quinta-feira, 30 de maio de 2019

Salmito cobra consistência nas críticas da oposição e destaca ações do Governo

Salmito cobra consistência nas críticas da oposição e destaca ações do Governo

No tempo de liderança da sessão plenária desta quarta-feira (29/05), o deputado Salmito (PDT), ao contestar críticas do deputado soldado Noelio (Pros) ao Governo, citou o filósofo francês René Descartes, considerado pai do pensamento moderno, ao dizer que preferia a “autoridade do discurso ao discurso da autoridade”.

Segundo o parlamentar, o discurso que prevalecia antes da modernidade era o da autoridade, quando ninguém podia discordar. Mas, para ele, o correto é a autoridade do discurso, quando são utilizados argumentos consistentes, como foi proposto pelo deputado Elmano Freitas (PT), quando questionou da oposição números que embasassem as críticas ao Governo Camilo Santana.

Salmito disse que o deputado Soldado Noelio (Pros) votou no candidato do PSDB ao Governo do Ceará. Ele lembrou que o governador do Paraná, Beto Richa, do mesmo partido, o PSDB, quando governou um dos dez estados mais ricos do País, não deu um centavo de reajuste aos servidores nos quatro anos de Governo. "Era esse o modelo que o deputado Soldado Noelio queria para o estado do Ceará, mas nós votamos no governador Camilo Santana, cujo modelo tem 12 anos e que tem levado as boas experiências do Ceará para o Brasil”, pontuou.

Voltando a se reportar à fala do deputado soldado Noelio, Salmito questionou: "Pagar o salário dos servidores em dia é medíocre? Medíocre é não dar reajuste e nem pagar o salário dos servidores. O Ceará dá aula em educação e de como encontrar e armazenar água em um estado que não tem água", pontuou. Salmito rebateu ainda a afirmação segundo a qual o Ceará estaria em primeiro lugar no ajuste fiscal às custas dos servidores. “Não é verdade. O estado do Ceará está em primeiro lugar em gestão fiscal por conta da responsabilidade de nossos governantes”, afirmou.

Por fim, o parlamentar pedetista esclareceu críticas à compra dos chamados tatuzões, pelo então o governador Cid Gomes, para as obras do metrô. Segundo ele, o ex-governador, "para economizar dezenas de milhões de reais de dinheiro público, comprou mais barato os equipamentos chamados de tatuzões, e a obra demorou porque a empresa espanhola que ganhou a licitação queria dinheiro antecipado, o que a legislação brasileira não permite”, explicou Salmito.

Ele lembrou ainda que, na operação Lava Jato, a única obra que não entrou na delação premiada dos grandes executivos das seis empreiteiras que fazem obras no Brasil de grande porte, como metrôs, foi a do metrô do estado do Ceará, "porque o governador Cid Gomes comprou direito, e não fez como São Paulo e Rio de Janeiro", pontuou.

Ele adiantou que o governador Camilo Santana, com muita habilidade, conseguiu novamente recurso para a execução da linha leste do metrô de Fortaleza e pediu aos deputados que apoiaram Bolsonaro que ajudem o Governo do Ceará a trazer recursos para o povo cearense.

"Os argumentos chavões usados pela oposição desmoronam porque é o discurso da autoridade, e não a autoridade do discurso, como dizia Descartes", finalizou. Em aparte, o deputado Romeu Aldigueri (PDT) disse que medíocre não é o Governo que paga os salários dos servidores em dia e que tem suas contas ajustadas. "O governador Camilo Santana, além de pagar salários em dia, foi o que mais fez concursos, nomeou e empossou novos servidores". Ele criticou o Governo Federal por desistir da política de aumentos reais para o salário mínimo adotada desde 2008 e disse que Soldado Noelio quer cobrar do Ceará uma coisa que o Governo Federal não faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá