quinta-feira, 30 de maio de 2019

Governador destaca avanços na educação do Ceará e de Sobral nas comemorações do Centenário da Teoria da Relatividade


O dia começou intenso em Sobral, na Zona Norte do Ceará, na abertura das comemorações do centenário da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, que usou o município para comprovar as suas observações. O céu limpo e claro da cidade naquele 29 de maio de 1919 permitiu a visualização de um eclipse solar que ajudou a comprovar a teoria.

Logo cedo, o governador Camilo Santana participou da abertura do encontro internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, quando foi lançado encontro internacional do Centenário do Eclipse de Sobral. O prefeito de Sobral, Ivo Gomes e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, também estiveram presentes.

Na ocasião, o governador Camilo Santana parabenizou Sobral por ter sido testemunha da comprovação da Teoria que revolucionou a ciência. “Muita coisa mudou de lá para cá, mas até hoje a Teoria da Relatividade é usada em importantes experiências e até em novas descobertas científicas”, afirmou o governador.



Camilo Santana lembrou ainda que o modelo de educação adotado em Sobral na gestão do então prefeito e hoje senador da República, Cid Gomes, revolucionou o Ceará e o Brasil, pois serve de modelo para outros Estados e municípios. “Sobral vem contribuindo para revolucionar a educação no Ceará e no Brasil. Cito os resultados do último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que, das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 82 estão no Ceará e Sobral é modelo de educação fundamental”. O chefe do Executivo cearense encerrou as palavras defendendo que a educação precisa de constantes investimentos, o que já acontece no Ceará.

Aberto a visitações, do lado de fora do Centro de Convenções de Sobral, esteve o ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante, iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), que percorreu os municípios por onde a expedição de Albert Einsten passou: Camocim, Granja, Martinópole, Senador Sá, Uruoca, Massapê e Sobral.

Para o secretário Inácio Arruda a experiência permitiu aos alunos dos municípios por onde o ônibus passou um contato diferenciado com a ciência. “É desenvolvendo a ciência que nós conseguimos gerar independência e riqueza para um povo e este momento comprova o compromisso do Governo do Ceará em manter e ampliar os investimentos em ciência e tecnologia”.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, disse que “a Teoria da Relatividade tem até hoje uma importante repercussão na cidade, no campo e na vida de todas as pessoas neste mundo. Sobral foi privilegiada por ter sido a cidade escolhida para comprovar esta teoria, temos muito o que comemorar e isso nos dá a certeza de que temos também que continuar investindo em educação para manter o nosso município como referência nesta área”.

O evento foi transmitido simultaneamente para Ilha do Príncipe, na África, onde também foi observado o eclipse do sol há cem anos para comprovar a Teoria da Relatividade.

Também compareceram ao evento, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto, o deputado federal Leônidas Cristino, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry de Holanda Campos e outras autoridades acadêmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá