quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Marcos Sobreira convoca população para colaborar com censo do IBGE

Dep. Marcos Sobreira ( PDT )         Foto: Junior Pio

O deputado Marcos Sobreira (PDT) convocou a população cearense, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará desta terça-feira (13/12), a participar da pesquisa do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O parlamentar alertou para a importância da pesquisa para a população cearense, uma vez que alguns municípios foram prejudicados após o último censo. “É de extrema importância que as pessoas respondam a pesquisa para levantarmos dados da realidade de cada município, no intuito de que a população não seja prejudicada em relação a benefícios e serviços públicos”, frisou.

De acordo com Marcos Sobreira, somente na região do Cariri, seis municípios foram recenseados de forma equivocada, e parte do território consta como pertencente ao estado de Pernambuco, com quem faz fronteira. “O município de Salitre, por exemplo, teve parte do seu território recenseado para Pernambuco, e o que parece um erro inofensivo acaba prejudicando bastante a população, que acaba por não conseguir receber certos benefícios por dados errados”, avaliou.

O município de Salitre, ainda segundo o deputado, deixa de receber cerca de R$ 250 mil mensais, e ainda assim presta serviço para toda a população. “Salitre hoje custeia 100% do serviço público, que, de acordo com o IBGE, deveria ser promovido pelo município de Ibupi, em Pernambuco. Além disso, o cidadão passa a não saber mais a que estado ele pertence”, lamentou.

O parlamentar usou seu tempo na tribuna ainda para parabenizar vereadores aliados que foram eleitos presidentes das câmaras de seus respectivos municípios. “Quero parabenizar aqui o amigo Dadá Guedes, que presidirá a Câmara de Quixelô; a amiga Simone Félix, de Acopiara; o amigo Dindo, de Nova Olinda, e o amigo Danilo Leite, de Santana do Cariri, onde estarei dia 20 de dezembro, com muita honra para receber o Título de Cidadão Santanense. Desejo a todos um muito sucesso na condução de suas respectivas câmaras municipais”, declarou.

Em aparte, o deputado Queiroz Filho (PDT) concordou com o colega sobre a necessidade de a população contribuir com a pesquisa do IBGE. “É aí que observamos a importância das divisas interestaduais e intermunicipais estarem bem registradas. A população precisa ser ouvida para aprofundarmos essas questões e corrigir as distorções”, afirmou.

*Com AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá