sábado, 24 de dezembro de 2022

Governo do Ceará entrega 109º Centro de Educação Infantil em Pires Ferreira

 


Parte do Programa Mais Infância Ceará, unidade educacional atenderá até 100 crianças

Na cidade de Pires Ferreira, distante a 284 Km de Fortaleza, Anthony Miguel, de um ano, já está descobrindo as formas do mundo enquanto brinca e explora. Assim como ele, outras crianças do município, no Sertão de Sobral, terão mais possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento com o 109° Centro de Educação Infantil entregue pelo Governo do Ceará na manhã desta sexta-feira (23). A solenidade contou com a presença do secretário-executivo da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Paulo Guedes, e da prefeita de Pires Ferreira, Lívia Muniz.

Segundo a mãe de Anthony, Neide Cardoso, cada aprendizado do filho é muito celebrado. Ela, que veio do Espírito Santo para o Ceará, onde constituiu família, também diz que o CEI representa apoio. “É um espaço importante para que ele aprenda a se expressar e conviver com outras crianças. É muito bom para nós, mães, já que contamos com esse lugar para deixá-los enquanto se desenvolvem”, disse Neide, que é agricultora.



O CEI, que homenageia Pio Rodrigues Araújo, está localizado no bairro Marrocos. O equipamento atenderá até 100 crianças em um espaço de 383,37 m², com duas salas de aula, área recreativa com grama natural, casinha-parque, refeitório e cozinha. Além disso, o CEI conta com coordenação, banheiros com acessibilidade, depósitos, despensa, lavanderia e e casa de gás e de bomba.

Representando a titular da SPS, Onélia Santana, o secretário-executivo Paulo Guedes destacou a parceria entre Estado e Prefeitura Municipal para viabilizar a implantação do equipamento. “Pires Ferreira é destaque na educação e na Assistência Social. Esses resultados são obtidos com muito trabalho. Juntos, promovemos transformação”, afirmou.



O CEI foi construído e equipado pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), com investimento de R$ 1.194.639,84.

A prefeita Lívia Muniz reforçou que unir o lúdico ao processo de aprendizagem potencializa o desenvolvimento integral das crianças. “Esse momento é uma grande festa da educação, que é uma marca da nossa cidade. O trabalho que fazemos aqui reflete o compromisso que o Ceará tem com a formação das nossas crianças e jovens. Educação em Pires Ferreira é prioridade, desde a primeira infância até a valorização dos professores”, destacou.



Pires Ferreira tem três escolas públicas entre as 100 melhores Brasil no Ensino Fundamental, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021. Ainda no Ideb, o município conquistou a nota 9,1 nos anos iniciais (1° ao 5°), e 7,9 anos anos finais (6° ao 9°).

Esse compromisso tem impulsionado a pequena Angela Sofia, 4, aos voos do aprender. “Ela já estuda no primeiro CEI do município, o Vó Fransquinha. Ter mais espaços assim é fundamental para as crianças de Pires Ferreira. Ficamos muito felizes”, comentou Francilene Melo, 24, mãe de Ângela Sofia.



Com apresentações musicais, a solenidade também contou com o plantio e distribuição de mudas de plantas nativas. O Mais Infância Ceará, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, fortalece a boa convivência com a natureza por meio de ações educativas.

Mais Infância Ceará


O Programa Mais Infância Ceará, desenvolvido de maneira interinstitucional, envolve obras e ações para combater a desigualdade e promover a justiça social e o desenvolvimento integral da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá