país, estruturas melhores, inclusive, que muitas escolas particulares. É assim que vamos garantir um futuro de qualidade para crianças e jovens de nosso Estado, investindo em educação. É um compromisso meu e da vice-governadora, a professora Izolda”, afirmou o governador.

A EEEP de Bela Cruz recebeu investimento de R$ 14,3 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual e oferta quatro cursos técnicos: Enfermagem, Finanças, Informática e Massoterapia. O prédio tem capacidade para receber até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. Nestas escolas, os estudantes fazem o Ensino Médio e se preparam para o mundo do trabalho.

Durante o terceiro ano, o Governo do Ceará propicia o estágio curricular obrigatório e remunerado
para os alunos. Ao todo, 4,5 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com o atendimento de 15 mil estudantes.


A estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Esta é mais uma construção que atende à concepção de qualidade para escolas de educação profissional. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Escola Premiada


A EEEP desenvolve projetos como o “Semiárido Sustentável: reinventando ações de convivência com a seca”, que foi premiado na Olimpíada internacional Genius, em Nova Iorque, em 2017. Também se destaca a iniciativa denominada “X-Guardião: transparência em foco”, que acompanha as ações desenvolvidas pela administração pública municipal, tendo sido premiada na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), também em 2017. Outras ações de relevância são a “Endopiso” e a “Tijofibra”, que consistem na fabricação, respectivamente, de estruturas de piso e de tijolos a partir da fibra do coco, tendo estesido premiado na I-Sweep, em Houston, nos Estados Unidos, em 2017.


Escola Profissional no Ceará


A rede de escolas profissionais oferta 53 cursos técnicos para 94 municípios cearenses na Capital e no Interior, com o atendimento de 50 mil jovens. A empregabilidade dos alunos dessas escolas e o ingresso nas Universidades é de 60,8% .

A EEEP faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 3, sediada em Acaraú. A Crede é dirigida pela professora Elvira Maria Fernandes Veras. A rede estadual na região conta com 32 escolas, sendo 1 Centro de Educação de Jovens e Adultos, 4 Escolas Profissionalizantes, 2 Escolas de Tempo Integral e 15 Escolas Regulares, 1 do Campo e 9 indígenas.

*CN Online Acaraú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá