sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Centro de Reabilitação de Sobral recebe Van adaptada para transporte de pacientes


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, adquiriu uma van adaptada para pacientes, que será utilizada pelo Centro de Reabilitação de Sobral. A van conta com 9 lugares, sendo três vagas reservadas para pacientes que fazem uso de cadeira de rodas; uma para paciente com mobilidade reduzida; quatro para acompanhantes e uma vaga para maqueiro.

Os pacientes são os que fazem atendimento sistemático de uma ou duas vezes na semana, avaliados por profissionais do serviço. Ao total são 16 pacientes por dia, e uma média 80 pacientes por semana.

“O transporte vem dentro de uma rede, que já é um programa do Ministério da Saúde, que é a rede Viver sem Limites, e ele busca então dar qualidade para esses pacientes”, afirmou a secretária da Saúde, Letícia Reichel.

“É um veículo adaptado que será usado no Centro de Reabilitação, um equipamento muito importante e que reforça ainda mais o compromisso do prefeito na renovação da frota de veículos e na melhoria do provimento dos serviços e a mobilidade dos pacientes”, ressaltou o secretário do Trânsito e Transportes, Kaio Dutra.

Para a gerente do Centro de Reabilitação de Sobral, Rafaela Porto, a aquisição do veículo é de suma importância para a mobilidade dos pacientes. “É uma conquista muito grande pro serviço, com certeza vai ser uma ferramenta que vai potencializar e qualificar o acesso aos atendimentos dos nossos pacientes”.

O transporte adaptado, indicado como alternativa dentro de Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência para garantia do acesso, demanda um veículo específico que possua elevador plataforma/rampa de elevação com espaço interno adequado para cadeirantes de modo que não seja necessário transferir o paciente para o banco comum. Desta forma, são utilizados dispositivos para acoplar a cadeira com segurança e afixar os cintos no paciente conforme exige o órgão regulador (DETRAN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá