sexta-feira, 31 de março de 2023

Marcos Sobreira diz que hub de hidrogênio verde pode duplicar o PIB do Ceará



Deputado Marcos Sobreira (PDT) - Foto: Junior Pio


Os investimentos do Ceará em estrutura e articulações para implantação de um hub para produção e distribuição de hidrogênio verde tende a gerar mais debates na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O deputado Marcos Sobreira (PDT), que se pronunciou sobre o tema durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (28/03), considerou que a implantação desse hub pode duplicar não só a quantidade de empregos diretos e indiretos, hoje disponíveis no complexo Portuário do Pecém, mas também o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

“O Ceará dispõe das condições climáticas e geográficas ideais, e um arranjo favorável para realizar essa transição e expandir nossa economia”, disse. Ele explicou que o hidrogênio verde é uma energia limpa gerada a partir da eletrólise da água, usando energias renováveis e limpas como, eólica e solar, que o Ceará produz em abundância.

A respeito da concorrência, o parlamentar considerou que o Ceará parte na frente, se destacando entre os demais estados. Ele informou que, até o momento, há 24 protocolos de intenção assinados entre o Estado e diversas empresas que pretendem investir no setor. Entre os estados que estão nessa disputa, estão Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Outra notícia é a criação de um colegiado, no Senado Federal, para debater políticas para a produção e distribuição do hidrogênio verde, assim como estabelecer um marco regulatório. Marcos Sobreira comemorou a indicação do senador Cid Gomes (PDT/CE) como presidente da comissão.

Em aparte, parlamentares também comemoraram o avanço do Ceará na disputa por esse hub que, segundo eles, deve expandir a geração de renda e economia cearense.

A produção de hidrogênio verde deve ser um “divisor de águas para o Ceará”, segundo o deputado Sérgio Aguiar (PDT). Ele chamou atenção para discussões que precisam ser feitas, como o tratamento dado pelo Ceará ao tema, e também comemorou a escolha de Cid Gomes para presidir o colegiado no Senado Federal. “Será uma oportunidade de agilizar os desenlaces burocráticos e dar mais celeridade à implementação desse empreendimento”, observou.

O deputado Fernando Hugo (PSD) lembrou que o Ceará mais uma vez se destaca em questões nacionais que mudam a realidade do povo brasileiro. Ele citou os exemplos da implantação do PróÁlcool, conduzida pelo, então, ministro de Minas Energia do presidente João Figueiredo, César Cals, há 43 anos, e a transposição do rio São Francisco que, segundo ele, foi idealizada por Ciro Gomes. Ele também solicitou que o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), paute o tema hidrogênio verde nas discussões da Casa.

O deputado Cláudio Pinho (PDT) também exaltou a possibilidade de o Ceará receber esse novo hub e se tornar um estado “exportador de energia limpa”.

Edição: Adriana Thomasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário