terça-feira, 31 de outubro de 2023

Gabriella Aguiar apresenta votos de apoio e solidariedade à vereadora Magnólia



A deputada estadual Gabriella Aguiar subiu à tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (31) para manifestar apoio à vereadora por Tianguá, Magnólia Aragão, presidente da UVC Mulher. Ela tem sido vítima de violência de gênero por parte do grupo de oposição ao prefeito Luiz Menezes na Câmara Municipal daquele município. Durante o pronunciamento, a deputada apresentou Moção de Solidariedade à vereadora que deverá ser votado na quarta-feira (1°). 

“Chegou-se ao ponto de Magnólia ter sido chamada de atrevida por nunca ter apanhado. É inacreditável e inaceitável que ainda tenhamos que ouvirmos e presenciarmos manifestações desse tipo eivadas de um profundo e flagrante desrespeito”, disse a deputada, lembrando as mulheres conquistaram o direito ao voto em 1932 e a Constituição Federal de 1988, em seu artigo quinto, traz que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.

sábado, 28 de outubro de 2023

Pires Ferreira encerrar programação do "Semana do Brincar" com festa para as crianças na praça central.



Alegria, diversão, brincadeiras, pula-pula, infláveis, pintura de rosto e a visita de muitos personagens infantis fizeram a festa das crianças piresferreirenses na noite desta sexta-feira, no encerramento da "Semana do Brincar".

A "Semana do brincar" foi uma programação organizada pela prefeita, Dra Livia Muniz, através da prefeitura de Pires Ferreira, que percorreu o interior do município, passando pelos distritos e localidades, e encerrando na sede na Praça Central da Cidade.

"Realizamos mais uma programação para nossas crianças, trazendo lazer para as famílias, diversão para os pequenos e um mundo de fantasia com a presença dos personagens e super heróis que a criançada gosta." Destacou a prefeita.

Leônidas Cristino discute sobre o marco regulatório da Transição Energética e a produção de Hidrogênio Verde

 

Em um encontro realizado na sede da FIEC em Fortaleza, o deputado federal Leônidas Cristino participou de discussões cruciais sobre o marco regulatório da Transição Energética e a produção de Hidrogênio Verde. Ao lado de importantes figuras, como com o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Hugo Figueiredo, Juvêncio Viana, Diretor Jurídico do Complexo do Pecém, Joaquim Rolim (remotamente) Secretário Executivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará e do economista José Carlos Martins, foram abordados pontos fundamentais para o avanço da agenda sustentável no setor energético.


Nessa semana, dois requerimentos para a realização de audiência pública da Subcomissão Especial Hidrogênio Verde sobre a logística e o transporte do H2V e a segurança institucional e jurídica da produção e o consumo do H2V, de autoria do deputado Leônidas, forma aprovados na Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal.

*Fonte: Sobral em Revista.

Prefeito de Forquilha diz que ainda é cedo para tratar de sucessão

 


O Prefeito de Forquilha, Edinardo Filho, entrou em contato com o Blog Sobral em Revista, para esclarecer algumas informações por divulgadas pela imprensa sobre possível candidatura de sua esposa. Vamos a elas:

1 – Ele é candidatíssimo a reeleição em Forquilha, se assim for a vontade da população a quem deve tudo, e que lhe deu a honra de ser prefeito da cidade que ama. Essa página da sua biografia, jamais será apagada. Se for reeleito, a alegria será ainda maior.

2 – A Primeira Dama Jamilly é focada naquilo que mais lhe dá prazer hoje. Trabalhar para diminuir as desigualdades sociais de Forquilha com atenção especial para a população mais fragilizada, as crianças, as mulheres e os idosos.

3 – Se a população de Forquilha quiser, e ela também, não terei problema nenhum em abrir mão para que ela seja a candidata. E em sendo eleita, terá o meu total e irrestrito apoio, assim como ela me dá todos os dias para que eu seja um prefeito justo e atento aos anseios do meu povo.

4 – Por fim, todas as nossas decisões serão conversadas primeiro com a população, com o líder Edmundo Pitbull, com o vice-prefeito, vereadores e lideranças políticas e com nossos dois conselheiros, o senador Cid Gomes e o deputado federal Leônidas Cristino. Tudo mais que disserem, não é a verdade!!!

*Fonte: Sobral em Revista.

Governo do Ceará empossa mais 400 servidores para reforço da saúde pública estadual

 


Dois mil profissionais serão chamados até o fim de 2023, com previsão de mais 800 servidores em dezembro

O Governo do Ceará deu posse, nesta sexta-feira (27), a 424 profissionais que atenderam à convocação realizada, em 29 de setembro, para atuar nas unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Representando o governador Elmano de Freitas, a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, participou da cerimônia que aconteceu no Teatro José de Alencar.

A posse cumpre a segunda etapa da incorporação dos 6.000 aprovados, em concurso realizado em 2021, ao regime estatutário dos servidores públicos. Durante discurso, a secretária de Saúde do Ceará enfatizou a importância da valorização do servidor público no Ceará.



“Eu estou emocionada nesse momento porque precisamos de pessoas concursadas trabalhando nas nossas unidades. Esse ano, vamos completar dois mil chamamentos, sendo o maior concurso público da saúde do Estado”, pontuou a secretária Tânia Mara. “O que vamos fazer agora é o fortalecimento do SUS, é fortalecer o atendimento às pessoas que mais precisam”, complementou.

“É super importante esse momento. Nós estamos reforçando o nosso painel de trabalhadores nas nossas unidades, com servidores, e esse chamamento agora foi só para profissionais da saúde da área assistencial enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, outras categorias. Então, a gente quer contemplar com isso várias especialidades e com isso a gente presta um atendimento de qualidade para a nossa população cearense”, reforçou a secretária.

Seguindo uma agenda de valorização do serviço público, o governador Elmano de Freitas anunciou, na última quarta-feira (25), um pacote de concursos públicos para nove setores do Governo Estadual.



A enfermeira e senadora da República, Augusta Brito, também esteve presente na cerimônia e reforçou a importância da categoria da saúde. “Precisou vir uma pandemia para dar uma visibilidade importante para esses profissionais, como de enfermagem”, enfatizou a senadora. “O que temos aqui é um exemplo de determinação para as coisas darem certo. Não serão só esses servidores, terão muito mais. Esse é um compromisso do Governo com a saúde e a nossa obrigação [como servidor da saúde] é fazer mais pela pessoa que está esperando pela gente”, destacou.

Também estiveram presentes no evento a deputada Federal, Luizianne Lins; a deputada estadual – e representante da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Larissa Gaspar; e outras autoridades.
Reforço na saúde cearense

Na primeira convocação, realizada em maio deste ano, foram chamados analistas e assistentes de gestão em saúde, cargos que correspondem à área administrativa. Uma parte dos médicos e enfermeiros também foi convocada, além de técnicos de enfermagem, saúde bucal, patologia clínica, farmácia e radiologia. Nesta segunda convocação, as unidades da Sesa estão recebendo médicos de 14 especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, fonaudiólogos, nutricionistas, perfusionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e técnicos em farmácia.



Sentindo esse dia como uma “vitória”, a enfermeira Adriana Rocha Simião, com 17 anos de carreira, ressaltou o orgulho de ser uma das novas servidoras do Estado do Ceará.

“Esse momento é o ápice realmente de qualquer profissional da saúde que deseja a segurança de um concurso público. Então, assim, me sinto muito honrada de estar aqui nesse momento e de representar os meus colegas, que são os novos servidores da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará”, pontuou Adriana.

Adriana, que representou todos os novos servidores da saúde, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e de 2021 a 2023 atuou como enfermeira da vigilância epidemiológica do Hospital Estadual Leonardo da Vinci, equipamento estadual referência no tratamento a Covid-19.

Orgulhosa de ver a saúde pública estadual recebendo esse reforço, a secretária-executiva da Sesa, Paíta Façanha, ressaltou a importância desses momentos e investimentos.

“A nossa estratégia é a excelência nas políticas públicas de saúde. Então, eu espero que, hoje, esses servidores estejam no seu melhor momento, porque o nosso trabalho só tem sentido se entregarmos essa excelência ao povo cearense. Não é fácil, porque tudo é pra ontem. Mas essa é a nossa missão. Investirmos em pessoas, para cuidarmos das pessoas”, pontuou a secretária executiva.



Os profissionais convocados em maio deste ano foram lotados na Sesa Nível Central e em unidades como os hospitais Geral de Fortaleza (HGF), de Messejana (HM) e Infantil Albert Sabin (Hias), além da Central de Regulação do Estado. Na atual convocação, os servidores foram lotados no HGF, Hospital de Messejana (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Samu 192 Ceará.

Próximas convocações


De acordo com o Decreto nº 35.409, de 2 de maio deste ano, 2.000 profissionais serão chamados até o fim de 2023, com previsão de mais 800 servidores em dezembro. Outros 3.000 serão convocados até 2026; sendo 1.000 em 2024, 1.000 em 2025 e 1.311 em 2026.

Governo do Ceará contará com R$ 1,8 milhão da União para reforçar ações de combate à fome

 


Recursos serão disponibilizados via BNB e destinam-se à compra de alimentos para abastecer cozinhas solidárias e ao empreendedorismo rural

Nesta sexta-feira (27), em evento realizado na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, nas presenças de agricultores participantes do Programa Agroamigo, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e o governador Elmano de Freitas assinaram um termo de compromisso com o intuito de executar R$ 1.845.000,00 de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), disponibilizados pelo MDS ao Ceará para a aquisição de alimentos destinados exclusivamente a abastecer as unidades produtivas do Programa Cozinha Solidária, que busca combater a fome e a insegurança alimentar e nutricional. No total, o MDS projeta disponibilizar cerca de R$ 25 milhões do PAA para apoiar o abastecimento de cozinhas solidárias.

Para o governador Elmano, “esse protocolo nos coloca de frente com o desafio de, efetivamente, sermos solidários com quem passa fome, com quem não tem oportunidades, que precisa de uma ação imediata do Estado brasileiro”.
Mas, para além das ações, o chefe do Executivo cearense observou que a meta a ser perseguida é a superação da pobreza. “Não queremos sonhar pequeno, não chegamos aqui para fazer projetos que não tenham ousadia. Queremos fazer mais que acolher as pessoas e ajudá-las a superar fome, mas garantir um processo político, econômico no país e nos estados para que essas pessoas tenham oportunidade de sair da pobreza”, afirmou.



Na sua visão, o empreendedorismo é uma das principais alternativas para a superação da pobreza e defendeu, em paralelo às ações imediatas, via programas como o Bolsa Família e o Ceará Sem Fome, o desenvolvimento de um trabalho de capacitação das famílias atendidas e o “fornecimento de crédito, num patamar de juro razoável”, para que invistam e que o negócio seja viável. “Esse sim é um caminho extraordinário para superarmos a extrema pobreza e a pobreza em nosso estado”, afirmou.

Antes da assinatura, Wellington Dias visitou a cozinha da Associação de Moradores Maria José Souza, localizada no bairro Castelão, que atende, principalmente, mães de 140 crianças e jovens, de sete a 24 anos, que participam de programas esportivos desenvolvidos pela associação e/ou apoiados pelo CFO (Centro de Formação Olímpica). Na ocasião, o ministro participou da entrega de quentinhas, bem como de kits do Programa Criando Oportunidades para 20 pessoas da comunidade, que participaram de um curso para formação de confeiteiros, juntamente com a primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, e da secretária de Proteção Social, Onélia Santana.



O ministro parabenizou ambas pelo amplo trabalho que estão realizando, principalmente na área social. “Isso é muito importante”, afirmou, acrescentando que “a diretriz primeira do presidente Lula é integrar esforços, Governo Federal, estado, municípios, comunidade, para o enfrentamento desse desafio, que é tirar o país do mapa da fome”. Ao mencionar a liberação dos R$ 1,8 milhão do PAA para aquisição de alimentos, assegurou: “Vamos liberar muito mais, para seguir com esse trabalho”.

A primeira-dama Lia de Freitas agradeceu ao ministro e ao governador Elmano de Freitas pelo repasse de recursos para a compra de insumos para a produção das refeições nas cozinhas do Ceará Sem Fome. Referindo-se aos que atuam no âmbito do programa, comentou que uma indagação é permanente entre as equipes: “como é que a gente produz tanto e tem tanta mesa e pratos vazios?” Nas suas palavras, “a parceira com o MDS é importantíssima e, em breve, vem boas novas para as cozinhas, numa segunda fase do programa, que será para trazer mais capacitação, criar oportunidades e aumentando os recursos, para, a partir das cozinhas, dar condições para que as famílias possam comprar o próprio alimento”.



A titular da Secretaria de Proteção Social, Onélia Santana, na mesma linha de raciocínio, destacou a importância de apoiar a independência financeira das famílias, que atualmente dependem de programas sociais para sobreviverem. Destacou os programas criados pelo ex-governador Camilo Santana, que foram não apenas mantidos, mas ampliados pelo governador Elmano, notadamente, os voltados para a qualificação profissional, com vistas a proporcionar autonomia econômica às famílias e não apenas a solução de carências imediatas, como a necessidade da alimentação.

As irmãs sexagenárias Maria de Fátima e Jordelina Carneiro Pimenta estão entre as beneficiárias da cozinha solidária da Associação de Moradores Maria José Souza. “Essa comida é uma bênção de Deus, para quem precisa. Não tem sol nem calor que impeçam a gente vir buscar nossas quentinhas”, comentou Maria de Fátima, com “imensa satisfação, porque, na terça-feira, além do almoço, ainda tem a sopa, que levamos pra casa”. Segundo ela, “essa ajuda do governo é muito importante, porque a gente não precisa fazer almoço na semana, somente sábado e domingo e ainda economizamos, para comprar remédios”, justificou.

Ceará Sem Fome


O Programa Ceará Sem Fome já ultrapassou a marca de 1 milhão de refeições distribuídas, desde a abertura da primeira cozinha do programa, em 4 de setembro último. Mais de 800 cozinhas estão em funcionamento, na capital e no interior, com quase 80 mil refeições distribuídas diariamente a pessoas em situação de extrema pobreza no Estado. A meta do programa é de 100 mil marmitas, de segunda à sexta-feira. Com o Cartão do programa, cerca de 43 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, recebem R$ 300 por mês, em 184 municípios.

Governador Elmano de Freitas participa de painel sobre políticas públicas no Expo Favela Ceará

 


O Centro de Eventos do Ceará recebe, nesta sexta-feira (27) e no próximo sábado (28), o Expo Favela Ceará, feira de inovação e empreendedorismo que promove o diálogo entre os trabalhos de startups e empreendedores de favelas com empresários de diversos setores. Na manhã desta sexta, o governador Elmano de Freitas participou de painel sobre políticas públicas. O momento também contou com as presenças do governador do Pará, Helder Barbalho; do presidente da Central Única das Favelas, Preto Zezé; o comunicador Luciano Huck; entre outras autoridades.



Elmano de Freitas destacou a importância de ter um evento desta magnitude em Fortaleza. “Acho muito importante receber um evento como esse. Por muito tempo se falou de periferia apenas no aspecto de violência, sem citar os diversos lados positivos. Com o Expofavela, jogamos luz em práticas positivas que temos nas periferias da nossa cidade e trocamos boas experiências com pessoas de diversos setores e locais”, disse.

A Expo Favela Innovation é uma realização da Favela Holding, produção da InFavela com parceria social da Central Única das Favelas (Cufa). O evento acontece pela primeira vez no Ceará, após obter sucesso em vários pontos do Brasil.

Helder Barbalho ressaltou que a sustentabilidade é uma causa fundamental a ser abraçada pela sociedade para o futuro. “No Pará, incluímos na grande curricular infantil a educação ambiental, para que a criança se conscientize desde o início e também possa contribuir de maneira geral. O compromisso com o meio ambiente é decisivo, é um instrumento para cuidar das pessoas”, pontuou.



Preto Zezé salientou o sentimento de unidade que existe no Expo Favela, lembrando que tais parcerias só são possíveis por eventos como o deste final de semana. “Só temos a agradecer a todos esses parceiros que conseguiram realizar esse sonho possível. Na Expo Favela o nosso sentimento em comum é o da colaboração. É nosso desejo unir todos esses ecossistemas”, comentou.

Inovação sustentável




Ainda em 2016, o professor André Cardoso viu uma oportunidade de ensinar robótica para seus alunos mesmo com pouco recurso. Lotado à época na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Helder Câmara, em Fortaleza, o educador reuniu alguns alunos e assim nasceu o projeto Robótica Sustentável. “Eu estava trabalhando no laboratório de ciências e daí criamos um centro de reciclagem. Com o que era apurado, aproveitamos para fazer robótica”, contou.

Com um instituto criado desde 2022, os pupilos do professor Cardoso seguem inovando até os dias de hoje. Com um stand no Expo Favela, as criações sustentáveis puderam ser expostas para empresários e para as autoridades presentes. “Ano passado tínhamos uma meta de recolher 5 toneladas e conseguimos 6. Neste ano, a meta eram 10 toneladas e já estamos com 12”, comemora.



Membro do instituto e ex-aluno no EEFM Dom Helder Câmara, Edcarlos da Cruz estava com uma das obras em mãos quando chamou a atenção da mesa do painel. O morador do bairro Jardim Guanabara, em Fortaleza, exibiu com orgulho a “Dinomãe”, criada com papelão, baterias usadas de computadores e motores reaproveitados de DVD. “O que fazemos é incrível. No instituto, recebemos também crianças carentes para repassar todos os ensinamentos. Lá elas também recebem alimentação e tudo de forma gratuita”, disse.

PC-CE captura menor suspeito de envolvimento em um homicídio qualificado na cidade de Forquilha

 


Com a ação, um adolescente foi apreendido; outro jovem já havia sido capturado em flagrante pela PMCE

Um trabalho da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou na captura de um adolescente, de 15 anos, que estava sendo investigado por envolvimento em um ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado, ocorrido no dia 30 de setembro deste ano. A apreensão do adolescente aconteceu na tarde dessa quinta-feira (26), na cidade de Forquilha, que pertence à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

Conforme as investigações realizadas pela Delegacia Municipal de Forquilha, dois adolescentes teriam participado do crime. Com o levantamento das informações, um dos suspeitos foi identificado. A unidade policial representou pela busca e apreensão do adolescente, que foi cumprida em diligências realizadas nessa quinta.

Com as diligências para cumprimento da ordem judicial, também foram apreendidos objetos que serão utilizados para subsidiar novas investigações. Após a apreensão, o adolescente foi encaminhado para a Delegacia Municipal de Forquilha, onde foram realizados os procedimentos cabíveis e, em seguida, foi colocado à disposição do Poder Judiciário.

Outro adolescente apreendido

No último domingo (22), o segundo suspeito, um adolescente, de 15 anos, foi apreendido em flagrante pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por outro ato infracional análogo ao crime de homicídio. A ação aconteceu no bairro Cohab, também na cidade de Forquilha, na Região Norte do Estado.
Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone (88) 99401-7724, número de WhatsApp da Delegacia Municipal de Forquilha. O sigilo e o anonimato são garantidos.

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Presidente da Codevasf participa de seminário que discutiu universalização do saneamento básico rural



O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, participou nesta sexta-feira (27) do XII Seminário de Gestão dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural (SISARs) e Centrais. No evento, Marcelo Moreira discutiu sobre a perspectiva para o do saneamento básico rural. 

“Uma das missões da Codevasf é formar parcerias com os municípios para estimular projetos e programas de para o saneamento. É importante destacar que o saneamento traz melhoria significativas na vida da população, principalmente na área da saúde, evitando a proliferação de doenças que podem ser evitadas com o saneamento”, explicou Marcelo Moreira.

Vice-Prefeita de Varjota defende ampliação das delegacias da mulher e cobra respostas sobre assassinato de professora em Varjota.

 


A vice-prefeita de Varjota, Alessandra Pinheiro, a Loura do Povo, sempre foi uma defensora das causas em defesa da mulher, no combate a violência a no incentivo ao protagonismo feminino. 

Com o registro de mais um homicídio de mulher, ocorrido em Varjota, e ainda envolvo a mistérios, Alessandra, tem se posicionado cobrando das autoridades por respostas, tanto no esclarecimento desse caso através de investigações como também o combate direto a esse tipo de crime com coes preventivas e ostensivas. 

Entre seus pedidos, a Loura do Povo, tem solicitado ao estado, através da Secretaria das Mulheres, a implantação de mais delegacias da mulher, inclusive em Varjota, para coibir esse tipo de crime. 

Além de vice prefeita de Varjota, Alessandra representa também todas as vices-prefeitas do Ceará, como presidente da Aviprece.

Abaixo, ofício enviado a Secretaria Estadual de Mulheres: 



quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Aprovada moção de apoio de autoria do Deputado Moses Rodrigues, que amplia o orçamento das Universidades Federais para o ano de 2024


Nesta quarta-feira, 25 de outubro, o Deputado Federal e Presidente da Comissão de Educação na Câmara, Moses Rodrigues (UNIÃO) divulgou em suas redes sociais a aprovação da moção de apoio, de sua autoria, que trata sobre a recomposição e ampliação do orçamento das Universidades Federais para o ano de 2024.

Atualmente a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica congrega 41 instituições, 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, que juntas contabilizam 656 unidades em todo o Brasil, com mais de um milhão e meio de alunos e 82 mil servidores. Além do trabalho educacional, a Rede desenvolve projetos nos âmbitos social, inclusivo e econômico.

O parlamentar falou sobre a aprovação da medida. “É uma grande vitória, este requerimento é de fundamental importância para o fortalecimento da educação e para a redução das graves desigualdades regionais no nosso país. Defender e lutar por melhorias para a educação é uma prioridade do nosso mandato”. Finalizou.

Ceará Sem Fome ultrapassa 1 milhão de refeições entregues desde o início das cozinhas do programa

 



Nesta quarta-feira (25), foram 816 cozinhas em funcionamento em todo o Ceará

O Ceará Sem Fome ultrapassou, nesta quarta-feira (25), o total de 1 milhão de refeições distribuídas desde a abertura da primeira cozinha do programa, em 4 de setembro de 2023. Ao todo, no acumulado do período, foram 1.045.969 marmitas entregues a pessoas em situação de extrema pobreza no estado. No total, já são 816 Unidade Sociais Produtoras de Refeições em funcionamento, sendo 280 em Fortaleza e 536 no interior.

Esse resultado positivo veio no mesmo dia quando a mensagem de lei, enviada pelo governador Elmano de Freitas à Assembleia Legislativa do Ceará e que prevê o repasse ao Tesouro Estadual de R$ 4,6 milhões para a estruturação de cozinhas, foi aprovada pelos deputados estaduais.

A primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa, Lia de Freitas, esteve hoje em uma cozinha na região do Cais do Porto, onde acompanhou a entrega de refeições. Lia destacou que é o potencial das pessoas, que fazem o Ceará Sem Fome, que é o combustível para fazê-lo acontecer. “Estamos com muita alegria no nosso coração, graças a vocês que abraçaram e disseram sim para o Ceará Sem Fome. E aqui eu quero agradecer a cada um e a cada uma, porque sabemos que há uma rede, que chamamos de oficial, mas há também uma rede de voluntários. Então, a gente só tem aqui a agradecer ao trabalho de vocês”, ressaltou.



A cozinha visitada por Lia pertence à Lucimeire Calandrini, ou apenas Meire, como é conhecida. Ela é moradora da região do Titanzinho, no Cais do Porto, em Fortaleza. Todos os dias a cozinha entrega 100 refeições à população mais vulnerável da comunidade. “Sinto muita felicidade. Eu sou bacharel em serviço social, mas eu gosto de fazer o social na comunidade onde moro e represento. Recebi a cozinha com muita satisfação, porque sempre foi um sonho poder dar alimentação às pessoas daqui, desde a pandemia”, revela.

O educador popular Manuel Rodrigues reforçou a fala sobre a solidariedade das pessoas estarem movendo o Ceará Sem Fome. “É importante dizer, primeira-dama, que essas pessoas estão trabalhando, aquilo que foi falado desde o início por você, que é a questão da solidariedade. É isso que está movimentando essas pessoas. Algo que é tão inerente ao ser humano”, finalizou.



Só nesta quarta-feira, 77.017 alimentações prontas foram distribuídas em todo o estado pelo Ceará Sem Fome. A meta do programa é de 100 mil, diariamente, de segunda a sexta-feira.

Sertão Vivo: Ceará terá R$ 252 milhões para beneficiar 63 mil famílias

 



O Ceará será contemplado com R$ 252 milhões do “Projeto Sertão Vivo, Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste”. O programa, lançado nesta terça-feira (24) pelo Governo Federal, tem o objetivo reduzir a mudança climática, fortalecer a agricultura familiar, aumentar a produtividade e combater a fome no Nordeste.

O secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Marcos Jacinto, reforçou a importância do recurso para as famílias cearenses. “O Ceará conquistou um grande recurso na ordem de R$ 252 milhões, que vai beneficiar 63 mil famílias no semiárido do Ceará. A conquista é uma grande ação do Governo do Estado, de todo o sistema da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, para benefício direto das famílias de agricultores e agricultoras”, informou.

Os valores repassados para os nove estados do Nordeste foram determinados de acordo com quatro critérios: pobreza rural, vulnerabilidade climática, insegurança alimentar e disponibilidade hídrica.

Ao todo, R$ 1,75 bilhão beneficiará 430 mil famílias no Semiárido nordestino. Dos recursos investidos no programa, R$ 1 bilhão provém do BNDES e R$ 475 milhões vêm do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), agência das Nações Unidas, e do Fundo Verde para o Clima, também ligado às Nações Unidas.

Entre os principais objetivos do Projeto Sertão Vivo estão:

– Aumento da resiliência das comunidades rurais do semiárido da região Nordeste às mudanças climáticas;
– Adoção de tecnologias de captação, armazenamento e reuso da água;
– Diversificação da produção agrícola, com aumento de produtividade e restauração de biomas;
– Aumento da capacidade de resistir aos eventos de seca;
– Redução da emissão de gases de efeito estufa



Ceará Sem Fome

O Ceará faz parte do grupo dos quatro estados inicialmente classificados no edital. Os outros são Bahia (R$ 299 milhões), Rio Grande do Norte (R$ 150 milhões) e Pernambuco (R$ 299 milhões).

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, que esteve presente na solenidade de lançamento do Sertão Vivo, destacou que os projetos selecionados podem ser capacitados para atender, já a partir de 2024, o Programa Ceará Sem Fome. “As famílias serão capacitadas, irão produzir e terão apoio para fazer a venda de produtos e, portanto, superar a situação de maior pobreza que elas vivem. Evidentemente, nós vamos com isso poder apoiar desde a capacitação, à produção, à comercialização de famílias de agricultores familiares. E para minha alegria, as famílias beneficiadas poderão produzir, inclusive, para as cozinhas do Ceará Sem Fome”, afirmou o gestor estadual.

Mais detalhes sobre o Programa Ceará Sem Fome aqui.

Alece aprova abertura de crédito para a Secretaria de Proteção Animal

Votação realizada durante sessão legislativa desta quarta-feira - Foto: Junior Pio


O Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta quarta-feira (25/10), 17 matérias, entre projetos de lei complementar, de lei e de indicação, sendo oito de iniciativa do Governo do Estado e nove de parlamentares.

Entre as matérias do Poder Executivo, dois projetos de lei tratam de abertura de crédito. O 100/23 autoriza a abertura de crédito especial de R$ 900 mil no orçamento do Poder Executivo estadual para viabilizar o funcionamento da recém-criada Secretaria da Proteção Animal (Sepa). Os recursos serão utilizados na aquisição de material permanente, manutenção de serviços administrativos e de tecnologia da informação (TI), folha de pagamento e ações de promoção do bem-estar de animais domésticos, por meio de parcerias e apoio a entidades que trabalham com atendimento a cães e gatos.

O 101/23 autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 3,3 milhões no orçamento de 2023 para incluir novas ações nas secretarias da Pesca e Aquicultura (SPA) e do Desenvolvimento Econômico (SDE). Na SPA, a ação visa apoiar o setor pesqueiro com estudos e diagnósticos. Na SDE, a ação busca aumentar a produtividade e competitividade do agronegócio com consultoria e capacitação.

Também do Governo do Estado, o projeto de lei 97/23 altera a Lei Estadual nº 18.481/2023, que autorizou a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) a desempenhar competências na área de aquicultura e pesca até a habilitação da Secretaria de Pesca e Aquicultura (SPA) junto ao Governo Federal.

Não havia menção à previsão de que a Adagri também pudesse realizar a atividade de controle e fiscalização da produção, captura, industrialização, comercialização, armazenagem e transporte dos recursos pesqueiros e aquícolas. Esse projeto visa incluir essas atribuições na lei, permitindo que a Adagri continue exercendo a autorização da atividade pesqueira e aquícola no Ceará.


*ALECE
Por Lindalva Montezuma/Gleydson Silva /Samaisa dos Anjos
Edição: Adriana Thomasi

Cláudio Pinho enaltece lançamento do edital do Bolsa Jovem em Fortaleza

Deputado Claudio Pinho (PDT) - Foto: Junior Pio


O deputado Cláudio Pinho (PDT) enalteceu, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quinta-feira (26/10), o lançamento do edital Bolsa Jovem pela Prefeitura de Fortaleza, que beneficiará 3.500 jovens.

De acordo com o parlamentar, os jovens beneficiados receberão, durante 12 meses, R$ 300, totalizando um investimento de R$ 12,6 milhões na juventude de Fortaleza.

“Gerando emprego e renda para que eles possam ter um futuro melhor. Vão continuar estudando, e estudando receberão essa bolsa. É dessa forma que a Prefeitura de Fortaleza trabalha pelos nossos jovens, o maior programa de inclusão para os jovens do Brasil”, pontuou.

Cláudio Pinho afirmou que somente investindo na juventude é que o Brasil poderá crescer de fato, “com uma sociedade mais justa e humana”.

*ALECE
Por Gleydson Silva
Edição: Adriana Thomasi

Bruno Pedrosa celebra um milhão de refeições entregues pelo Ceará Sem Fome

Deputado Bruno Pedrosa (PDT) - Foto: Junior Pio

O deputado Bruno Pedrosa (PDT) destacou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (26/10), que foi alcançado hoje o número de um milhão de refeições entregues pelo programa Ceará Sem Fome.

Para o parlamentar, trata-se de uma marca expressiva para a população cearense, principalmente para aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social. “É uma política pública extremamente importante para atender quem mais precisa no Estado”, ressaltou.

O programa tem sido exemplo para o Brasil, segundo ele, e já está nos planos do presidente Lula para ser replicado em todo o País.

*ALECE
Por Ricardo Garcia
Edição: Adriana Thomasi

Fernando Santana destaca reunião da CPI da Enel e aponta que empresa está prejudicando o Ceará

Deputado Fernando Santana (PT) - Foto: Junior Pio


O deputado Fernando Santana (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quinta-feira (26/10), a reunião realizada ontem (25/10) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Enel e apontou que a empresa tem dificultado investimentos de empresas de energia no Estado.

O colegiado realizou mais uma oitiva e recebeu o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia. De acordo com Fernando Santana, Rodrigo Sauaia destacou que, apesar do potencial energético do Ceará, há diversos projetos barrados pela Enel no Estado.

“Só de pedidos para trabalhar no segmento de energia solar são 157 projetos represados na Enel, 726 milhões em investimentos represados, 5.445 empregos que estão deixando de ser gerados e R$ 2,2 bilhões que deixaram de entrar na economia local por descaso da Enel. Descaso porque a empresa tem dinheiro para fazer os investimentos e não faz”, afirmou o presidente da CPI da Enel na Alece.

O custo de instalação desses projetos, conforme o parlamentar, gira em torno de R$ 4 milhões, mas a Enel aumenta esse valor para cerca de R$ 233 milhões para os empresários se instalarem no Ceará. Fernando Santana chamou a atenção ainda para que esse cenário não atrapalhe o desenvolvimento previsto com a instalação de energias renováveis.

O deputado Felipe Mota (União), em aparte, afirmou que a Enel deveria ser uma parceira do Governo do Ceará no caminho do desenvolvimento, mas, atualmente, “é o maior inimigo no desenvolvimento, crescimento e na geração de renda, no crescimento do setor produtivo, porque está criando imbróglios que assustam o mercado. Segundo ele, é necessário agir de imediato, para não perder as oportunidades em vista no Ceará, e defendeu uma nova concessão. “Vamos fazer um novo leilão, com novas características ambientais, com novas regras, mostrando onde serão instaladas as novas linhas de transmissão, estações, para que o Ceará cresça e tenha o desenvolvimento merecido, inclusive no interior do Estado”, observou.

O deputado Almir Bié (Progressitas) corroborou com Felipe Mota e defendeu uma nova concessão de empresa de energia. Já o deputado Bruno Pedrosa (PDT) enfatizou as perdas de investimentos e de geração de empregos no Ceará diante dos projetos represados na Enel.

*ALECE
Por Gleydson Silva
Edição: Adriana Thomasi

Gabriella Aguiar destaca campanha Outubro Prateado voltada ao envelhecimento saudável

Deputada Gabriella Aguiar (PSD) - Foto: Junior Pio


A deputada Gabriella Aguiar (PSD) destacou, durante o tempo de explicações pessoais da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará desta quinta-feira (26/10), a campanha Outubro Prateado, com ações voltadas para a conscientização do envelhecimento saudável, instituída no Ceará por lei oriunda de projeto de sua autoria. Segundo a parlamentar, a campanha envolve seminários, debates e ações com foco no idoso e no envelhecer.

Em Tauá, Gabriella Aguiar participou do lançamento do programa Maior Cuidado, para atender idosos, fornecendo apoio institucional às famílias que cuidam de idosos frágeis. Na avaliação da deputada, é necessário implantar esse programa em todo o Estado. “Esse programa tem a missão de oferecer uma rede de apoio e assistência social dedicada a idosos que têm fragilidade clínica ou vulnerabilidade social”, pontuou.

A parlamentar relatou também que participou durante o mês de diversas ações voltadas à saúde dos idosos e para a saúde feminina e de iniciativas da campanha Outubro Rosa.

Gabriella Aguiar convidou ainda para a sessão solene em celebração aos 16 anos da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), que será realizada na sexta-feira (27/10), no Plenário 13 de Maio. “A Unipace tem mostrado a capacidade de estimular o conhecimento e de ser instrumento de participação e cidadania, tanto para os que integram o Legislativo do Estado, câmaras municipais e servidores públicos em geral”, disse.

*ALECE
Por Gleydson Silva
Edição: Adriana Thomasi

Com mais de 30 Areninhas inauguradas em 2023, Governo do Ceará leva oportunidades à população

 

Cerca de 80 areninhas estão com obras concluídas e prestes a serem entregues

O Governo do Ceará inaugurou, nesta quarta-feira (25), mais uma areninha. Desta vez, a de número 330 foi entregue aos cearenses do distrito de Riacho Verde, em Quixadá. A cerimônia contou com a presença do assessor especial de Assuntos Municipais da Casa Civil, Arthur Bruno – representando o governador Elmano de Freitas; do secretário de Esportes, Rogério Pinheiro; do deputado estadual Osmar Baquit; do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira e outras autoridades locais.

Artur Bruno ressaltou a mudança que a chegada de equipamentos desse porte trazem a distritos mais distantes, como é o caso de Riacho Doce. “O que nós estamos vendo aqui é um sonho que se tornou realidade. O povo de Quixadá tem direito a equipamentos como este. Todos sonharam junto”, destacou o assessor especial.



“A gente tem percebido que a areninha não é apenas um equipamento de esporte, é de lazer, saúde e segurança pública. Porque os jovens em vez de está por aí, sem saber o que fazer, tem onde investir seu tempo. Além disso, ela também acaba virando um local de geração de emprego e renda, porque onde tem areninha tem movimentação para crescer um comércio. É benefício por completo para a comunidade”, completou Arthur Bruno.

À frente da secretaria responsável por este, que é considerado o maior projeto esportivo do país, o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, enfatizou a importância das Areninhas na vida dos jovens.



“São 330 areninhas entregues, em todos os 184 municípios do Ceará. Aqui podemos ver a evolução que as as Areninhas levam para os jovens. São alguns metros que separam o campinho de terra batida que essas crianças jogavam, para a areninha, que é o que tem de mais moderno nessa área do esporte”, pontuou o secretário Rogério. “Esse equipamento é tão importante, que traz benefícios no esporte, saúde e economia local. Então, cuidem desse equipamento, que foi feito com o que é de melhor, para que ele possam durar muito tempo e assim mudar vidas por muito tempo”, complementou.

Com 31 areninhas entregues em 2023, o Governo do Ceará totaliza 330 em todo o estado, sendo 217 construídas no interior e 113 na capital cearense. Cerca de outras 80 já estão quase concluídas e prestes a serem inauguradas, com mais 85 em construção e mais de 150 aguardando início das obras.



Esperança no olhar

O adolescente de 13 anos, Francisco Vinicius, nasceu na comunidade do Riacho Doce. Ele sempre amou futebol e comemorou a chegada da areninha da comunidade. Tendo o jogador português Cristiano Ronaldo como ídolo, Francisco Vinicius enxergou a esperança no equipamento esportivo.

“Muito bom ter isso aqui. Antes a gente jogava em um campo ruim, só areia, cheio de buracos. Agora tem essa areninha com iluminação para a gente fazer o que gosta. Jogar!”, comemorou Vinicius.



Parceria com os municípios

A areninha chamada Raimundo Bento de Araújo – líder comunitário do Riacho Doce -, é um equipamento com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. O equipamento, classificado como do Tipo II, representa um investimento de R$ 320.593,04 e tem área de 1.200 m².

Grato pela parceria com o Governo do Ceará, o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, pontuou a felicidade por essa parceria, que trouxe um fruto tão importante para a população quixadaense. “Esse distrito vivencia o esporte, um dos distritos que mais gosta de futebol. Então, não foi à toa que foi escolhido para ser o primeiro distrito de Quixadá a receber uma areninha”, comentou o prefeito.



“Quero falar da emoção e da alegria de participar desse evento tão esperado. Da realização desse sonho, que é a entrega da areninha do Riacho Verde. Quero agradecer ao Governo do Estado, por fazer possível esse momento. Com essa parceria e união, o nosso Quixadá continuará crescendo cada vez mais”, concluiu Ricardo Silveira.

Governo do Ceará isenta produtos de cooperativas da agricultura familiar e de agroindústrias da cobrança de ICMS

 

Decreto assinado pelo governador Elmano de Freitas é válido para os produtos desta categoria fornecidos às Cozinhas do Ceará Sem Fome

Nesta quinta-feira (26), o governador Elmano de Freitas assinou decreto que regulamenta a isenção de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para produtos de cooperativas da agricultura familiar e de agroindústrias fornecidos às cozinhas do Programa Ceará Sem Fome.

“Aqueles agricultores familiares, as suas cooperativas, que fornecem alimentos para as cozinhas (do Ceará Sem Fome) não vão pagar nenhum imposto de ICMS no Ceará. Portanto, as cozinhas vão poder comprar os produtos mais baratos ou esse recurso, essa diferença, vai ficar com os agricultores familiares para ele melhorar a sua renda”, destacou Elmano de Freitas.

O Estado aprovou o convênio ICMS 135/2023, estabelecido no último mês de setembro, no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Essa adesão ocorreu na 190ª Reunião Ordinária do Confaz, possibilitando a isenção de imposto.

Com isso, haverá o fortalecimento das políticas públicas locais de combate à fome, principalmente, o Ceará Sem Fome, que atingiu, nessa quarta-feira (25), a marca de mais de 1 milhão de refeições entregues à população cearense em situação de vulnerabilidade social.



Como funciona

A isenção do ICMS ocorre nas saídas internas de mercadorias de cooperativas de agricultores familiares, cooperativas de agroindústria familiar e de agroindústrias familiares.

No caso do Ceará, a isenção é realizada quando destinadas às Redes de Unidades Sociais Produtoras de Refeições, criadas pela da Lei Estadual nº 18.312, de 17 de fevereiro de 2023, que institui o Programa Ceará sem Fome.

“É importantíssimo, pois reduz o custo dessas refeições podendo cada vez mais propiciar alimentação para quem tem fome no Ceará. E acaba também ajudando os agricultores familiares que produzem alimentos para o Ceará Sem Fome”, afirmou o secretário da Fazenda, Fabrizio Gomes.

Com isso, o objetivo maior é dar incentivo fiscal às cooperativas da agricultura familiar e agroindústrias para que elas se mobilizem em torno do Programa Ceará Sem Fome.



Programa Ceará Sem Fome

O Ceará Sem Fome é um programa permanente de combate à fome no estado, que reúne o trabalho e os esforços de instituições públicas e privadas, além do engajamento da sociedade civil.

O programa desenvolve ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais carente do estado, estando presente nos 184 municípios cearenses com o Cartão Ceará Sem Fome, que já beneficia mais de 43 mil famílias com o repasse mensal de R$ 300.

“É muito importante que as nossas crianças sejam alimentadas na fase inicial, de desenvolvimento. O governador Elmano de Freitas assinou um decreto que concede isenção para as mercadorias de agricultores familiares. É mais um avanço, mais uma frente do Ceará Sem Fome. A gente está muito feliz. É mais um passo para trazer comida de qualidade para as pessoas que mais precisam”, pontuou Lia de Freitas, primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa Ceará Sem Fome.

Diariamente, há também a distribuição diária refeições através das cozinhas a pessoas em vulnerabilidade social que não são ainda contempladas com o Cartão.

Já são 816 cozinhas abertas em 122 municípios, sendo 280 em Fortaleza e 536 no interior, com 77.017 refeições distribuídas diariamente. No geral, de 4 de setembro a 25 de outubro, foram entregues 1.045.969 refeições por meio do programa.

Ao todo, serão 1.298 cozinhas funcionando em toda as regiões do Ceará, com um total de 100 mil refeições diárias. O investimento é superior a R$ 87 milhões até dezembro deste ano de 2023.

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Relator da LDO de 2024, Danilo Forte espera multiplicar recursos para atendimento a crianças autistas

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Danilo Forte: criação de núcleos de atendimento deve estimular mercado de trabalho

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 (PLN 4/23), deputado Danilo Forte (União-CE), solicitou aos parlamentares que coloquem recursos de emendas orçamentárias em núcleos de atenção às crianças com transtorno de espectro autista. Ele disse que o projeto do Orçamento (PLN 29/23) veio com R$ 156 milhões para a criação e a manutenção desses núcleos, mas que espera multiplicar os recursos por cinco por meio de emendas.

Danilo Forte lembrou que os parlamentares têm que destinar pelo menos 50% das suas emendas individuais e de bancada para a área de saúde. O assunto foi debatido pela Comissão Mista de Orçamento nesta quarta-feira (25).

A prefeita de Irauçuba (CE), Patrícia Maria Barreto, disse que a cidade tem um núcleo infantil que atende pessoas com esse transtorno, mas também o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e síndrome de Down, entre outros problemas de saúde mental. Ela disse que o custo anual do núcleo é de R$ 605 mil, porque é necessária uma equipe de saúde multidisciplinar para atender 235 crianças.

Para Danilo Forte, a criação dos núcleos de atendimento deve mexer com o mercado de trabalho dos profissionais de saúde, aumentando, por exemplo, a formação de terapeutas ocupacionais.

O deputado Domingos Sávio (PL-MG) disse que vai direcionar uma parte de suas emendas para a criação de um núcleo em Divinópolis, mas ressaltou a questão da educação regular. “Uma questão para a gente analisar com cuidado dentro do orçamento da educação para que toda escola pública tenha uma condição melhor para esse processo de inclusão. Não só o centro que está mais ligado à saúde, mas toda a escola pública”, disse.

Josiane Torres, do Ministério da Educação, disse que, nos últimos cinco anos, as matrículas de crianças e adolescentes com autismo aumentaram quase quatro vezes. Segundo ela, o grande desafio é manter esses estudantes e capacitar os professores.

Lídice Braga, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, disse que existe uma pulverização dos recursos, o que dificulta o direcionamento para a formação dos professores e a ampliação de salas de aula.

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Reportagem - Silvia Mugnatto
Edição - Geórgia Moraes

Governador discute flexibilidade no diálogo do Governo Federal com cada estado em reunião com ministros da Educação e Gestão




Durante o encontro, que reuniu ainda os outros governantes de estados do Nordeste, foi discutido o auxílio financeiro a estudantes do Ensino Médio

Com agenda cheia em Brasília, o governador Elmano de Freitas participou, na manhã desta terça-feira (24), de uma reunião com os governadores do Nordeste; o ministro da Educação, Camilo Santana; e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para debater o auxílio financeiro para incentivo dos estudantes do Ensino Médio, que logo será anunciado pelo Governo Federal.

Com temas voltados para a área da educação, como o auxílio financeiro a estudantes como alternativa de combate à evasão escolar, e com foco do Governo do Estado direcionado para tornar 100% das escolas estaduais em Escolas em Tempo Integral, o governador Elmano de Freitas elogiou a iniciativa do Governo do Brasil. “Essa é uma importante medida de combate à evasão escolar ao oferecer condições para os jovens continuarem os estudos, apesar das dificuldades financeiras”, destacou o governador.



O chefe do Executivo Cearense também ressaltou a necessidade do diálogo com os estados, para assim entender a realidade de cada um, e pontuou a importância de uma flexibilização para cada ente da federação aderir ao programa de acordo com suas realidades e prioridades.

“Quero pontuar a questão das realidades diversas. É muito importante que o Governo Federal possa abrir a possibilidade de que nós tivéssemos, no programa nacional, uma flexibilidade para que os estados pudessem fazer parceria e se adequando à realidade de cada um, que pudéssemos aderir no diálogo com a realidade de cada ente da Federação”, pontuou o governador.

Por meio das redes sociais, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância de investimentos e desse diálogo com os representantes de cada estado em prol do avanço da educação brasileira. “Não podemos perder mais nenhum estudante neste país. Esse auxílio financeiro é mais um compromisso do MEC e do presidente Lula com os jovens e com a construção de um presente e futuro melhores”, finalizou.

Presentes


Também estiveram na reunião: Paulo Dantas, de Alagoas; Jerônimo Rodrigues, da Bahia; Carlos Brandão, do Maranhão; João Azevedo, da Paraíba; Raquel Lyra, de Pernambuco; Rafael Fonteles, do Piauí; Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte; e Fábio Mitidieri, de Sergipe.

Governador Elmano de Freitas anuncia pacote de concursos e convocação de 637 professores do cadastro de reserva da Educação

 





Entre as pastas que tiveram certames autorizados, estão Sistema Socioeducativo, Sistema Penitenciário e Planejamento

Em sua conversa semanal com os cearenses por meio das redes sociais, o governador Elmano de Freitas anunciou um pacote de concursos para nove órgãos. De acordo com o chefe do Executivo Estadual, todos os certames estão autorizados para iniciar o processo de seleção. As pastas selecionadas para que sejam realizados concursos são: Arce (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará), CEE (Conselho Estadual de Educação), Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), PGE (Procuradoria-Geral do Estado), SOP (Superintendência de Obras Públicas), PC-CE (Polícia Civil do Estado do Ceará), SAP (Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização), Seplag (Secretaria do Planejamento e Gestão) e Seas (Superintendência Estadual do Sistema Socioeducativo).

Em sua fala, Elmano de Freitas destacou, dentre os concursos autorizados, o da PC-CE. “É a ação mais estratégica para a Segurança Pública. Nós precisamos de informação e investigação aprofundada para o enfrentamento às organizações criminosas. Eu sei da importância de ter a presença efetiva da Polícia nas comunidades e do trabalho de prevenção da juventude, mas nós também precisamos ter inteligência, utilização da tecnologia e investigação, principalmente procurando encontrar e prender os chefes dessas organizações criminosas”, pontuou o governador.

Chamada de professores


Na mesma live desta quarta-feira (25), o governador do Ceará também divulgou, após pergunta do internauta Carlos George, o calendário de chamamento de 637 concursados do cadastro de reserva do último concurso da Educação no Estado. Segundo ele, o edital de convocação está previsto para o próximo dia 30 de novembro com todo o processo sendo finalizado até o fim do mês de janeiro.

“A prorrogação, conforme eu disse, foi feita. A Secretaria da Educação já fez o cronograma para chamar os professores. Nós vamos ter um edital convocando no dia 30 de novembro. Nós fizemos um cronograma para que você seja chamado e que, ao final desse cronograma, você esteja pronto para iniciar o novo ano letivo”, destacou Elmano aos professores, lembrando que o calendário segue com entrega de documentação, perícia médica e locação dos professores.

Depois disso, a publicação da nomeação dos professores está prevista para 15 de janeiro de 2024. A posse deve ser realizada em 26 de janeiro, com o início das aulas do próximo ano letivo marcado para 29 de janeiro.



Mais pergunta de internauta

Elmano de Freitas comentou também sobre o Hidrogênio Verde. O internauta Joaquim da Silva perguntou sobre o interesse do Estado na fonte de energia limpa e a motivação constante do governador em buscar acordos na área. “É a nova economia que vai surgir no Ceará. E o hidrogênio verde vai substituir, por exemplo, a gasolina. Em vez de colocar, por exemplo, óleo diesel em um caminhão, vai se colocar hidrogênio verde. Mas, para isso, é preciso ter muita energia e água. A gente vai gerar muitas oportunidades de emprego para os cearenses com a instalação de indústrias e produção do hidrogênio verde. E o que a gente está conversando é para trazer as indústrias para o Ceará e também as empresas que fabricam as peças. Porque são indústrias que precisam de muitas peças para funcionar”, comentou.

Ele citou ainda o desenvolvimento de outras energias renováveis, como a energia solar, no qual o Ceará é pioneiro. Em destaque, ele citou os parques dos municípios de Mauriti e Jaguaretama.



Agenda da semana

O governador do Ceará revisitou ainda as principais atividades dos últimos dias, destacando a inauguração da CE-596, no distrito de Candeias, em Baturité, que vai facilitar os deslocamentos da população até o centro do município. Houve ainda, na semana anterior, a assinatura do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), destinando R$ 4,6 milhões para o programa Ceará Sem Fome. O objetivo é que sejam comprados utensílios e equipamentos para a estruturação das cozinhas cadastradas. A mensagem foi enviada à Assembleia Legislativa para ser apreciada e votada.

O grande destaque da semana foi o lançamento de mais uma edição da CNH Popular, que beneficiará 25 mil cearenses de baixa renda, em situação de vulnerabilidade e também para pessoas com deficiência. Todo o processo para a retirada da habilitação será bancada pelo Estado, que investirá R$ 30 milhões. Considerado um sucesso, o programa teve inscrições esgotadas em cerca de 7 horas após a abertura da página de inscrições.

Secretaria da Proteção Animal e Uece realizam reunião para alinhar oferta dos serviços veterinários

 


O secretário da Proteção Animal, Célio Studart, e o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, realizaram reunião, nessa terça-feira (24), para alinhamento da ampliação e gratuidade dos serviços de atenção veterinária prestados por meio do Hospital da Faculdade de Veterinária (Favet) da instituição.

A discussão de orçamento para essas ações abrange a continuidade aos serviços já ofertados e o processo de inclusão de novos procedimentos. A inauguração do setor de atendimento aos animais de grande porte também deve acontecer em breve.

A estimativa é que a ampliação dos serviços potencialize os atendimentos da unidade veterinária, saltando de 52.700 mil/ano (atual) para 300 mil/ano.