sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Governo do Ceará lança território do Copac no bairro Padre Júlio Maria, em Caucaia

 


Na manhã desta sexta-feira (26), a governadora Izolda Cela e o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, lançaram o território do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), no bairro Padre Júlio Maria, em Caucaia. O objetivo do projeto é entregar um policiamento que atua na prevenção focada, unindo proteção social e segurança pública.

“O Copac é um batalhão que se organiza com o foco em um policiamento de proximidade, com serviços essenciais de proteção à comunidade escolar, às mulheres, às famílias e crianças”, explicou a governadora.


O território, que conta com 28 policiais e seis viaturas, está ampliando e intensificando os serviços, com atendimento de ocorrências de emergência na comunidade pelos próprios policiais da base. Além disso, disponibiliza linha telefônica, que permitirá a comunicação, inclusive por aplicativo de mensagens, entre a população e os policiais da Base.



Há cerca de 15 dias, o primeiro território foi lançado no Residencial Luiz Gonzaga, no bairro Ancuri, em Fortaleza. O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, Sandro Caron, se mostrou otimista quanto aos resultados.

“Já ficou muito clara essa relação que vai se estabelecendo entre os profissionais da segurança pública e a sociedade. Estamos fechando o mês de agosto e teremos uma importante redução no número de homicídios na Área de Segurança Integrada (AIS) III, onde foi instalada o primeiro território Copac”, ressaltou o secretário.



Os policiais militares integrantes de cada território do Copac passaram por 160 horas/aula de formação voltada especificamente para este tipo de policiamento, tendo acesso a conteúdos sobre mediação de conflito, justiça restaurativa, comunicação não violenta, emprego de armas menos letais, escuta especializada, depoimento especial, dentre outros.

Projeto Acolher




Durante o lançamento, também foram disponibilizados os serviços do projeto Acolher, oferecidos pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

A SPS levou a unidade móvel de Políticas sobre Drogas, que conta com equipe multiprofissional, abordagens de campo e encaminhamentos à rede pública socioassistencial; o Caminhão do Cidadão, com emissão gratuita de documentos para quem não possui RG e CPF; além de serviços de atendimento psicossocial com a equipe do Centro de Referência de Direitos Humanos.



Quem usufruiu desses serviços foi o jovem Marlison de Sousa, 16, que tirou o RG no Caminhão Cidadão. "Já fazia tempo que queria tirar, mas não havia conseguido. Essa questão de ter que tirar ficha e agendar, me atrapalhava bastante. Hoje eu só cheguei e fiz", comentou animado.

Também estiveram presentes no evento a Secretária da SPS, Onélia Santana; o Comandante do Copac, Major Messias Mendes; a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas; além de líderes comunitários e vereadores do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá