sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Governo do Ceará entrega Areninha de Santa Quitéria



Com o equipamento, já são 263 campos society em todo o Estado, sendo 162 construídos no Interior e 101 na Capital cearense, fruto do Juntos por Fortaleza, parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza

O Governo do Ceará marcou mais um gol a favor da cidadania na noite dessa quarta-feira (23), em Santa Quitéria, ao entregar mais uma nova areninha no interior do Estado. “Vou entrar em campo e marcar mais um gol. Sempre que entrego as areninhas eu sempre jogo, mas ultimamente, por conta da pandemia, não tenho jogado. Mas eu sempre faço gol, eu sou artilheiro, já inaugurei mais de 260 areninhas, eu acho que em todas elas eu fiz gol. Eu não sei se é o porque eu sou bom ou o goleiro que não joga nada. Mas é importante dizer que essa equipe aqui do Governo do Ceará está fazendo muitos gols pelo Estado. Essa areninha aqui não é apenas um campo, é um equipamento que promove cidadania, tira as crianças das ruas, movimento a economia no seu entorno, modifica a vida das pessoas de cada localidade,” explicou Camilo Santana, que teve a pressão do goleiro quiteriense, que falou que ia pegar o pênalti. Mas com a ajuda de um garotinho que falou ao pé do ouvido, “chuta forte no meio que ele não pega”, o governador marcou mais um gol, mantendo sua média de um por areninha inaugurada de forma presencial.



Agora, há 263 campos de grama sintética implantados pelo poder público. São 162 construídos pelo governo estadual no Interior e outros 101 instalados na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. As Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. Este equipamento em Santa Quitéria representa um investimento de R$ 1.447.828,15.

Para a vice-governadora, essa areninha vai abrir novas oportunidades ao povo quiteriense. “Mais uma areninha, mais um grande equipamento para essa cidade. E que não é apenas um campo de futebol, ele gera oportunidades para os jovens, que complementam a educação. É no esporte que eles aprendem valores, regras, aprendem a conviver melhor, aprendem a lidar com as diferenças e tantas outras coisas importantes que os levam à cidadania. Sabemos que os jovens e crianças precisam de espaços como esses, de oportunidades, estou muito feliz de estar aqui e parabenizo a todos que lutaram por esse equipamento para Santa Quitéria”, apontou Izolda Cela.



Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo. As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.

O prefeito Braguinha destacou a importância de ter o esporte valorizado em sua cidade, e agradeceu pelo equipamento. “É com imensa alegria que recebemos do governador essa areninha, tão importante para as crianças, jovens e para as famílias. Esporte é saúde, e aqui esse investimento em esporte vai nos trazer muito mais que isso, e que pode mudar a vida do povo de Santa Quitéria. Recebemos essa areninha como compromisso desse governo, que tanto nos honra com outros equipamentos e benefícios, e por isso acredito que estamos mudando a história de Santa Quitéria com o nosso trabalho e essa parceria importante do Governo do Estado do Ceará”, agradeceu.

Mais 65 Areninhas estão em vias de serem inauguradas, 14 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação. Presente ao evento de inauguração, o titular da pasta estadual de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, agradeceu ao povo de Santa Quitéria a receptividade e empolgação. “A gente percebe o quanto as pessoas estão empolgadas com essa areninha, e fica o pedido para que o povo quiteriense cuide do equipamento e zele por ele, vai servir para muitas gerações e transformar muitas vidas”, disse.



Histórico

Os primeiros equipamentos implantados contemplavam os municípios de médio e grande porte com maior número de jovens em zona urbana, de acordo com o Censo Demográfico 2010. As arenas são compostas de campo society com grama sintética, vestiários com banheiro, acessos pavimentados, calçada com piso intertravado, torres de iluminação, alambrado e rede, bancos de reserva e depósito para materiais esportivos.

Após o lançamento do projeto Areninhas do Interior, foi lançada a segunda etapa do programa para contemplar municípios com população inferior a 50 mil habitantes. A elaboração dos projetos técnicos de Engenharia e Arquitetura para a construção das areninhas é de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP), órgão vinculado à Secretaria das Cidades (SCidades). A SOP ainda faz o acompanhamento e fiscaliza as obras de cada areninha construída.

Concluídas as etapas de obra, estes equipamentos esportivos são entregues para gestão de comitês municipais formados pelas prefeituras e representantes das comunidades locais, ao passo que a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) fica a cargo de implementar políticas públicas de incentivo ao esporte e lazer nas arenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá