sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Governadora Izolda Cela visita planta da primeira usina de hidrogênio verde da América Latina

 

A governadora Izolda Cela visitou, na manhã desta sexta-feira (26), a planta do que será a primeira usina de hidrogênio verde da América Latina. Localizada no município de São Gonçalo do Amarante, a usina, com previsão de inauguração para dezembro deste ano, possui capacidade para produzir até 178 toneladas de hidrogênio verde por ano.

A usina movimentará a cadeia produtiva do hidrogênio verde no Ceará em várias dimensões, desde a escalabilidade, passando por parcerias com foco na geração, armazenamento, mobilidade e outras. Tudo isso em prol da utilização de fontes de energia limpa.



Izolda Cela salientou a importância da existência de mais incentivos em prol do desenvolvimento de energias renováveis. "Pensar em novas energias é um movimento muito positivo para todos. Essa usina é um marco para o Ceará e para o Brasil. Nosso estado é a casa do hidrogênio verde", disse.

Também estiveram presentes o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior; o presidente do Complexo do Pécem, Danilo Serpa; a secretária executiva da Indústria da Sedet, Roseane de Medeiros; além de outras autoridades.



Maia Júnior comemorou o desenvolvimento das obras e lembrou do compromisso da governadora Izolda Cela em fazer do Ceará um estado verde. "Hoje é um dia importante para o Ceará. O hidrogênio verde é algo de muito futuro e de muita transformação para o estado. Nós estamos não só muito felizes em estar vendo o andamento das construções, como também em saber que já em dezembro a gente vai ter a primeira planta de hidrogênio verde da América Latina em funcionamento. O Ceará tem esse compromisso de ser um estado verde", pontuou.

Danilo Serpa ressaltou o protagonismo do Ceará dentro da pauta sobre energias renováveis. "Neste período novo de transição energética, de mudança de matriz energética, temos nos destacado, sendo protagonistas não só no Brasil, mas também na América Latina, para ser o maior produtor de hidrogênio verde, exportando para os Estados Unidos, Europa e também abastecendo as indústrias aqui do Brasil", comentou.

Parceria




A implantação da nova unidade industrial no município de São Gonçalo do Amarante é resultado do trabalho de Pesquisa & Desenvolvimento da termoelétrica Energia Pecém e envolve o investimento inicial de R$ 42 milhões.

Com a chegada da usina, a ideia é substituir o carvão mineral na UTE Energia Pecém (720MW). A instalação será em área disponível junto à termoelétrica e será alimentado por Planta Fotovoltaica de 3 MW para uma unidade de capacidade de 1,25 MW de eletrólise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá