quarta-feira, 30 de maio de 2018

Fortaleza: jovens da rede estadual recebem o Centro de Idiomas Unidade Sul


Com a proposta de ensinar línguas estrangeiras a jovens da rede estadual, o segundo Centro Cearense de Idiomas da Capital e sexto do Ceará foi inaugurado na tarde desta terça-feira (29), no shopping Via Sul. O governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela, participou do ato e foi recebido com muita festa pelos novos estudantes do Centro, que vibravam com as novidades.

“Decidimos inovar, pois essa é uma experiência pioneira no Brasil. Nenhum outro estado tem um Centro como esse, gratuito. Essa unidade vai atender 600 alunos de escolas públicas. Quando idealizamos esse programa eu garanti que queria o que temos de melhor, professores, materiais. Esse Centro não deixa a desejar em relação a nenhum outro particular. A língua mais falada do mundo é o inglês, isso significa mais oportunidade para vocês. Com exceção do Brasil, todos os países da América Latina falam espanhol. Aproveitem esse espaço e trago a novidade que os melhores alunos de cada Centro poderão fazer um intercâmbio, tudo pago pelo Governo”, disse o chefe do Executivo.



O Centro Cearense de Idiomas Unidade Sul conta com 25 professores, que vão ensinar para 600 alunos, divididos em 24 turmas (15 de inglês e 9 de espanhol). O equipamento conta com duas salas e vai funcionar de segunda à quinta, de 10h às 21h. Os estudantes são de escolas ligadas à Sefor 2, localizadas em bairros da Regional VI, como Luciano Cavalcante, Messejana, Jangurussu e Lagoa Redonda, entre outros.

Paulo Renato é professor de Inglês da rede estadual. Além de motivado com a oportunidade de lecionar no CCI Unidade Sul, ele classifica esse como um desafio pessoal, tamanha a responsabilidade. “Estou muito feliz em poder contribuir nesta importante etapa da vida deles. Ajudar um aluno a conseguir um objetivo, que é falar uma língua estrangeira, é um desafio. Acho essa uma iniciativa louvável, pois antes não existia no ensino regular. O aluno não precisa sair da escola para fazer um curso de idiomas. E, ao final, ele vai poder se comunicar e escrever em uma segunda língua”.



O secretário da Educação, Rogers Mendes, falou do empenho do Governo do Ceará em proporcionar novas iniciativas. “Esse é mais um projeto que a Seduc vem empreendendo para os jovens melhorarem o rendimento acadêmico, ampliar os horizontes com maior perspectiva. É um leque se abrindo, novas oportunidades educacionais para os estudantes e professores que queiram aprender línguas estrangeira. Estamos aqui para brindar uma nova frente educacional, levando em conta que o Estado investe pesado visando ao melhor para vocês. Aproveitem essa oportunidade para fortalecer o futuro”.

O diretor do CCI Unidade Sul, professor Adriano Bandeira, garantiu o empenho para formação desta nova geração. “Quero dizer a todos a satisfação que é fazer parte desse projeto maravilhoso que vai trazer muitas oportunidades para jovens. Espero não decepcionar e entregar daqui a três anos as primeiras turmas fluentes em inglês e espanhol. Para isso utilizaremos as melhores estratégias, melhores materiais, ótimos professores que foram selecionados com muito carinho, muito zelo. Aos alunos, vocês são a razão disso tudo. Vocês estão recebendo um presente que vai turbinar o currículo de vocês, vai permitir uma comunicação melhor com o mundo inteiro”.


CCIs

Ao todo, serão 11 Centros Cearenses de Idiomas, com investimento de cerca de R$ 5 milhões (incluindo reforma, equipamentos, material didático e fardamento) e um total de 9.400 vagas em todo o Ceará (3.600 delas na Capital).

Em Fortaleza, as unidades ficarão nos Shoppings Benfica, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, North Shopping Jóquei, Via Sul e uma unidade no Conjunto Ceará. No interior, os municípios contemplados são Itapipoca, Crateús, Caucaia, Iguatu e Juazeiro do Norte.

Os professores dos CCIs fazem parte do quadro de docentes da rede pública de ensino.

As turmas serão ofertadas nos três turnos (manhã, tarde e noite), de segunda a quinta-feira. Nos shoppings, as aulas acontecem das 10h às 21h. Nos outros espaços, as aulas ocorrem de 8h15 às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá