A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou requerimento, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), solicitando informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) acerca do Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública.
"Considero que se trata de uma demanda bastante dinâmica, que requer muita responsabilidade por parte do Governo do Estado. Por isso, considero justo que exista uma maior transparência sobre a quantidade de procedimentos a serem realizados, quais são as especialidades médicas envolvidas, quantas unidades de saúde funcionarão para a realização desse mutirão, bem como a forma que será feito o chamamento. Tudo isso, obviamente, preservando a identidade dos pacientes", afirma Queiroz Filho.
O Plano Estadual foi sancionado em fevereiro de 2023, com o objetivo de dar celeridade ao andamento da fila de cirurgias eletivas formada no Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio de edital, a Sesa deve convocar clínicas, hospitais-polo e outros equipamentos de saúde para realizar 29.096 procedimentos que não são urgentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário