sábado, 29 de dezembro de 2012

Becco do Cotovelo completa 170 anos em grande estilo




O Becco do Cotovelo parou na manhã deste sábado (29) para comemorar em grande estilo seus 170 anos. A festa, preparada pela Associação dos Amigos do Becco, Centro Cultural Dom José e o comunicador Ivan Frota, contou com as presenças do deputado estadual, e futuro secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes, do prefeito eleito da capital, Roberto Cláudio, do prefeito eleito de Forquilha, Gerlásio Loiola, e do prefeito reeleito de Sobral, Veveu Arruda, além de diversas lideranças políticas e comunitárias de Sobral. O presidente da FCDL, Honório Pinheiro, acompanhado do presidente da CDL, Deoclecio Frota, representou a classe empresarial.

Mais Fotos:






na ocasião foi cantado os parabéns, pelos 170 anos do becco, e também pelo aniversario
do Deputado Ivo Gomes.

Ivan Frota entrega Comenda a Roberto Claúdio pelos 170 anos do Beco do Cotovelo.


Prefeito de Sobral Veveu Arruda anunciou hoje o seu secretariado. Confira:


Eis os nomes que comporão o novo secretariado de Veveu Arruda

Chefe de Gabinete:
Luciano Filho
Advogado, atuava como assessor especial da Cia Docas do Ceará, em Fortaleza. É o irmão mais novo do prefeito Veveu Arruda.

Procuradoria Geral do Município
José Menescal de Andrade Júnior
Advogado. É um dos poucos que permanece na equipe de Veveu Arruda.

Ouvidoria e Controladoria
Luís Fernando Simões
Administrador de Empresas, com MBA nos Estados Unidos. Atuou por muitos anos como controlador do Grupo Serra Grande. Com passagem pelo Metrofor, atualmente ocupava cargo na controladoria do DER em Fortaleza.

Gestão
José Maria Rosa
Auditor fiscal aposentado, foi por muitos anos o Delegado da Receita Federal em Sobral

Infraestrutura
José Ilo Santiago
Engenheiro Cívil. Era até recentemente o coordenador do DER em Sobral

Educação
Júlio Cesar da Costa Alexandre
Atual secretário, premiadíssimo, era pule de dez para continuar a frente da educação sobralense.

Saúde
Dr. Olivan Silva Queiroz
Médico especialista em Saúde da Familia, atuou em diversos CSF do município

Planejamento Urbano, Habitação, Saneamento e Meio Ambiente
Gisela Costa
Arquiteta, mestra em urbanismo pela UNB. Morou em Sobral há alguns anos atrás oportunidade em que trabalhou no escritório do arquiteto Herbert Rocha

Esportes
Shelda Bedê
Ex atleta profissional do vôlei de praia, foi campeã olímpica e mundial da modalidade.

Segurança e Cidadania
Pedro Aurélio Ferreira Aragão
Defensor Público, era o atual secretário de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

Cultura e Turismo
Eliane Leite
Atualmente era coordenadora da SPLAM

Agricultura e Pecuária
Luiza Lúcia da Silva Barreto
Engenheira Agrônoma com passagem pela Embrapa, é funcionária de carreira do Sebrae. Já ocupou a secretaria do Desenvolvimento Econômico e atualmente era a titular da pasta. É uma das poucas que permanece.

Tecnologia e Desenvolvimento Econômico
Daniela da Fonseca Costa
Administradora e Advogada. Foi diretora executiva da CDL de Sobral por mais de 10 anos, e atualmente respondia pela superintendência das CDLs da região norte.

Foram criadas as novas secretarias
Serviços Públicos
Mário César Lima Parente
Engenheiro Cívil, com extensa folha de serviços prestados a diversos órgão públicos estaduais, atualmente era o responsável pela coordenadoria de projetos especiais da PMS

Trabalho, Ação Social e Combate à Extrema Pobreza
Valdisia Ribeiro
Educadora, fez um grande trabalho a frente da coordenadoria da 6ª Crede. Terá como companheiro de trabalho o Pe. João Batista, que atuará como coordenador da Pasta.

DETALHES
- As politicas públicas da Juventude sobralense serão administradas através de uma coordenadoria ligada ao Gabinete do Prefeito, e ficará sob a responsabilidade do jovem administrador Igor Bezerra

- Prefeito Veveu anunciou o nome de apenas dois secretários adjuntos: Laerti Cavalcante, para Infraestrutura, e Djalma Gomes, para Gestão.

- Além dos novos adjuntos, o prefeito ainda deverá anunciar os nomes dos novos dirigentes da Coordenadoria de Trânsito e Trafego Urbano (CTTU), da Imprensa Oficial do Município (IOM), do SAAE, da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e da Fundação de Ação Social do Município (FASM).

- Tão logo terminou o anúncio dos novos secretários, o prefeito seguiu para o Becco do Cotovelo, onde estão o deputado Ivo Gomes e o prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Claudio, que participam das comemorações dos 170 anos do Becco. 

FONTE: SOBRAL EM REVISTA.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cariré: Sargento Epitácio e sua equipe trocam tiros com assaltante Cícero, comparsa de Elitônio. Cícero fugiu baleado



O comandante da Polícia Militar do município de Cariré, Sargento Epitácio recebeu, nas últimas horas, informações de populares dando conta de onde estaria um assaltante de nome Cícero, comparsa de Elitônio, que foi assassinado a tiro nesta quarta (26/12/12), na zona rural de Santa Quitéria. De imediato o sargento Epitácio e sua equipe se deslocaram ao local indicado e conseguiram avistar o bandido, que ao visualizar os policiais já começou a atirar. A PM revidou e o bandido correu, adentrando o matagal.

Segundo o sargento Epitácio, as buscas continuaram no matagal, onde os policiais encontraram marcas de sangue de Cícero e alguns pertences dele. A caça ao criminoso continua.

Mais detalhes a qualquer momento

Fonte: RobertoLiraNotícias.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

CE: ASSALTANTE ELITÔNIO É MORTO À BALA NA ZONA RURAL DE SANTA QUITÉRIA

O assaltante Elitonio Melo Paiva, vulgo "Elitonio", foi morto à bala, segundo um dos policiais a arma usada foi uma espingarda calibri 12. o fato aconteceu por volta de 1h da manhã de hoje (26/12), na localidade de Furado, zona rural de Santa Quitéria. Informações preliminares dão conta que o elemento bebia no bar do Elói, quando o mesmo resolveu ir pegar a motocicleta que o conduzia, que estava escondida em um matagal, próximo a um campo de futebol.

Ainda de acordo com populares, acredita-se que o mesmo foi emboscado ou até mesmo ter sido conduzido por outros elementos e ali ter sido assassinado. Elitonio era um elemento de alta periculosidade e com apenas 21 anos, ja tinha uma extensa ficha criminal, tinha muito inimigos, o mesmo era acusado de homicídio, assaltos e estupros na região de Santa Quitéria, Groaíras, Cariré e Forquilha. Não se sabe informar se o outro elemento conhecido por Ciço encontrava-se no local. O rabecão foi acionado para conduzir o corpo para o IML de Canindé.

Confira as fotos: (Clique para ampliar)




domingo, 23 de dezembro de 2012

Cerâmica Groaíras realiza confraternização com seus funcionários.


Os empresários Adail Melo e sua esposa Elizabeth, Donos da cerâmica Groaíras, realizaram nesse sábado (22) um momento de confraternização com seus funcionários, da festa também participam alguns amigos e familiares, em comemoração as festas de Natal e ano novo.
Adail e Bete fabricam os tijolos conhecidos como Lajotas e também fabricam argamassa através da sua fabrica "MassaCola",produtos de alta qualidade, tudo isso graças ao empenho e trabalho de seus funcionários e a sua boa administração  em forma de agradecimento Adail Melo e sua esposa Bete organizaram essa festa que internamente foi chamada de "Festa dos funcionários". Um churrasco foi oferecido a todos e a festa teve a participação de alguns integrantes da Banda Hiel (ministério de louvor da IBG) onde trouxeram musicas que falam ao coração, além da participação do Pastor Eronildo Rodrigues da IBG, que trouxe uma palavra de Deus a todos e do Pastor Raimundinho da Assembleia Bela Vista que fez uma oração por todos.
No final um animado Bingo feito pela empresa com a participação restrita apenas de  financiários  onde os que ganhassem levariam um belo presente para casa.
Além de seu negócios aqui, Adail e Bete também tem investimentos fora como em  Fortaleza e Rio. e recentemente conquistaram mais uma grande vitoria, Adail foi eleito prefeito de Groaíras no pleito de 2012, onde assumirá a partir de 2013. todas essas vitorias sempre com sua esposa Bete ao seu lado para dar apoio.

Confira as fotos:







integrantes da Banda Hiel

Pastor Eronildo Rodrigues da IBG

Pastor Raimundinho da Assembleia Bela Vista.


Momento do Bingo

Entrega de premios

entrega de premios

O anfitrião da festa Adail Melo

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Blog do tidi lança enquete sobre atual administração. Participe.

clique na foto para ampliar

Saudações a todos!!


Hoje #blogdotidi lança enquete sobre atual administração, blog pergunta "como você analisa a atual administração?" são 5 opções: péssima, ruim, regular, boa, ótima. é bem simples participar- Basta você olhar na lateral esquerda do nosso blog e você verá a enquete, assim como mostra na foto acima. participe e vote você também. a enquete vai até o dia 21 ao meio-dia. quando encerraremos e daremos o resultado. participe e convide seus amigos para participar também.


Arruda Bastos Secretario de saúde do Estado envia recado a groairenses


Mensagem de Natal e final de ano para todos os amigos de Groaíras.
Desejo de excelente gestão para o prefeito Adail e seu Vice Zezé Militão.

Cid Gomes anuncia investimentos


O governador Cid Gomes anunciou ontem à noite a construção de, pelo menos, oito novos equipamentos de detenção no Estado, além da incorporação de policiais e outros investimentos na área da segurança. De acordo com Cid, “se Deus quiser”, serão iniciadas obras para a construção de “quatro grandes equipamentos prisionais, mais duas casas de privação provisória, um presídio pra jovens e uma casa de semiliberdade, todas em 2013”, informou.
As declarações foram dadas durante a diplomação dos candidatos eleitos na última eleição municipal. No mesmo dia, O POVO noticiou o aumento de assassinatos em Fortaleza.
Segundo o governador do Estado, até o próximo dia 15 de janeiro haverá a incorporação de mais de mil policiais militares às forças de segurança do Estado, além da incorporação de mais 740 policiais civis. Cid Gomes falou também da implantação de um “centro de inteligência” para a polícia e segurança do Estado, que terá como intuito orientar as políticas de segurança no Ceará. “Vamos implantar um grande – centro de inteligência – uma referência para Brasil”, disse.
 O governador relacionou ainda o problema de homicídios no Estado ao crack. Para Cid, “o problema do crack está em franca ebulição” e o não-pagamento de dívidas de usuários acarreta em vinganças de cobradores. “De 70% a 80% dos homicídios têm relação com o crack. E o nordeste inteiro tem essa elevação dos homicídios”, justificou.
Para o governador, ações de segurança, estão “permanentemente em avaliação”. Ele destacou ainda que “sempre haverá investimentos” na área de segurança pública.

AssassinatosO POVO apresentou ontem a nova cartografia dos homicídios na Capital e o inchaço de assassinatos em Fortaleza e em todo o Estado. De acordo com levantamento feito pelo jornal, a média de assassinatos em Fortaleza teve acréscimo de 40,16% de 2011 para 2012. Foram 956 mortes em 2011 e 1.340 em 2012. No Ceará, o aumento foi de 32,85% - saltando de 2.173 assassinatos em 2011, para 2.887 em 2012.

FONTE: O Povo Online

Brasil começa a produzir primeiro genérico para tratamento do câncer

O Sistema Único de Saúde (SUS)recebeu na última quinta-feira,19, o primeiro lote do medicamento mesilato de imatinibe, usado no tratamento de leucemiamieloide crônica e do tumor do estroma gastrointestinal. O remédio é produzido pelos laboratórios públicos Farmanguinhos e Vital Brazil, em parceria com cinco laboratórios privados.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é o primeiro medicamento genérico para o câncer produzido no Brasil. De acordo com ele, no país, cerca de 8 mil pessoas dependem do medicamento, que era comprado de um laboratório estrangeiro por R$ 140 milhões por ano. Com a produção do remédio nacional, o Ministério da Saúde acredita que serão economizados cerca de R$ 340 milhões nos próximos quatro anos.
“O Brasil passa a produzir aqui no país um genérico para o câncer, garantindo, para a nossa população, um remédio com qualidade e garantindo que o Brasil seja autossuficiente em relação a isso. Ou seja, é o Brasil podendo garantir, cada vez mais, o tratamento à sua população, independentemente de qualquer oscilação do mercado internacional”, disse Padilha.
O primeiro lote, entregue , contém 220 mil comprimidos. Em 2013, devem ser produzidos 5 milhões de comprimidos, o suficiente para atender a toda a demanda nacional. O ministro disse que a economia garantida pela produção nacional do medicamento pode ser revertida na produção e no suprimento de mais medicamentos à população.
Outro benefício de produzir remédios no país, com a compra garantida pelo Ministério da Saúde, é criar mercado para que grupos farmacêuticos brasileiros e estrangeiros invistam mais na pesquisa e produção no Brasil. Padilha disse ainda que o Ministério da Saúde quer que o país comece a produzir marcapassos e retome a produção de insulina.
Em visita ao Rio de Janeiro, o ministro também comentou a decisão da Justiça do Rio de manter internada uma usuária de crack. Segundo Padilha, uma lei federal já estabelece que internações compulsórias de dependentes químicos podem ocorrer em determinadas situações.
“O fundamental é ajudar a cidade do Rio de Janeiro. O Ministério da Saúde está do lado do prefeito Eduardo Paes para ampliarmos a rede de cuidado e atendimento à pessoa que é vítima da dependência química do crack. O decisivo no enfrentamento do crack e da dependência química não é só cuidar ou internar, mas reconstruir o projeto de vida dessas pessoas. Por isso, estamos apostando na ampliação dos consultórios nas ruas, em que os profissionais avaliam se a pessoa corre risco de vida, se ela precisa ou não ser submetida à internação”, disse.
 FONTE: O Povo Online
ABR

Ivo Gomes disse que não vai aproveitar “nenhuma política da atual gestão” na área educacional.

Uma das áreas da gestão Luizianne Lins (PT) mais criticadas pelo prefeito eleito Roberto Cláudio (PSB) e sua equipe foi a Educação. Agora, a pasta ficará a cargo justamente de um dos críticos mais ferrenhos, o atual deputado estadual Ivo Gomes (PSB), irmão do governador. Evidenciando a intenção de fazer várias mudanças na área, Ivo disse ontem que não vai aproveitar “nenhuma política da atual gestão” na área educacional. 

Aos risos, ele afirmou que vai manter apenas “os professores, gestores e servidores”. Porém, o novo secretário frisou que não pretende, ao longo de sua gestão à frente da secretaria, ficar criticando o que herdará da atual administração e sim trabalhar o mais rápido possível par fazer as melhorias necessárias. “Não haverá caça às bruxas”, disse ele e acrescentou que programas de incentivo à leitura estarão entre as marcas da secretaria. 
 Em termos de nomes, Ivo é o principal elo entre o governo estadual e a futura gestão de Roberto Cláudio. Advogado de formação, ele já foi secretário de Educação em Sobral, na época em que o prefeito era o hoje governador Cid Gomes (PSB). Até março deste ano, era o braço direito do governador, ocupando a chefia de gabinete. Mesmo antes do rompimento entre Cid e Luizianne, Ivo já era o responsável por duros ataques à gestão da prefeita. 
ENTENDA A NOTÍCIA
Ivo Gomes atualmente deputado estadual. Irmão do governador Cid Gomes, ele já foi secretário de Educação de Sobral no tempo em que Cid era prefeito do município. Foi um dos mais ferrenhos críticos da gestão de Luizianne Lins.
FONTE: O Povo Online.

Lei Seca com mais rigidez já vale hoje

O principal ponto do texto da legislação é a ampliação dos meios para identificar o condutor alcoolizado
Brasília Sem vetos, a presidente Dilma Rousseff sancionou ontem mudanças na chamada lei seca, endurecendo a fiscalização da embriaguez ao volante. As mudanças serão publicadas na edição de hoje do "Diário Oficial da União".
O Planalto tinha até o dia 10 de janeiro para sancionar o projeto, mas Dilma acelerou para que as medidas passem a valer neste fim de ano FOTO: AGÊNCIA BRASIL

A proposta, que foi aprovada pelo Senado, torna válidos novos meios para identificar um condutor alcoolizado, além do teste do bafômetro.

Há ainda uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro que dobra a multa aplicada a quem for pego dirigindo embriagado: dos atuais R$ 957,70 para R$ 1.915,40, valor que pode dobrar em caso de reincidência em um período de 12 meses.

O Planalto tinha até o dia 10 de janeiro para sancionar o projeto, mas a presidente acelerou o trâmite da lei para que as novas medidas passem a valer para as festas de fim de ano.

Entre os meios que passam a ser aceitos para comprovação da embriaguez do motorista está o depoimento do policial, vídeos, testes clínicos e testemunhos de terceiros. O agente de trânsito poderá ainda se valer de qualquer outro tipo de prova que puder ser admitida pelos tribunais em julgamentos.

Antes da mudança, era considerado crime dirigir sob a influência de drogas e álcool - a proporção é de 6 dg/L (decigramas por litro) de sangue -, mesmo sem oferecer risco a terceiros e o índice só pode ser medido por bafômetro ou exame de sangue.

Como ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo, é comum o motorista se recusar a passar por esses exames. Com a mudança no texto, o limite de 6 dg/L se torna apenas um dos meios de comprovar a embriaguez do motorista.

Ao condutor será possível realizar a contraprova, ou seja, se submeter ao bafômetro ou a exames de sangue para demonstrar que não consumiu acima do limite permitido pela legislação.

Cartão
A tradicional mensagem de fim de ano encaminhada aos congressistas, a presidente Dilma Rousseff afirma que é tempo de "mudanças profundas individuais, institucionais e coletivas".

O material distribuído a deputados e senadores, sustenta que o "futuro que queremos não será construído por si mesmo". Interlocutores de Dilma reconhecem que a relação do Planalto com o Congresso neste ano foi conturbada, com duas derrotas significativas: Código Florestal e da nova distribuição dos royalties. 

Ceará terá R$ 363 mi para melhorias em dez aeroportos

Com R$ 2,1 bilhões, Nordeste será a região mais beneficiada com investimentos do governo federalFortaleza/Brasília. O Ceará terá R$ 363 milhões em investimentos para melhorias na infraestrutura de nove aeroportos regionais, além do Pinto Martins, em Fortaleza. Serão contempladas as cidades de Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Aracati, Crateús, Canindé, Sobral, Itapipoca e Jijoca de Jericoacoara. O montante faz parte de um aporte de R$ 7,3 bilhões anunciado, ontem, pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, para 270 aeroportos.
O terminal de Aracati está entre os beneficiados com as medidas do governo para melhorar a infraestrutura aeroviária FOTO: KID JÚNIOR
Dentro do pacote, o Nordeste será o principal beneficiado, com R$ 2,1 bilhões a serem investidos em 64 terminais aeroviários. O montante a que o Ceará terá acesso é o segundo maior da região, abaixo apenas da Bahia, que contará com R$ 548 milhões. Na região Norte, onde muitos municípios têm na aviação o único meio de ligação com as capitais, serão investidos R$ 1,7 bilhão e, beneficiados, 67 aeroportos. No Centro-Oeste, R$ 900 milhões devem ser aplicados em 31 aeroportos.

Já na região Sudeste, o governo prevê gastar R$ 1,6 bilhão em 65 aeroportos regionais, sendo 33 deles em Minas Gerais e 19 em São Paulo. No Sul, 43 aeroportos serão beneficiados com R$ 1 bilhão em investimentos.

Incentivo às pequenas

Os recursos públicos também vão subsidiar fortemente a operação em pequenos aeroportos regionais, de forma a estimular companhias aéreas menores. O governo não está satisfeito com o atual duopólio do mercado de aviação brasileiro, concentrado nas mãos de TAM e Gol.

Os aeroportos regionais que registrarem circulação inferior a 1 milhão de passageiros por ano terão isenção de tarifa aeroportuária. Além disso, o governo se comprometerá a subsidiar até metade dos assentos em aeronaves que se dispuserem a voar entre terminais mais afastados dos grandes centros.

Durante o evento, a presidente Dilma Rousseff assinou decreto que autoriza a exploração comercial de aeroportos privados - hoje, só os públicos podem cobrar tarifa para receber voos. Esses aeroportos privados, porém, só poderão receber voos de aviação geral, ou seja, basicamente jatos executivos.

Voos comerciais

Com a medida, o governo espera abrir espaço nos grandes aeroportos, das capitais, para receber mais voos comerciais, ou seja, de grandes aviões.

Segundo Wagner Bittencourt, os operadores privados vão responder diretamente por qualquer ocorrência relacionada a seus aeroportos.

"Essas ações que anunciamos hoje para o setor de aeroportos fazem parte de toda uma série de iniciativas que temos tomado para resolver os gargalos de infraestrutura no País", disse a presidente, lembrando dos pacotes para investimentos em estradas, ferrovias e portos divulgados pelo governo desde agosto.

De acordo com ela, os investimentos no setor aeroportuário são necessários para dar conta da demanda por voos que aumentou no país com a elevação da renda dos brasileiros nos últimos anos. A presidente afirmou ainda que o governo está "melhorando o ambiente de negócios no Brasil" e disse que, ao contrário do anunciado anteriormente, não haverá aumento no valor da tarifa de navegação cobrada das empresas aéreas. "Sabemos que o ambiente de negócios teve menos incentivos. Agora, com os juros caindo, queremos eliminar a logística cara e ineficiente. Queremos criar estabilidade para que as pessoas invistam", disse a presidente.

Concessões

O ministro Wagner Bittencourt confirmou também a concessão dos aeroportos de Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerais. Segundo ele, a previsão é que o edital de concessão seja publicado até agosto de 2013. O leilão deve ocorrer em setembro. O governo estima que os aeroportos recebam de seus administradores privados R$ 11,4 bilhões em investimentos - R$ 6,6 bilhões no Galeão e R$ 4,8 bilhões em Confins. O governo decidiu manter o modelo do leilão anterior, realizado em fevereiro, em que foram concedidos os aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília. Isso significa que a Infraero será sócia minoritária em uma sociedade que vai administrar o aeroporto. Entretanto, o governo tornou um pouco mais rígidas as regras para participar do leilão. O consórcio interessado deverá contar com a participação de uma empresa com experiência na operação de aeroportos com movimentação de pelo menos 35 milhões de passageiros por ano.

Governo cria nova estatal para a aviação

Brasília.
 O Brasil conta, a partir de hoje, com mais uma empresa estatal na árvore do setor público. Nesta quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação da Infraero Serviços, subsidiária da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), estatal que administra os aeroportos no País há exatos 40 anos. A nova empresa terá como tarefa absorver tecnologia internacional em gestão de aeroportos e aplicá-la no País.

Com isso, a presidente Dilma já criou quatro estatais ao longo de seus 23 meses de mandato - seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, autorizou cinco estatais em oito anos.

Atuação

Além da Infraero Serviços, a lista das estatais de Dilma é composta pela Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A., a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A, e a Empresa Brasileira de Planejamento e Logística (EPL). A Infraero Serviços vai atuar em parceria com um operador internacional de aeroportos, isto é, será a responsável pela parcela de 49% dos terminais privatizados. 


FONTE: Diario

CE terá R$ 34 mi para oferta d´água

Ministério da Integração Nacional liberou novos recursos para minimizar os efeitos da estiagem, que castiga o Estado
O Ceará receberá mais de R$ 34 milhões para investir em empreendimentos de oferta d´água em seu território. As verbas estão previstas no PAC Prevenção, termo de compromisso com a Caixa Econômica Federal, assinado em Brasília. Além disso, mais R$ 1 milhão está previsto para ampliar a construção de sistemas de abastecimento de água em assentamentos rurais.

Para o Ministério, as principais ações para reduzir os danos provocados pela falta de chuvas são o Eixão das Águas e o Cinturão das Águas Foto: Divulgação

O anúncio foi feito, ontem, pelo Ministério da Integração Nacional, como parte das novas ações do Governo Federal para mitigar os efeitos da estiagem, entre elas, o programa Água para Todos, que destinará mais de R$ 84 milhões para construção de sistemas de abastecimento de água nos estados do Nordeste e do Norte de Minas Gerais.

As obras serão executadas pelos estados, com intermediação da Caixa, e diretamente pela Codevasf e Dnocs. O valor destinado aos estados é de R$ 1,4 bilhão. Mais de R$ 4,9 bilhões já foram investidos pelo Governo Federal para reduzir os efeitos da estiagem no semiárido. Entre as ações emergenciais, estão a Operação Carro-Pipa, o Bolsa Estiagem e o Garantia-Safra. Ao todo, 175 cidades cearenses se encontram em situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional.

Ações

Pelo Garantia-Safra, conforme mostrou o ministro Fernando Bezerra Coelho, ontem, mais de 239 mil pessoas nos 175 municípios cearenses tiveram acesso ao benefício, totalizando o montante de R$ 163,42 mi. Foram contratadas 36.123 operações de crédito no âmbito da linha Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) emergencial , operado pelo BNB, somando R$ 313,09 milhões. O Governo ampliou, este mês, o valor desta linha em R$ 400 milhões para apoiar empreendedores e agricultores nos estados atingidos.

A Integração Nacional disponibilizou para o Estado, em parceria com o Exército, 719 carros-pipas, englobando 105 municípios e beneficiando 748.249 pessoas. Foram repassados, também, R$ 10 milhões para socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. Para alimentação animal, por meio do programa Leilão do Milho, foram contratados no Ceará o total de 63 toneladas. O total de venda do milho no Estado passou de 16,7 toneladas, de janeiro a maio deste ano, para 60,3 toneladas, de maio a dezembro. Em relação a recuperação de poços, foram empenhados para o Ceará o total de R$ 13,4 milhões, dos quais foram pagos R$ 3,3 milhões até dezembro deste ano.

De acordo com integrantes do PAC Infraestrutura Hídrica, as principais obras no Ceará são o Eixão das Águas e o Cinturão das Águas Cearenses. Já pelo PAC Prevenção, o Estado vai receber R$ 34,01 milhões para obras com o objetivo de diminuir os efeitos da estiagem. O plano PAC Prevenção foi lançado em agosto deste ano pelo Governo Federal e tem o valor total de R$ 18,8 bilhões


FONTE: O Povo Online.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Prefeitura desiste; Governo assume


A 12 dias do réveillon de Fortaleza, a organização da segunda maior festa da virada no País começa a ser feita do zero. Ontem, a Prefeitura anunciou que não irá realizar o evento. Em nota oficial divulgada no começo da noite, a Prefeitura argumenta que “Luizianne Lins (PT) não se sente legitimada para conduzir uma festa que transcorrerá em meio a uma mudança de gestão”. Em 1º de janeiro, assume o Município o prefeito eleito Roberto Claudio (PSB).

Menos de uma hora após a declaração, o governador Cid Gomes (PSB) garantiu se empenhar “pessoalmente” para que haja Réveillon. Cid afirmou que, a partir de hoje, vai “cair em campo” para tentar viabilizar os shows. “Faz lá na Praia de Iracema mesmo. Não é possível que ela (Luizianne) negue também isso. Não acredito que vá negar o espaço”, comentou.

A promessa de empenho do governador foi feita um dia após a prefeita ironizar, em entrevista coletiva no Paço Municipal: “Ouvi que, se eu não fizesse, iam fazer. Vi aí que não sei quem estava preparado para fazer...”

Na nota, a Prefeitura cita os altos custos financeiros da festa - estimados em R$ 5 milhões - e a necessidade de ação conjunta de vários órgãos que, “a partir de meia noite do dia 1º/1/2013, não estarão mais sob o comando da atual prefeita. Caso exista qualquer transtorno, a Prefeitura não terá como garantir o bem-estar dos participantes”.

Por fim, a nota pondera que “a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), até a presente data (ontem), ainda não concedeu à Prefeitura a concessão de uso do aterro da Praia de Iracema.” E encerra: “Caberá ao próximo gestor avaliar as possibilidades e decidir se, no futuro, o evento poderá ser novamente realizado”.

Durante a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos, ontem, Roberto Claudio reagiu à desistência da Prefeitura. “O povo de Fortaleza não merece isso. Garanto que empreenderei todos os esforços para fazer uma festa para marcar a história”. Sobre a decisão de Cid Gomes, afirmou: “Isso mostra a responsabilidade, espírito público e sensibilidade do governador com o povo de Fortaleza. E tenho certeza de que ele fará bem feito”.

Cid, no entanto, admitiu que, tão perto da virada do ano, “é muito difícil você conseguir encontrar atrações à altura. (A Prefeitura) Podia ter avisado um pouco antes. Se tivesse avisado um pouco antes, a gente já tinha feito”.

Ao O POVO, o titular da Secretaria do Turismo (Setur), Bismarck Maia, disse que procurará hoje a SPU para solicitar a liberação do aterro da Praia de Iracema, único dos três polos que deve receber a festa do Governo. “Os bairros (Messejana e Conjunto Ceará) precisam ser atendidos pela Prefeitura”, frisou.

Também hoje devem ser anunciados os artistas. Maia adiantou que contatos foram feitos ainda ontem à noite com “dois ou três nomes de finalistas do (reality show) The Voice Brasil”. Ele descartou qualquer atração internacional. “Mas acho fundamental que tenha do Ceará. Já estão sendo contatados.” (Bruno de Castro, Gabriela Meneses, Hébely Rebouças, Juliana Diógenes, Lusiana Freire e Lucinthya Gomes)

ENTENDA A NOTÍCIA

Viabilização da festa ficará por total conta do Governo do Estado, que promete para hoje a divulgação de parte das atrações da virada na Praia de Iracema. Réveillon nos bairros estão indefinidos. Governo diz que fica por conta da Prefeitura.
FONTE: O Povo Online

Perfil técnico domina indicações de prefeito eleito Roberto Claúdio


O prefeito eleito e diplomado Roberto Claudio seguiu uma linha bem parecida com a do governador Cid Gomes no critério de escolha da maioria de seu secretariado. Preferiu um perfil técnico e pessoas que ele já conhece desde os tempos de Assembleia.

A experiência na parte técnica e o bom histórico no desempenho operacional da maior parte dos nomes divulgados na manhã desta quinta-feira, 20, foi o que mais pesou, segundo informou o futuro prefeito. Mas, muitos dos nomes que serão o braço direito de Roberto Claudio já o foram na Assembleia Legislativa.
Na área da saúde, por exemplo, o tema mais debatido nas propostas de Roberto Claudio durante a campanha, foi escolhida Socorro Martins para ser a titular da Secretaria Municipal. Além de médica, Socorro foi diretora do Hospital de Maracanaú, Hospital Gonzaga Mota do José Walter e do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara. Sua mais recente função foi como diretora do Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes.
Nas regionais, a maioria absoluta dos titulares são engenheiros, o que demonstra a precoupação do próximo prefeito com essa área de obras. "Foram escolhidas pessoas que entendem da área. A maioria é de engenheiros nas regionais. Além disso, cada um deles conhece muito bem a área em que irão atuar", falou Roberto Claudio.
Assembleia
Da experiência do futuro prefeito como parlamentar foram convidados alguns nomes que já o acompanham há algum tempo. Exemplo de Francisco José Queiroz Filho, que será o novo chefe de gabinete do prefeito. Ele também foi chefe de gabinete do presidente da AL no mandato de Roberto Claudio.
Veja lista completa:
1) SECRETARIA DE GOVERNO: PRISCO BEZERRA
Empresário do setor de Ensino Superior. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará e MBA em Controladoria pela UFC/USP. Foi Auditor/Consultor da Ernst & Young e Professor Substituto da UFC.
2) CHEFIA DE GABINETE: FRANCISCO JOSÉ QUEIROZ MAIA FILHO
Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, foi professor de Direito do Trabalho na Universidade Vale do Acaraú. Assessor parlamentar é, atualmente, Chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
3) PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO: JOSÉ LEITE JUCÁ FILHO
Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, tem especialização em Direito Empresarial pela PUC-SP/CENEX, é Doutorando em Direito Público pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.
Foi Procurador Geral da Assembléia Legislativa do Ceará, Procurador Geral do Estado do Ceará, Procurador Geral Adjunto do Estado do Ceará, Procurador do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, e Assessor Jurídico da Presidência da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
4) SECRETARIA DA CONTROLADORIA, OUVIDORIA, TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR:
Ainda não há definição
5) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: IVO GOMES
Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, tem Mestrado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. Como concursado, pertence aos quadros da Procuradoria Geral do Município de Fortaleza. Foi chefe de gabinete da Prefeitura de Sobral onde também ocupou a Secretaria de Desenvolvimento da Educação. De 2007 até março deste ano ocupou a chefia de gabinete do Governo do Estado do Ceará.
6) SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE: MARIA DO PERPETUO SOCORRO MARTINS BRECKENFELD
Formada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, é Especialista em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Professora do Curso de Medicina da UFC, foi Diretora do Hospital de Maracanaú, do Hospital Gonzaga Mota do José Walter e Diretora do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara. Atualmente é Diretora do Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes.

7) SECRETARIA DE FINANÇAS: JURANDIR GURGEL GONDIM FILHO
Mestre em Economia pela UFC-CAEN, tem MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. É Especialista em Gestão Avançada em Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas e Finanças Públicas e Programação Financeira-Instituto do Fundo Monetário Internacional – FMI. Atualmente é Coordenador do Tesouro Estadual - SEFAZ Ceará.
8) SECRETARIA DE GESTÃO, PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO: PHILIPE THEOPHILO NOTTINGHAM
Engenheiro Agrônomo formado pela UFC, é Mestre em Economia pelo CAEN/UFC. Secretário Adjunto da Secretaria do Planejamento e Gestão, foi Coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão e presidente da EMATERCE - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará e da Comissão Estadual de Planejamento Agrícola – CEPA/CE. Atuou como consultor no Banco do Nordeste do Brasil, Governo da Bahia, Banco Mundial e PNUD / Sudene.
9) SECRETARIA DA INFRAESTRUTURA: SAMUEL ANTÔNIO SILVA DIAS
Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Recursos Hídricos pela COPPPE/URFJ. Cursa Especialização em Engenharia do Petróleo na UNIFOR, tendo sido Consultor da Divisão de Hidrologia Operacional da ELETROBRÁS, com experiência em elaboração, coordenação e gerenciamento de projetos de grandes obras de infraestrutura.
10) SECRETARIA DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE: ÁGUEDA MUNIZ
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, é Especialista em Gestão e Finanças Públicas também pela UFC. Tem Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutora em Arquitetura e Urbanismo também pela UFRN. Atualmente cursa MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Professora Substituta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará.
11) INSTITUTO DE PLANEJAMENTO DE FORTALEZA: EUDORO WALTER DE SANTANAEngenheiro Civil formado pela UFC, tem pós-graduação em Equipamentos de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia. Foi Diretor Regional do Incra, Secretário de Estado da Agricultura e Reforma Agrária, Deputado Estadual, Diretor Geral do DNOCS, Secretário Executivo do Conselho de Altos Estudos da Assembléia Legislativa do Ceará e, atualmente, é Engenheiro licenciado da Petrobrás.
12) SECRETARIA DE CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS:  JOÃO PUPO
Advogado, especialista em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco e em Direito e Processo Tributários pela UNIFOR, foi Procurador Geral do Município de Sobral, Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e Superintendente do Detran do Ceará.
13) SECRETARIA DE SEGURANÇA CIDADÃ: FRANCISCO JOSÉ VERAS
Advogado, formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com mestrado em Direito Constitucional, é atualmente assessor da Secretaria de Justiça do Estado do Ceará (Sejus).
14) SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: ROBINSON PASSOS DE CASTRO E SILVA
Contador e Advogado, é Auditor Independente Credenciado na
Comissão de Valores Mobiliários - CVM, no Banco
Interamericano de Desenvolvimento – BID e no Banco Central
do Brasil. É Pós-Graduado em Administração Financeira,
Mestre em Controladoria pela UFC, presidiu o Conselho
Regional de Contabilidade do Estado do Ceará e o Centro
Industrial do Ceará – CIC.
15) SECRETARIA DE TURISMO DE FORTALEZA: SALMITO FILHO
Sociólogo formado pela Universidade Estadual do Ceará e vereador de Fortaleza desde 2005. Foi bolsista da Fundação Rotária em Londres e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, onde também presidiu as Comissões de Legislação e de Educação, tendo sido relator do Plano Diretor de Fortaleza.

16) SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER: MARCIO EDUARDO E LIMA LOPES
Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, é Analista Tributário da Receita Federal do Brasil desde 1995. Advogado, é ex-presidente do PDT Municipal e Membro da Executiva Estadual. Foi vereador de Fortaleza e Secretário Adjunto do Esporte no Estado do Ceará.

17) SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E COMBATE A FOME:CLAUDIO RICARDO GOMES DE LIMA
Técnico em química pela antiga Escola Técnica Federal do Ceará, é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado em Engenharia Civil também pela UFC. Atualmente, faz doutorado em Geografia na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), foi reitor e Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).
18) SECRETARIA DA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS: KARLO MEIRELES KARDOZO,
Escritor, Teatrólogo, Fotógrafo e Arte-Educador, é presidente Municipal do PSB de Fortaleza. Foi Assessor Institucional da Secretaria Executiva Regional II. Dramaturgo e diretor Teatral, atuou no Projeto Cenas em Celas Abertas no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira, realizado pela Federação de Teatro Amador. Coordenou o Projeto Farol da Memória no Bairro Serviluz e integrou o Fórum Estadual de Lixo e Cidadania.
19) SECRETARIA DE CULTURA DE FORTALEZA: MAGELA LIMA
Jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará, tem mestrado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Com atuação na imprensa local, passou pelas redações dos jornais Diário do Nordeste e O POVO, sempre dedicado à cobertura do campo da cultura.
20) FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL DE FORTALEZA (HABITAFOR):ELIANA GOMES
É educadora popular, vereadora pelo PC do B, foi presidente da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza. É membro da ONG Cearah Periferia e da Caritas Arquidiocesana de Fortaleza. Foi assessora comunitária da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (HABITAFOR).
21) SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DA COPA: DOMINGOS NETO
Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza, é deputado federal pelo PSB, presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da Comissão de Turismo e Desporto e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal. 
22) COORDENADORIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
TARCISIO PEQUENO
Professor Titular da Universidade de Fortaleza, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, com Mestrado em Ciência da Computação pela PUC do Rio de Janeiro e Doutor em Teoria da Programação, também pela PUC/Rio e Universidade de Waterloo, no Canadá. Pós-Doc no Imperial College de Londres. Professor visitante na Universidade de New Hampshire e Universidade de Londres, com Prêmio de Mérito Científico em Inteligência Artificial, em 2012.

23) COORDENADORIA DA JUVENTUDE: JOSÉ ÉLCIO BATISTA
Graduado em Ciências Sociais pela UFC, é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC e Pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência. Foi Secretário Executivo da Academia Estadual de Segurança Pública e Coordenador de Gestão do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará INESP. Foi Assessor de Planejamento do Instituto de Cultura e Arte do Ceará e professor Substituto do Departamento de Ciências Sociais da UECE. 
24) COORDENADORIA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS: MARIA JULIANA SENA
Enfermeira, Especialista em Saúde Mental, Mestre em Saúde Pública e Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é Assessora do Núcleo de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado. Foi Coordenadora Técnica do Pacto pela Vida da Assembleia Legislativa do Ceará.
25) SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL CENTRO: Francisco Regis Cavalcante Dias
Formado em Administração de Empresas pela UNIFOR, é pós-graduado em Consultoria Organizacional pela USP e em Planejamento do Mercado Turístico pela UNIP. Foi Diretor Técnico, Superintendente e Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-CEARÁ e Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará.

26) SECRETARIA REGIONAL I: GUILHERME TELES GOUVEIA NETO
Engenheiro Civil formado pela Universidade de Fortaleza,
tem Especialização em Engenharia do Petróleo também pela
UNIFOR. Integra os quadros da SOHIDRA – Superintendência de
Obras Hidráulicas, com experiência em elaboração de
projetos, fiscalização, supervisão e acompanhamento e obras
de infraestrutura.
27) SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II: CLÁUDIO NELSON ARAÚJO BRANDÃO
Engenheiro Civil com experiência na execução de obras na área de infraestrutura de telecomunicação, esgotamento sanitário, abastecimento de água e drenagem superficial e profunda. Foi Diretor de Infraestrutura do município de Eusébio e de Caucaia. Atuou como consultor do DNOCS e Coordenador de Engenharia de Edificações do DER – CE. Atualmente, ocupa a Superintendência Adjunta do DAE.
28) SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL III: MARIA DE FÁTIMA VASCONCELOS CANUTO
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza, é Especialista em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará.
Engenheira Civil da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização – EMLURB, atualmente é coordenadora do Programa de Melhoria da Qualidade de Obras Públicas da Prefeitura de Fortaleza – QUALIFOR.
29) SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL IV: FRANCISCO AIRTON MORAIS MOURÃO
Formado em Engenharia Civil pela UNIFOR, é pós-graduado em Gestão Ambiental, Aterro Sanitário e Resíduos Sólidos Urbanos, Fiscalização de Obras e Auditoria Interna. Cursa pós-graduação em Auditoria e Perícia em Engenharia na UNIFOR e é funcionário da Prefeitura Municipal de Fortaleza desde 1984. Foi Diretor do Departamento de Fomento e Abastecimento, e da Divisão de Serviços Urbanos da EMLURB, onde, atualmente, é chefe da Infraestrutura.
30) SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL V: JULIO RAMON SOARES OLIVEIRA
Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFOR, pós-graduado em Gestão Estratégica pela UFC e atualmente conclui Especialização em Gestão Pública pela UNIFOR. Foi gestor de empresa do setor de educação e ocupou o cargo de Diretor Adjunto Operacional da Assembleia Legislativa.
31) SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL VI: RENATO CÉSAR PEREIRA LIMA

Bacharel em Direito pela UNIFOR, é especialista em Direito Empresarial pela FESAC/UVA. Advogado militante, atuou como assessor jurídico da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará e é Conselheiro Seccional da OAB/CE.

FONTE: Diário do Nordeste.