sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Nova sede da Escola de Ensino Médio Deputado Manoel Rodrigues é inaugurada em Fortaleza

 

Localizada no bairro Vicente Pinzón, a unidade recebe até 540 alunos por turno. O investimento na nova estrutura foi de R$ 7,8 milhões

Mais uma unidade educacional de Ensino Médio foi inaugurada pelo Governo do Ceará. Nesta sexta-feira (18), foi a vez da nova sede da Escola Deputado Manoel Rodrigues, fundada em 1976, ser entregue à comunidade estudantil. Localizado em Fortaleza, no bairro Vicente Pinzón, o equipamento recebeu um investimento de R$ 7,8 milhões, oriundos do Estado e da União. A escola, que atende até 540 alunos por turno, possui três pavimentos, 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, além de ginásio poliesportivo.



Entusiasta da educação pública como mecanismo de transformação da sociedade, o governador Camilo Santana disse que investir na área significa justiça social. “Somos de uma geração que acredita que para construir um sociedade melhor não tem outro caminho a não ser através da educação. Ela liberta as pessoas, dá oportunidade iguais”, enfatizou.

De acordo com o gestor estadual, em um passado recente somente filhos de famílias com melhores condições financeiras estudavam em escolas de boa qualidade, mas que isso tem mudado. “Nossa geração diz que a coisa pública tem que ser a melhor. Essa escola aqui não deixa a desejar a nenhuma escola particular de Fortaleza, do estado ou do Brasil. Esse é o papel do Estado: dar oportunidades iguais às pessoas. Eu e a Izolda (Cela) temos uma alegria muito grande quando entregamos um equipamento da educação, porque sabemos que estamos construindo o futuro do Ceará”, completou o governador.



Além das atividades curriculares, os alunos da Escola Deputado Manoel Rodrigues têm a oportunidade de participar dos projetos Consciência Negra, Pracinha Literária, MotivAção Enem, Maratona Enem, Hora do Enem, Castanholeira Literária, Quiz do Conhecimento, Falta Zero, Liderança em Foco e Café com Livros.



Conhecida por ter dado o pontapé na revolução que a educação cearense passou, em meados dos anos 2000, a vice-governadora Izolda Cela deixou um recado aos alunos. “Aproveitem muito bem todo o empenho dos seus professores. Vocês podem aproveitar isso para organizar os seus projetos de vida. O sonho que vocês têm em conseguir realizar, os estudos têm um papel importante nisso. Estudar exige esforço. E, finalmente, a importância de vocês também desenvolverem valores no sentido de solidariedade para ajudar quem precisa. Isso é muito importante para que a gente dê valor ao que tem valor, e a educação é um deles. A gente precisa da boa educação para transformar a sociedade”, afirmou Izolda Cela.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, ressaltou que todo o trabalho da pasta visa garantir a estrutura física e educacional para que os alunos se desenvolvam. “A escola é para vocês, jovens. Que vocês possam construir o conhecimento por meio da interação, com responsabilidade, solidariedade e amor. É para vocês tudo que nos fazemos e estamos entregando hoje”.

Educação que transforma




Já na 3ª série do Ensino Médio, Samuel Barros, 17 anos, está aproveitando a nova estrutura para se preparar para entrar em um curso superior. O estudante pretende estudar Arquitetura e acredita que o serviço ofertado pelo Estado na escola vai ajudar a alcançar seu objetivo. “Acho a estrutura muito boa. Os laboratórios têm equipamentos ótimos e a qualidade da escola é ótima. Os professores são bons, com boa comunicação. Então, penso que isso vai me ajudar bastante”, revela o adolescente.

Ana Luiza também é aluna da 3ª série e relatou a importância da comunidade escolar na vida dos alunos. “Hoje estamos realizando o sonho em ter uma escola como essa, uma escola bonita, com essa estrutura. A escola é nossa segunda casa. No fim do ano estarei concluindo o meu Ensino Médio e já estou imaginando quanta saudade sentirei da minha escola, dos meus colegas e dos meus professores”, disse a estudante.



A EEM Manoel Rodrigues integra a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 2, com mais de 30 mil estudantes matriculados em 56 escolas, sendo 27 de Ensino Médio Regular, 7 de Educação Profissional, 21 de Ensino Médio em Tempo Integral, além da Escola Justiniano de Serpa. Também integram essa rede escolar dois Centros Cearenses de Idiomas (RioMar Fortaleza e Via Sul). No total, a rede pública estadual cearense passou a contar, em 2022, com 746 escolas, que ofertam matrícula superior a 400 mil alunos.

Prestigiaram também a inauguração da escola o prefeito José Sarto, o deputado federal Idilvan Alencar, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, os deputados estaduais Acrísio Sena e Osmar Baquit, além dos vereadores Erivaldo Xavier, Guilherme Sampaio, Léo Couto e John Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá