quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Governo do Ceará entrega equipamentos esportivos e loja de artesanato no Cariri

 


Além das duas areninhas inauguradas, o Governo do Ceará também inaugurou uma loja da CeArt dentro do maior estádio da região, o Romeirão

O Governo do Ceará entregou, nesta terça-feira (27), duas novas areninhas no estado. Os equipamentos estão localizados nos municípios do Crato e de Juazeiro do Norte. Com isso, o Cariri chega a 31 equipamentos já entregues. Esteve presente no evento a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, representando a governadora Izolda Cela.

“Esses equipamentos são uma forma de inclusão, de esporte e de lazer para jovens, e todas as faixas etárias. Então, com a areninha, vem esse momento de inclusão e desenvolvimento para as municípios cearenses”, pontuou a secretária Onelia Santana.



Com essas inaugurações, a cidade cratense passa a contar com o seu 3º equipamento e o município juazeirense tem agora o 2º campo society, ambos em parceria com o Governo do Estado. Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais.



“Esse é um momento importante, pois a população do [bairro] Muriti aguardava ansiosa. Sempre tivemos essa cobrança, e hoje estamos entregando esse equipamento que foi feito com muito carinho”, destacou o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil. O equipamento entregue no Crato, do Tipo I, representa um investimento de R$ 2.041.885,24 e tem uma área de 6.334,00 m².



O município de Juazeiro do Norte também recebeu uma areninha na noite desta terça-feira (27), igualmente com área de 6.334,00 m² construídos com supervisão da SOP. O equipamento juazeirense recebeu investimento de R$ 2.111.561,68.

O secretário-executivo do Esporte e Juventude, o caririense Eli Aguiar, também presente na inauguração, enfatizou a importância de equipamentos “de ponta” para a juventude. “Na minha juventude, eu também jogava bola nos campinhos, mas nunca imaginei um equipamento desse nível, de primeiro mundo. Isso aqui tem o objetivo de congregar as pessoas. O esporte une as pessoas, tem um papel importantíssimo, ainda mais para nós, da secretaria da Juventude, que temos esse objetivo de inserir o jovem no contexto social, fazer com que ele tenha um comportamento mais humano e possa participar das mais diversas atividades esportivas”, pontuou o secretário.

Contando esses novos equipamentos, agora são 291 campos de grama sintética implantados pelo poder público. São 187 construídos pelo governo estadual no Interior e outros 104 instalados na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Além disso, cerca de 50 Areninhas estão em vias de serem inauguradas e outras 300 em processo de licitação ou contratação.

Ceart Cariri



Os artesãos da região do Cariri, no sul do Estado, também foram agraciados nesta terça-feira (27) com um novo espaço para comercialização e produção de artesanato, no Complexo da Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte.

A nova Loja CeArt – Oficina de Artesãos, de 120 m², vai funcionar como um ponto de venda direta entre os artesãos e os consumidores. Haverá também uma oficina que servirá como espaço para fabricação de peças e oferta de oficinas artesanais ao público em geral.



O funcionamento terá o apoio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento ligado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

“Esse momento é para fazer um link com a capital, para cadastrar os artesãos do Cariri. É um momento de ir até os municípios da região para acolher e para colocar na rota turista dos municípios”, destacou Onelia Santana. “É um espaço bonito, climatizado, para que os turistas que venham a Juazeiro, levem consigo uma lembrança da nossa região, que é tão linda”, completou.

Cerca de 1,5 mil peças de diversas técnicas tradicionais do Cariri, como trançado de fibras vegetais, redes, esculturas de madeira, xilogravura, bordado, crochê, fuxico, couro e argila, de aproximadamente 20 associações e 80 artesãos individuais fazem parte do estoque da loja. A venda será feita por consignação e as peças passarão pela curadoria da CeArt, para garantir a qualidade e autenticidade dos produtos artesanais.

A iniciativa faz parte da valorização do artesanato como política pública de geração de renda sustentável e inclusiva do Governo do Estado.



Com a nova loja, no Cariri, a CeArt passa a contar com seis espaços físicos de comercialização do artesanato cearense no Estado e um canal on-line (lojaceart.online). As lojas estão em locais de grande fluxo de pessoas e turistas como o Aeroporto Internacional de Fortaleza, Loja Galeria Mestre Noza, na Praça Luiza Távora, Shopping Aldeota e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, no Centro Multifuncional de Serviços (Vapt-Vupt) e, agora, na Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá