Junta Digital representa um avanço para o desenvolvimento econômico no Ceará com mais de 400 mil empresas abertas nos últimos quatro anos
O número de novos negócios no Ceará cresceu 267% nos últimos quatro anos, após a implementação do Junta Digital. Oficializado há quatro anos, o projeto oferece serviços 100% digitais na Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) e foi responsável por simplificar, agilizar e tornar mais acessível o registro empresarial em todo o estado. Desde março de 2019 até os dias atuais, a Jucec registrou 403.128 aberturas de empresas, enquanto entre os anos de 2016 e fevereiro de 2019, foram 109.591 constituições, o que corresponde ao aumento superior a 200%.
O projeto atingiu metas como desburocratização, simplificação, acessibilidade e celeridade, ao disponibilizar o registro empresarial, emissão de certidões, arquivamento de livros, entre outros serviços por meio da internet.
No primeiro ano de lançamento, a partir de março de 2019, foram contabilizadas o total de 69.962 constituições, quantitativo que cresce gradativamente nos anos seguintes. Em 2020, 88.669 novos negócios foram registrados; em 2021, 109.674 aberturas; e em 2022 até março deste ano foram 134.823 constituições.
Desde a idealização do projeto, a Jucec atuou ativamente no desenvolvimento de ferramentas que possibilitaram a eficácia dos serviços digitais, dentre eles o registro automático de empresas, integração dos 184 municípios à RedeSIM, disponibilidade das assinaturas avançadas, isenção do preço público, uso da tecnologia em nuvem, lançamento do Empresa Mais Simples e o mais recente deles, o atendimento virtual por inteligência artificial, o Juca.
Como resultado das ações de desenvolvimento tecnológico, observa-se a diminuição do prazo de abertura de empresas, que possuía média de 90 dias e hoje pode ocorrer de forma automática, para alguns tipos de empresas.
O vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, comenta esse desenvolvimento tecnológico e os benefícios gerados aos cearenses: “Passamos por uma verdadeira transformação digital que trouxe mais agilidade e segurança aos usuários”.
Caio Rodrigues também conta que, antes da transformação digital, os processos eram feitos por meio de papéis, enquanto hoje é completamente virtual. “Para auxiliar na sustentação desses serviços digitais, a Jucec também implementou outras ferramentas, como o Empresa Mais Simples, onde fazemos o registro e a formalização de empresas em até 5 minutos, de forma gratuita”, completa o vice-presidente.
Parceria com os contadores
O contador Claudio Emanuell, que trabalha no ramo há 17 anos, conta que sua experiência com o sistema da Jucec melhorou desde a implantação do Junta Digital, e comemora a agilidade do retorno em relação a aberturas e baixas de empresas. “É perfeito, sai tudo no mesmo dia. Estou muito satisfeito com esse processo, estamos anos luz à frente de outros estados, que ainda têm movimentação presencial em relação a entregar documentos. Aqui a gente faz tudo on-line”, afirma Cláudio.
O contador também comenta a importância da RedeSIM e das evoluções digitais no exercício da sua profissão, a partir da integração com demais órgãos, secretarias e municípios, dispensando a necessidade de deslocamento entre eles. Claudio afirma: “Ajudou muito no processo de trabalho, agilizou, e conseguimos não acumular os processos por serem rápidos e facilmente liberados com o contrato modelo, nos fez ganhar muito tempo”.
Dentre todas as ferramentas aprimoradas a partir da digitalização, Claudio aponta o Fale Jucec como seu preferido, em razão da dispensa de deslocamento até a Junta Comercial para a resolução de dúvidas e questões de tramitação. “O Fale Jucec hoje está resolvendo as pendências de maneira muito rápida”, comemora o contador.
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