O site entrou no ar em setembro de 2014, mostra a competência dos congressistas em defender uma agenda política independente do conteúdo ideológico e que possui cinco dimensões: representatividade, campanha responsável, ativismo legislativo, debate parlamentar e fidelidade partidária.
De acordo com o site, trata-se de uma ferramenta criada para comparar o desempenho dos deputados e senadores brasileiros a partir de critérios objetivos. Em contraste com outras classificações, o Ranking não pontua o conteúdo da plataforma ou do discurso político. Não se trata de uma classificação dos políticos de direita ou de esquerda, dos evangélicos ou dos ambientalistas. O propósito do Ranking é de mostrar a competência dos congressistas de defender uma agenda política independente do conteúdo ideológico dela. A pontuação no ranking [T] se enquadra necessariamente entre 0 e 5. Este total reflete uma soma de pontuações individuais em 5 dimensões que possuem um score mínimo de 0 e um máximo de 1. As cinco dimensões são Representatividade [D1], Campanha Responsável [D2], Ativismo Legislativo [D3], Debate Parlamentar [D4], e Fidelidade Partidária [D5].
O projeto foi construído pela Nervera, uma empresa de Big Data e Inteligência em Mídia Social, idelaizado por Andrei Roman – Ph.D. em Ciência Política pela Universidade de Harvard e Thiago Costa – Ph.D. em Matemática Aplicada pela Universidade de Harvard. É patrocinado pela Fundação Lemann.
Em entrevista para o site O Agente Principal (http://oagenteprincipal.wordpress.com/), Roman e Costa, mencionam os desafios de um projeto que promete disseminar informação: “Existe hoje no Brasil uma abundância de dados sobre quase qualquer coisa e a política não faz exceção disso. É a realidade do novo mundo da hyper-conectividade. O problema às vezes não é a falta de dados, mas o “data noise” – saber como separar o que é realmente relevante de uma quantidade enorme de informações inúteis. Então o nosso maior desafio não foi tanto achar os dados, mas entender o que era realmente importante. O segundo desafio foi de natureza técnica – cruzar bases de dados que não tem identificadores únicos, consertar erros e fazer a análise. O terceiro desafio foi de apresentar tudo de uma forma inteligível, mas ao mesmo tempo empolgante para todo mundo. Mas os nossos desafios não acabaram. Talvez os maiores estejam pela frente. Queremos que essa plataforma cresça”.
Para conhecer mais visite o endereço: http://www.atlaspolitico.com.br/
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