terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Em Redenção, Governo do Ceará entrega reforma da Estação Ferroviária Canafístula e autoriza obra de saneamento básico



Na noite dessa segunda-feira (12), o secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, esteve em Redenção, representando a governadora Izolda Cela, para a entrega de um importante equipamento cultural para o município: a reforma da Estação Ferroviária Canafístula, no distrito de Antônio Diogo. Na ocasião, o secretário também assinou ordem de serviço para implantação de ssistema de esgotamento sanitário na sede do município. O mais novo equipamento cultural do município de Redenção é fruto de uma parceria entre Governo do Ceará e a Prefeitura de Redenção. A antiga Estação, um ponto de referência para o distrito desde 1880, foi restaurada e transformada em um equipamento cultural.

“Eu sempre recebi a orientação para que tudo o que formos fazer, realizarmos em parceria com nossos municípios. Hoje é um dos maiores exemplos dessas parcerias”, destacou o secretário Nelson Martins, sobre o que é considerado o DNA do atual governo.

Restauração e cultura




“Estamos aqui em uma ação de política pública, que reúne tanto direito à cultura quanto direito à cidadania. Porque esse espaço é um patrimônio histórico e cultural, não só de Redenção, não só do distrito de Antonio Diogo, mas do Ceará”, enfatizou Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará. “Na história de qualquer país, da qualquer nação ou estado, a constituição e desenvolvimento dos territórios se deu através da ferrovia. Para além do patrimônio histórico, agora ele é um centro cultural, e também tem todo um complexo de qualificação do espaço urbano. Quando a gente qualifica o espaço urbano, a gente qualifica o convívio social”, completou.

A estação vai funcionar como um museu e galeria, que conta a história do próprio equipamento, por meio de imagens e antigos objetos ferroviários. Além disso, também dedica um espaço para exposições.

Dona Maria José é viúva de José Lopes da Silva, ex-ferroviário de Antônio Diogo e que dá nome ao novo centro cultural. Para ela, é uma alegria muito grande ter alguém tão querido eternizado assim. “Eu estou aqui representando meu ex-esposo [que está sendo homenageado] e estou muito feliz e muito grata. É uma felicidade poder ver essa estação reinaugurada. Isso era um sonho não só meu, mas de todos nós que somos moradores daqui [de Antônio Diogo]”, declarou, emocionada.

Também presente no evento, o prefeito de Redenção, Davi Benevides, ressaltou o “sentido especial” do momento para a comunidade do distrito. “Todo mundo sabe a importância que as estações ferroviárias tinham antigamente, um trabalho que aqueles servidores tinham que executar para o nosso ir e vir ser possível. Para planejar o futuro, no presente, é preciso relembrar o passado. Por isso é importante sempre ter nas memórias tudo o que já foi percorrido”, pontuou.
Saneamento Básico



Durante a visita a Redenção, o secretário Nelson Martins também assinou uma ordem de serviço para execução do sistema de esgotamento sanitário do município de Redenção. As obras contam com investimentos na ordem dos R$ 34 milhões, provenientes de recursos da Cagece, incluindo debêntures da companhia.

Os serviços no local beneficiarão cerca de 12 mil moradores. Atualmente, a sede do município tem índice de cobertura de esgoto (ICE) de 7,67%. Após a conclusão da obra, o ICE será de 66,74%.

“Saneamento é saúde. É uma obra muito importante para o município, porque é uma implementação de uma obra de sistema completo, terá todas as etapas que um sistema completo tem”, pontuou José Carlos Asfor, diretor de obras da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Os serviços contam com a execução de quase 19 km de rede coletora, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes, 4,6 km de linhas de recalque, estação de tratamento de esgoto, cerca de 3.400 ligações domiciliares e 1.700 intradomiciliares. O sistema implantado será capaz de tratar cerca de 34,4 litros por segundo de efluentes.

“Aqui terá uma estação de tratamento de esgoto que será composta por um digestor anairóbico e mais uma uma lagoa de polimento. Isso significa que o afluente que vai sair dessa estação de tratamento está muito acima do que a legislação ambiental preconiza, ou seja, ele pode futuramente ser revestido para uma prática de reuso, como agrícola ou industrial”, explicou José Carlos. “Esse é um compromisso em prol de melhores condições e moradia e de saúde pública”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá