quinta-feira, 9 de março de 2023

Mulheres que fazem a diferença: Psicóloga e Primeira-dama de Mucambo, Joana Silva é homenageada em evento no Sobral Shopping por Revista.








Na noite desta quarta-feira, 08 de março, a Revista Alternativa, em parceria com o Sobral Shopping, realizou a cerimônia de entrega da comenda, "Mulheres que fazem a diferença", evento esse realizado pelo 5º ano consecutivo, em reconhecimento a atuação de mulheres da região norte, que se destacam no que fazem, sejam elas, politicas, empresárias, ou profissionais liberais.

Dentre as homenageadas, está a psicóloga e primeira-dama de Mucambo, Joana Silva. Além de uma profissional na área da psicologia, Joana tem uma gestão reconhecida e premiada pelos resultados na Assistência Social do Município onde ela comanda a referida secretaria municipal.

Na ocasião, o prefeito de Mucambo, Canarinho, esposo de Joana, foi convidado a realizar a entrega do troféu.

Em edição especial, neste mês de março, a Revista Alternativa virá com um resumo do evento, e páginas dedicadas a mostrar um pouco do perfil das homenageadas.

PERFIL

Nascida em 20 de junho de 1991, na Cidade de Pacujá, a psicóloga, Joana Silva, Aos três anos de idade, se mudou com a familia para a Cidade de Mucambo, onde vive até hoje. Joana é a filha mais velha dentre os quatros irmãos: Joana, Marli, João Muniz e Luiz Filho.

Na adolescência seu tempo era dividido entre a escola, a casa e ajudando seu pai que era agricultor nos serviços de plantio e colheita.

Em 2015, foi morar em São Paulo, e lá ingressou na Universidade 9 de julho – UNINOVE, cursando Psicologia. Em junho de 2016 teve que interromper meus estudos, para retornar à Cidade de Mucambo para ajudar a cuidar de seu Pai que tinha sido diagnosticado com um câncer no estômago, vindo a falecer em dezembro de 2016.

Em julho de 2017, voltou a estudar no mesmo curso iniciado em São Paulo, sendo agora na Faculdade Luciano Feijão na Cidade de Sobral, há 52 km da Cidade de Mucambo, onde concluiu e colou em dezembro de 2022, realizando enfim o sonho de ser graduada em Psicologia. E por ser apaixonada por tudo que diz respeito a psicologia, em janeiro deste ano (2023), iniciou a Pós-Graduação na Universidade IPOG em Psicologia Hospitalar, com especialização em Psicologia Neonatal.

Se tornou uma pessoa pública ao se casar com Francisco das Chagas, conhecido popularmente por Canarinho, Prefeito do Município de Mucambo , atualmente, em seu segundo mandato.

Joana tem sua atuação totalmente direcionada para o social, como Primeira Dama do Município de Mucambo, Secretária de Assistência Social e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Como Primeira Dama e Secretária de Assistência Social tem tido a oportunidade de conhecer de perto as famílias mais carentes e vulneráveis de seu município e de poder chegar junto a elas e assim garanti-las o acesso e o usufruto aos direitos sociais.

Desde quando assumiu a Secretaria da Assistência Social, Joana vem realizando como proposito de atuação, diversas ações sociais com zelo e dedicação para fazer a diferença e mudar a realidade de muitas pessoas. São ações e projetos executados por meio de cursos profissionalizantes, tais como: Marketing para Empreender; Marketing digital; Assistente Administrativo; Auxiliar de Escritório; Auxiliar de Eletricista; Maquiagem e Confeitaria (doces e salgados), tendo como público alvo, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, em situação de pobreza ou extrema pobreza; adolescentes e jovens para que possam a partir de uma profissionalização ingressar no mercado de trabalho.

Referente aos equipamentos sociais, muitos avanços foram e vem sendo conquistados como a Reforma e Funcionamento do CRAS – Polo no distrito de Carqueijo; Funcionamento do Anexo do CRAS no distrito de Poço Verde, para ampliar a cobertura dos serviços prestados as famílias vulneráveis que residem nas localidades distantes e de difícil acesso a sede; Reforma e Ampliação do CRAS para oferecer melhor qualidade nos serviços prestados à população que necessita da Política de Assistência social; Implantação de uma Briquedopraça, uma conquista dos Mucambenses e está beneficiando as crianças do nosso município, pois estamos levando opção de lazer para as famílias além de estarmos proporcionando o desenvolvimento infantil; Instalação do Posto de Identificação para facilitar o acesso da população Mucambense ao serviço de emissão da carteira de identidade (RG), documento fundamental a todo cidadão, que possibilita o acesso ao mercado de trabalho e demais garantias de direitos. Implantação da Sala da Proteção Social Especial sem CREAS, um equipamento de Atendimento Especializado para atender as demandas de violações de direitos; Ampliações e expansão dos Serviços de Convivência e fortalecimento de Vínculos para crianças de até 06 anos; 07 a 14 anos, adolescentes de 15 a 17 anos e idosos.

Joana tem muitas inspirações e expectativas na politica pro futuro, e segue trabalhando para consolidar cada dia mais seu nome no municipio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá