terça-feira, 27 de dezembro de 2022

População de Monsenhor Tabosa recebe Escola de Educação Profissional e pavimentação da CE-467


Rodovia estadual tira condição de “fim de linha” de Monsenhor Tabosa ao conectar o município ao distrito de Nossa Senhora do Livramento, em Boa Viagem, no entroncamento da CE-266

É na escola pública que o cearense Diogo Martins, de 16 anos, morador de Monsenhor Tabosa, no Sertão dos Crateús, traça os caminhos para realizar sonhos. Ele é um dos alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Madeiro Dias, que foi inaugurada pela governadora Izolda Cela na manhã desta segunda-feira (26). Na oportunidade, a chefe do Executivo Estadual também inaugurou a pavimentação da CE-467.

“Hoje, tenho as oportunidades que meus pais e avós, que têm raízes no Sertão Central, não tiveram. Na minha escola aprendo tudo que preciso sobre tecnologia, pois é parte do curso que faço hoje, e Medicina, que desejo cursar no Ensino Superior. Tenho certeza que isso será um diferencial para o meu futuro”, projetou Diego, que cursa Desenvolvimento de Sistemas na 1ª série do Ensino Médio.



A governadora Izolda Cela destacou o compromisso para garantir educação de qualidade em tempo integral aos cearenses durante toda a jornada escolar. “Sancionei recentemente uma lei que apoia a universalização do tempo integral em todas as escolas públicas de Ensino Fundamental dos 184 municípios cearenses. Eu fico com muito esperança de que o Ceará siga, com a condução dos professores, transformando as famílias e a sociedade”, afirmou.

Também participaram da solenidade o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; representando a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, a secretária-executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes; o prefeito de Monsenhor Tabosa, Francisco Salomão Araújo; e outras autoridades.
Educação para transformar



A nova unidade de ensino de Monsenhor Tabosa tem capacidade para receber até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas, com oferta de quatro cursos profissionalizantes: Administração, Agropecuária, Desenvolvimento de Sistemas e Finanças.

Para isso, o prédio dispõe de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática.

Entre livros e projetos de vida, Rafael Barbosa, 15, também estudante da EEEP Maria Madeiro Dias, fortalece vínculos de amizade. “Eu, que sou autista, me sinto acolhido aqui,. É um lugar onde posso aprender e me expressar”, destacou Rafael, que é da etnia Potiguara.



“Sempre fui aluna da escola pública, então sinto uma alegria gigante em saber que este equipamento está à disposição da população. Esse esforço é para nossos jovens. Investir em educação é mais desenvolvimento”, enfatizou Jucineide Fernandes, secretária-executiva da Secretaria da Educação.

O investimento para construir, equipar e mobiliar a EEEP foi de R$ 13 milhões, com recursos do Governo Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

O prefeito Salomão também falou sobre a importância das obras para o desenvolvimento local. “Quando eu era criança, já se falava da construção da CE-467. Essa entrega realiza o sonho da nossa população. Uma conquista que soma à nova escola. Nós acreditamos que a educação é o meio para transformar a vida do nosso povo. É um lugar para acolher os alunos que são oriundos do Ensino Fundamental”.



Nas EEEPs, na 3ª série do Ensino Médio o Governo do Ceará propicia o estágio curricular obrigatório e remunerado para os alunos. No momento, seis mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com previsão de atendimento de 18 mil estudantes.
Mais desenvolvimento



Com 28,8 km, a CE-467 liga a cidade de Monsenhor Tabosa ao distrito de Nossa Senhora do Livramento, em Boa Viagem, no entroncamento da CE-266.

Antes da nova rota asfaltada para Boa Viagem, Monsenhor Tabosa só era acessível pela CE-265, passando por cidades dos Sertões de Crateús como Nova Russas, Tamboril ou Catunda.

Agora, considerando que de Boa Viagem é possível acessar a BR-020, que corta o Ceará, a população de Monsenhor Tabosa pode se deslocar com segurança e conforto para os sertões Central, de Canindé e dos Inhamuns.

Além disso, facilita o escoamento da produção agrícola familiar dos diversos assentamentos existentes ao longo da rodovia e beneficia também os povos Potiguara, Tabajara, Gavião e Tubiba Tapuia.

O agricultor Zé Guerreiro, 49, aprovou o novo caminho. “Olhe, ficou muito boa. Não tem explicação. O trecho que eu fazia em quase 2 horas antes, agora só levo 30 minutos”, pontuou.



A pavimentação, realizada por meio do programação Ceará de Ponta a Ponta, contou com investimento de R$ 26 milhões. O trecho recebeu serviços preliminares, terraplanagem, drenagem, pavimentação, revestimento asfáltico, proteção ambiental e sinalização vertical e horizontal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá