domingo, 20 de fevereiro de 2022

Governo do Ceará entrega brinquedopraças e academias ao ar livre em Barreira e Iguatu

 


“Um dia para agradecer essa brinquedopraça, um espaço que vamos acolher e cuidar, um equipamento que beneficia nosso município, mas mais ainda às nossas crianças aqui de Barreira, como o meu filho. Um local que promove descontração e desenvolvimento para nossas crianças, tão necessitadas e carentes de um espaço lúdico para brincar. Quero agradecer à mais essa parceria entre prefeitura e governo do Ceará, principalmente na voz da primeira-dama, Onélia Santana, que nos presenteou com o programa Mais Infância”, agradeceu Paula Carvalho.

Com as entregas dos equipamentos nos municípios de Barreira e Iguatu, nesta sexta-feira (18), o Ceará chegou à sua 181ª brinquedopraça inaugurada pelo Governo do Ceará. Os municípios também foram agraciados com uma academia ao ar livre, cada, com um investimento total de R$ 342 mil. Agora, o Programa Mais Infância soma um total de 438 equipamentos entregues no Ceará. Os equipamentos foram inaugurados pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e pela titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, através de plataforma virtual.



Onélia ainda listou que, após as entregas de barreira e Iguatu, o Ceará já conta com um total de 438 equipamentos dentro do projeto Mais Infância, e pontuou que, o programa Mais Infância entrega esses equipamentos em parceria com os todos os municípios cearenses, com foco no desenvolvimento infantil. “Registro que já foram doados mais de 2,2 toneladas de alimento feitas pelo programa Mais Nutrição, hoje o Governo do Ceará tem um programa de transferência de renda para mais de 150 mil famílias de extrema vulnerabilidade, o Cartão Mais Infância, ou seja, temos um conjunto de ações que nos faz acreditar em um Ceará mais justo, mais lúdico, mais alegre para as nossas crianças. O presente é o nosso futuro e ele será muito melhor com essas ações. Como mãe, como psicopedagoga, nós estamos construindo um novo Ceará com a ajuda do Mais Infância. Aqui nós entregamos um espaço para se brincar, mas para se desenvolver”, ressaltou.

Cada brinquedopraça tem 250m² e tem estrutura projetada para ser um espaço de lazer para crianças com toda a segurança necessária, enquanto a academia ao ar livre tem 90m². O equipamento possui gradil, piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos. Com a estrutura projetada para ser um espaço de lazer para crianças com toda a segurança necessária, com piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. Os equipamentos são feitos em uma parceria do Governo do Ceará com as prefeituras, ficando a cargo delas garantir a conservação e manutenção dos espaços.



Aberta à população, a academia ao ar livre possui 11 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos, estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multi exercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

“Temos vivido um momento muito importante, com a política pública investindo em programas que prezam pela primeira infância. E o Ceará projeta um futuro melhor de uma forma tal que nos deixa emocionadas, estamos nos aproximando dos 400 equipamentos entregues, e eu tenho de parabenizar à primeira-dama. Onélia Santana você é a grande articuladora do Mais Infância. A brinquedopraça é um equipamento essencial para a criança que está ali brincando, se relacionando com sua família, na praça, na academia, e nota-se seu crescimento emocional. Cearenses de Barreira e Iguatu, tomem conta desses equipamentos, nossas crianças serão mais felizes aí, e ao tomarem conta da praça vocês estarão fazendo um benefício enorme à nossa sociedade”, apontou a titular da SPS, Socorro França.

Após as inaugurações nesta sexta-feira (18), o Ceará já conta com um total de 438 equipamentos dentro do projeto Mais Infância, sendo 181 brinquedopraças; 130 Brinquedocreches; 25 Praças Mais Infância; 20 Núcleos de Estimulação Precoce; Quatro estações do Praia Acessível; duas Fábricas do Mais Nutrição; dois Complexos Mais Infância; um Espaço Mais Infância; e um Espaço na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).



Administradores agradecem

Para a prefeita de Barreira, Dra. Auxiliadora Fechine, o benefício é imensurável para a cidade e para as crianças. “A palavra hoje é gratidão. Só quem sabe o que está acontecendo no nosso município é que sabe a mudança positiva que esse equipamento nos traz. A alegria dessas crianças, que auxiliam no seu desenvolvimento físico, social e mental, que promove a socialização das crianças. Aproveito o ensejo para pedir que, com o seu olhar sensível de mãe, que olhe de forma diferenciada para nossas crianças com transtorno autista. Vamos criar um programa para dar uma melhor assistência a essas crianças que estão nas creches e escolas do Estado. Tenho certeza que você, Onélia, vai continuar mudando a vida das nossas crianças para melhor, e aqui nesse momento nós estamos formando o futuro do nosso Ceará”, agradeceu.

Em Iguatu, o prefeito Ednaldo Lavor estava acompanhado do deputado estadual Marcos Sobreira, e fortaleceu a parceria entre Estado e município ao agradecer pelas entregas recentes em sua cidade. “Não só os equipamentos de hoje, brinquedopraça e academia ao ar livre, mas Iguatu recebe com muita alegria os investimentos do Governo do Ceará. Hoje temos a satisfação de receber esses equipamentos, e a honra de dizer que temos a parceria com o Governo do Estado. Em nome de todos os iguatuenses, e das nossas crianças, o nosso reconhecimento ao governo que investe em questões sociais, e essa ação é mais uma delas, e que nos dá a certeza que temos de cuidar, atender e acolher nossas crianças, nossos jovens e adolescentes”, disse o prefeito.



Conscientização ambiental

Política aplicada que tem o objetivo de incentivar e conscientizar as crianças para que tenham um cuidado maior com a natureza, para que saibam a importância da preservação ambiental, do plantio e da distribuição de mudas, já é tradicional nas inaugurações dos equipamentos do Programa Mais Infância. Além disso, a iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável.

No entorno das brinquedopraças de Barreira e Iguatu foram plantadas e distribuídas um total de 100 mudas de plantas arbóreas, ornamentais e frutíferas para a população pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). A ação também contribui para a manutenção de cidades mais verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá