sexta-feira, 31 de maio de 2019

Monsenhor Tabosa: Jeová Mota participa de inauguração de escola indígena com o governador Camilo Santana


O deputado estadual Jeová Mota (PDT) esteve na manhã desta quinta-feira (30/05) em Monsenhor Tabosa acompanhando o governador Camilo Santana e o prefeito Jeová Madeiro na inauguração da Escola Indígena Aba Katu, que significa “índio bom” na etnia Tabajara. Também estiveram presentes a secretaria de Educação, Eliana Estrela, o secretário do Planejamento e Gestão Mauro Filho, vereadores, secretários e lideranças comunitárias daquele município.



A escola foi construída com recursos dos governos federal e estadual, com investimento de R$ 2 milhões, para construção, mobiliário e equipamentos.

Durante a solenidade de inauguração, os índios receberam a comitiva do governador, seguindo as tradições indígenas, com muita música e danças tradicionais, celebrando a alegria e a prosperidade. Os indígenas convidaram Camilo a plantar uma muda de árvore no pátio de entrada da escola. “Nada me dá mais prazer do que investir em educação, é saber que daqui dessa escola muitos jovens em breve estarão nas universidades. E inaugurar essa escola é valorizar e garantir direitos a quem tanto merece. Devemos muito aos índios e por eles trabalharemos muito mais”, destacou o governador.

O deputado estadual Jeová Mota ressaltou o trabalho de investimentos na Educação do Estado realizado pelo governador Camilo Santana, bem como o empenho do prefeito de Monsenhor Tabosa, Jeová Madeiro em atender os anseios do município trabalhando de forma incansável. Jeová ressaltou ainda que seu papel enquanto representante de Monsenhor Tabosa e municípios vizinhos é continuar presente na região e correndo atrás de investimentos que possam beneficiar a população, pontuou o deputado

A ESCOLA


O projeto arquitetônico é adequado ao cotidiano do povo indígena e dispõe de quatro salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, dependências administrativas, salas de professores, cozinha e área específica para a prática de ações como danças tradicionais. A Escola tem capacidade para atender até 480 alunos e oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ensino Fundamental (anos finais) e Médio.


*Ceará Noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá