domingo, 28 de agosto de 2022

Sobral aderiu ao programa “Mais Pecuária Brasil” para melhoramento genético dos rebanhos bovinos de corte e leite


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), lançou, nesta quinta-feira (25/08), o programa “Mais Pecuária Brasil”, em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer). A iniciativa visa o melhoramento genético por meio da tecnologia de inseminação artificial para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite dos agricultores familiares. 

A ação visa aprimorar os rebanhos de corte e aumentar a produção de leite no município de Sobral, com a aprovação de 150 animais para inseminação artificial, no período de 12 meses, ao longo de quatro anos. Para isso, o valor investido anualmente será de R$ 90 mil, sendo R$ 600,00, o custo médio para cada animal.  

Na ocasião, a secretária da STDE, Sandra Arcanjo, apresentou os projetos existentes e os resultados dos trabalhos da Coordenação do Desenvolvimento Agrário, que hoje beneficia cerca de 3.176 famílias, 15.880 pessoas e 270 produtores com suas ações. Segundo a gestora, a parceria com a Conafer para a realização do “Mais Pecuária Brasil” é muito importante para o município de Sobral, pois o projeto vai aprimorar os rebanhos com uso de biotecnologia por meio da inseminação de sêmen de touros geneticamente avaliados e provados.

O gerente de Produção e Comercialização, Bruno Valente, foi o responsável por apresentar a nova atividade para os produtores. “Com o melhoramento genético, melhoramos a produção, pois teremos animais com uma produtividade maior, possibilitando o aumento de renda para todos. Quanto melhor o animal, mais produtividade e mais renda para o produtor”, explicou.  

Segundo o gerente, o programa tem previsão para iniciar, na última semana de agosto, com a realização de cadastro dos produtores interessados. Para participar, os agricultores devem preencher uma ficha de interesse na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico e aguardar visita técnica em sua propriedade para avaliação de aptidão para ingresso na iniciativa. 

Estiveram presentes no evento a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sandra Arcanjo; o coordenador do Desenvolvimento Agrário, Raimundo Machado; e o gerente de Produção e Comercialização, Bruno Valente; além da assessora regional da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Goretti Freitas; e a médica veterinária da Ematerce, Iara Oliveira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá