sexta-feira, 31 de março de 2023

Marcos Sobreira alerta para problemas no recenseamento de Fortaleza



Deputado Marcos Sobreira (PDT) - Foto: Junior Pio


O deputado Marcos Sobreira (PDT) destacou, durante a ordem do dia da sessão plenária desta quarta-feira (29/03), a importância do recenseamento promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo ele, em reunião com o presidente nacional do instituto, Cimar Azeredo, na manhã de ontem, foram observados problemas quanto à realização do recenseamento nas áreas verticalizadas de Fortaleza.

“É muito importante que esse trabalho seja realizado corretamente, pois é a partir dele que se tem as bases para a implantação de políticas públicas e outros serviços em todo o Estado”, explicou.

Mas, para o recenseamento ser realizado de forma correta, é preciso o interesse do cidadão. O parlamentar divulgou o Disque-Censo, contatado pelo telefone 137, serviço pelo qual o cidadão que não foi incluído no recenseamento garante a oportunidade de participar. Segundo ele, o número deve ser divulgado em breve pela rádio e TV Assembleia e demais veículos de comunicação da Casa.

A questão do litígio de municípios cearenses com outros estados também foi pautada na reunião. Segundo Marcos Sobreira, Cimar Azeredo garantiu a visita de um técnico para debater a situação dos municípios de Salitre, Santana do Cariri e Araripe, que, segundo ele, por erro de levantamento do IBGE há alguns anos, hoje são municípios tidos como parte do estado de Pernambuco.

“É muito importante que esse problema seja resolvido, pois temos obras do estado do Ceará sendo inauguradas nesses municípios. Outro problema é o prejuízo que os municípios têm relacionados à perda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, alertou.

*ALECE
Edição: Lusiana Freire.


Nenhum comentário:

Postar um comentário