quinta-feira, 10 de abril de 2025

Cláudio Pinho defende plebiscito para decidir sobre a renovação de contrato com a Enel

Deputado Cláudio Pinho (PDT) em pronunciamento no primeiro expediente desta quarta-feira (09/04) - Foto: Júnior Pio / Alece

O deputado Cláudio Pinho (PDT) defendeu, durante pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (09/04), a realização de plebiscito para a população votar na continuidade ou não dos serviços da Enel no Ceará.

De acordo com ele, a Alece não pode deixar de propor plebiscito à população. Cláudio Pinho avaliou ainda que a falta de pressão popular pode resultar em prejuízos à população. “Vejam só, se nós não fizermos pressão, nós vamos sentir nos gabinetes a dor do sertanejo, do fortalezense, a dor da falta de energia ou do bom serviço prestado, caso a Alece se omita”, comentou.

O parlamentar ressaltou ser a favor da valorização do trabalho produzido pela Alece na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel. Conforme Cláudio Pinho, todos os deputados assinaram o requerimento que criou o colegiado, cuja conclusão denunciou a má prestação de serviços da empresa.

“Sou a favor da população e da valorização do Parlamento, porque todos os deputados assinaram o requerimento, trabalharam e concluíram que o serviço da Enel estava sendo malfeito”, avaliou. O deputado convidou os parlamentares a se juntarem a ele para suspender a renovação de contrato com a Enel.

“Vamos escolher o que queremos, não podemos ficar parados. Nós ingressamos com ação popular na Justiça Federal. Vamos conversar com a juíza que analisa o caso? Vamos acostar o processo pedindo a suspensão de qualquer ato tomado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sem a consulta popular? Sem analisar o relatório, concluí-lo pela CPI da Enel?”, questionou.

Cláudio Pinho salientou ainda que a população conta com três operadoras de telefonia e, caso o usuário fique insatisfeito com o serviço, pode mudar de empresa. “Quando você chega em casa, usa a internet e o telefone, mas está insatisfeito com o serviço, você muda, mas a energia é diferente, é um monopólio, pois é uma empresa de energia só aqui no Ceará”, criticou.

Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PL) concordou com o colega. Segundo ela, a Alece não pode deixar de avaliar a renovação de contrato com a Enel no Ceará. A parlamentar ressaltou que a população não deseja a renovação devido aos prejuízos sofridos pelo serviço da empresa. “Eu espero que possamos avaliar a possibilidade de puxarmos a responsabilidade, porque nós temos em mãos o documento da CPI da Enel, que é forte, e dizer que não queremos a renovação”, afirmou.

*ALECE
Por Lincoln Vieira
Edição: Geimison Maia

Inscrições para concurso de delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) se encerram nesta sexta-feira (11)

 


As inscrições para o concurso de delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) se encerram nesta sexta-feira (11). Ao todo, o certame prevê 100 vagas para o cargo com a remuneração inicial de mais de R$ 22.165,33. O edital foi lançado em 14 de março de 2025.

Durante o anúncio, realizado por meio das redes sociais, o governador do Ceará, Elmano de Freitas enfatizou a importância do fortalecimento da PCCE, por meio do concurso, para o enfrentamento ao crime no estado. “Eu tenho absoluta convicção de que o fortalecimento da Polícia Civil é uma estratégia muito importante para o enfrentamento dessas organizações criminosas”, disse. O gestor ainda aconselhou os candidatos. “Estudem muito, se dediquem, para vocês poderem integrar essa importante instituição para as Forças de Segurança do Estado do Ceará”, complementou.

As inscrições estão abertas no site do do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Serão 100 vagas diretas, sendo 75 para ampla concorrência, cinco para candidatos com deficiência e 20 vagas para candidatos negros e pardos.

O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, ressalta a importância da profissão. “Este é o primeiro concurso para delegado em quase uma década desde a última seleção. A ampliação dos quadros da Polícia Civil do Ceará faz parte do programa Ceará Contra o Crime, do Governo do Estado”.

Além das provas objetiva e discursiva, previstas para 25 de maio, o candidato também passará por um teste de aptidão física, avaliação psicológica e prova oral.


Texto e fotos: Ascom PCCE

terça-feira, 8 de abril de 2025

Papel do Parlamento é enaltecido em solenidade alusiva aos 190 anos da Alece

  Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Dário Gabriel / Alece


Os 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), celebrados nesta segunda-feira (07/04), foram comemorados em sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio. A comemoração, que atende a solicitação do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), e do deputado Heitor Férrer (União), contou com a presença de parlamentares, ex-parlamentares e autoridades da política cearense, que enalteceram a atuação e importância da Casa Legislativa para o estado do Ceará.

Romeu Aldigueri ressaltou que, desde a fundação, em 1835, a Alece tem sido a voz legítima do povo cearense. “É o palco onde se constroem as leis que regem nossa sociedade, onde se travam debates que refletem os anseios da população e onde se decide, com responsabilidade e compromisso, o futuro de milhões de cearenses”, afirmou.



Presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB) falou sobre a importância do Parlamento para o Ceará - Foto: Marcos Moura

Para ele, conduzir o Parlamento em um momento tão significativo salienta a “grandeza da responsabilidade que me foi confiada e a honra de estar à frente do Legislativo cearense nesta data tão especial”.

Defender os valores democráticos com toda a vigilância, dedicação e compromisso que o trabalho exige, ainda de acordo com ele, “é uma tarefa coletiva”. “Não se constrói um Estado melhor sem união. E esta Assembleia, ao longo dos seus 190 anos, tem demonstrado que, quando trabalhamos juntos e colocamos o interesse público acima de qualquer diferença, podemos transformar realidades e melhorar a vida dos cearenses”, considerou.

O Ceará, conforme Romeu Aldigueri, tem sido exemplo para todo o Brasil, especialmente em razão de o Parlamento chegar aos 190 anos como um dos mais transparentes do País. “E seguiremos trabalhando para que seja a mais transparente do Brasil, pois governar com transparência é governar com respeito ao povo”, defendeu.


Governador do Ceará, Elmano de Freitas avaliou como o debate de ideias que ocorre na Casa contribui para o desenvolvimento do Estado - Foto: Marcos Moura

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, que já atuou como parlamentar na Alece, também assinalou a importância de reconhecer o trabalho feito por cada ex-presidente da Casa. Ele ressaltou que o Parlamento cearense é composto por homens e mulheres com pensamentos, ideologias e ideias sobre o que é melhor para o povo cearense.

“Diante disso, podemos perceber que o debate político realizado aqui é feito de maneira grandiosa, visto que, com tantos pensamentos diferentes, na hora da divergência, todos buscam o consenso, momento em que a habilidade dos nossos políticos se sobressai e caminha na direção do que é melhor para suprir as demandas do nosso povo”, disse.

O senador Cid Gomes (PSB-CE), que presidiu a Alece entre 1995 e 1996, também reforçou que o Parlamento é uma escola para os que almejam chegar ao Poder Executivo. “As diferentes visões que temos oportunidade de perceber aqui são muito úteis, visto que é possível perceber a multiplicidade de situações vivenciadas aqui, facilitando o convívio com as diferenças”, comentou.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, que presidiu a Alece por duas legislaturas, pontuou algumas ações de seu mandato como presidente da Casa, como a criação do Centro Inclusivo de Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), a adesão da Casa ao pacto global da Organização das Nações Unidas por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a ampliação da Procuradoria Especial da Mulher, a expansão do Escritório Frei Tito de Alencar, que chegou ao Cariri, entre outras.

De acordo com ele, “cada projeto elaborado e aprovado, cada discussão encaminhada nesta Casa tem como objetivo fazer do Ceará um Estado mais humano, justo e sustentável”, defendeu.

Também ex-presidente da Alece e representando os homenageados da noite, o secretário das Cidades do Ceará, Zezinho Albuquerque, lembrou as diversas crises enfrentadas pelo Parlamento cearense ao longo de sua história e enalteceu a contribuição de parlamentares e servidores durante esses momentos. “O Ceará tem sorte com seus governantes e com seu Parlamento, que é forte e unido naquilo que é melhor para o povo, mesmo com as diferenças de pensamento e ideologia”, frisou.

Durante a sessão, foi lançada uma nova edição da Constituição do Estado do Ceará, em linguagem simples. O trabalho de atualização foi realizado pela equipe da Diretoria Legislativa da Alece.



Nova edição da Constituição Estadual foi lançada durante a sessão solene - Foto: Marcos Moura

Durante a solenidade, dezoito ex-parlamentares que passaram pela Presidência da Casa ao longo das últimas décadas foram homenageados. São eles: Mauro Benevides - representado por David Santa Cruz Benevides -, Antônio dos Santos, Pinheiro Landim, Chico Aguiar, Arthur Silva Filho - representado por Homero Cals Silva -, Cid Gomes, Moésio Loiola, Luiz Alberto Vidal Pontes, Teodorico José de Menezes Neto, Marcos César Cals Oliveira, Domingos Filho, Gony Arruda, Francisco Caminha, Roberto Cláudio - representado pelo deputado Antônio Henrique (PDT) -, José Sarto, José Albuquerque, Evandro Leitão e Fernando Santana.

Foi feito ainda minuto de silêncio em homenagem póstuma à ex-deputada estadual Zélia Mota. Primeira mulher eleita para o Parlamento cearense, Zélia Mota exerceu o mandato entre 1975 e 1978, sendo pioneira em muitos aspectos, especialmente pelo caráter social das bandeiras de seu mandato.

A comemoração seguiu com apresentação de uma prévia da série de documentários inéditos sobre os 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A mesa da sessão solene contou ainda com a participação do procurador-geral de Justiça do Estado, Haley de Carvalho Filho; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rholden Botelho de Queiroz, e da defensora pública geral do Estado, Sâmia Costa Farias Maia.

Os deputados Bruno Pedrosa (PT), Cláudio Pinho (PDT), Heitor Férrer (União), Leonardo Pinheiro (Progressistas), Felipe Mota (União), Jô Farias (PT), De Assis Diniz (PT), Guilherme Sampaio (PT), Marcos Sobreira (PSB), Fernando Hugo (PSD), David Durand (Republicanos), Salmito (PSB), Juliana Lucena (PT), Nizo Costa (PT), Jeová Mota (PSB), Marta Gonçalves (PSB), Antônio Henrique (PDT), Queiroz Filho (PDT) e Missias Dias (PT) também estiveram presentes.

A solenidade faz parte de uma programação comemorativa aos 190 anos da Casa do Povo, que contou ainda com corrida de rua; Corrida da Inclusão, com crianças atendidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi); a inauguração do Estúdio Narcélio Limaverde, na Alece FM; o lançamento do hotsite comemorativo "Alece 190 anos", entre outras ações.


*ALECE
Edição: Geimison Maia
Por Pedro Emmanuel Goes

Presidente Romeu Aldigueri destaca 190 anos da Alece e compromisso com a democracia

- Reprodução: YouTube

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) completa, nesta segunda-feira (07/04), 190 anos. Fundada em 7 de abril de 1835, durante o período imperial, a Casa é uma das instituições mais antigas do Brasil.

Para o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), a Assembleia Legislativa representa quase dois séculos de diálogo, construção democrática e de compromisso com o povo cearense. “A Alece tem uma trajetória marcada por transformações, conquistas e pelo fortalecimento das instituições. Ao longo desses 190 anos, cada geração de parlamentares contribuiu para escrever os capítulos de uma história que honra a democracia, valoriza o debate e busca, acima de tudo, o bem-estar da população”, assinalou.

Em comemoração, a Casa conta com uma vasta programação durante a semana, entre elas a inauguração do Estúdio Narcélio Limaverde, na Alece FM, que homenageia o radialista e ex-deputado estadual; o bolo festivo dos 190 anos de história, simbolizando o orgulho e a dedicação de todos que fazem parte da Alece, e uma solenidade de comemoração à data no icônico e renovado Plenário 13 de Maio, com homenagens aos ex-presidentes do Parlamento cearense e lançamento da nova edição da Constituição do Estado do Ceará, em linguagem simples.

Estão previstas ainda visitas mediadas sobre a história e o patrimônio arquitetônico do Palácio Adauto Bezerra, um prédio de natureza brutalista, voltadas para estudantes dos cursos de Arquitetura, História, Artes Visuais e Antropologia de instituições de ensino superior, além de atos ecumênicos de agradecimento e o Sextou na Alece, que vai contar com atração musical e várias outras atividades voltadas para a população.

O deputado Romeu Aldigueri explicou que a programação é eclética para celebrar com todos o verdadeiro significado da Casa do Povo cearense. O parlamentar ressaltou ainda que a Casa chega aos 190 anos implementando melhorias contínuas e buscando renovação, modernização, além de trabalhar incansavelmente para chegar com mais efetividade a todos os cearenses.

“Com firmeza, gentileza, educação e ternura, trabalhamos para construir um Ceará mais desenvolvido. Reafirmamos o compromisso com a democracia e com a melhor educação do Brasil, trabalhando sempre no combate à violência contra a mulher, além de apoiar e acompanhar com o fim da fome no Estado. Parabéns à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará pelos seus 190 anos. Que venham muitos outros de conquistas e serviço ao povo cearense”, apontou.

Assista ao vídeo completo com o depoimento do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri:


*ALECE
Por Giovanna Munhoz

Parlamentares participam de corrida de rua da Alece e entregam alimentos para Ceará Sem Fome

  Primeira corrida de rua da Alece reuniu parlamentares e servidores em comemoração aos 190 anos da Casa do Povo - Foto: José Leomar


Foi dada a largada na comemoração dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Na manhã deste domingo (06/04), aproximadamente mil pessoas, entre parlamentares e servidores, participaram da primeira corrida de rua da Alece. A ação abre a programação especial de aniversário da Casa do Povo, celebrado nessa segunda-feira (07/04).

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), ressaltou que, ao longo dos seus 190 anos, a Alece trabalha pelo povo, aprovando matérias que transformam a vida das pessoas, e expressou o desejo de que a Casa esteja cada vez mais sincronizada com os cearenses. "Esta Casa faz amanhã 190 anos de existência, e esperamos honrar o seu passado e mais ainda o seu futuro, e que possamos fazer cada vez mais pelo nosso povo", disse.

O primeiro-secretário da Alece, deputado De Assis Diniz (PT), enalteceu a importância histórica do Parlamento cearense na construção e no processo de desenvolvimento do Ceará. Ele destacou também a importância de uma iniciativa como a corrida de rua, principalmente por estar sendo realizada no dia em que também se celebra o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. "A Assembleia está trazendo para a rua o seu conjunto de servidores e servidoras para fazer esse processo se transformar em uma data comemorativa anual. Além disso, doando duas toneladas de alimentos para o Ceará Sem Fome, garantindo cidadania e contribuindo para romper o ciclo de fome no nosso Estado", pontuou.



Deputado Acrísio Sena; o presidente da Alece, Romeu Aldigueri; a primeira-dama da Casa, Tainah Marinho; a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, e o deputado Bruno Pedrosa - Foto: Júnior Pio

O líder do Governo na Alece, deputado Guilherme Sampaio (PT), avaliou a iniciativa como uma forma de confraternização entre aqueles que fazem o Legislativo cearense funcionar diariamente. Para ele, o evento, assim como toda a programação comemorativa, destaca ainda mais o significado do Parlamento na defesa da democracia. "Essa programação coloca na pauta que não podemos prescindir de um parlamento que se relaciona com a sociedade, debate os temas atuais, que seja aberto e forte, pois ele é um pilar da nossa democracia", enfatizou.

A deputada Juliana Lucena (PT) celebrou a realização da primeira corrida de rua da Alece, comemorando os 190 anos da Casa do Povo. Para ela, nada mais justo do que comemorar com muito lazer, bem-estar e, acima de tudo, solidariedade. "Cada corredor aqui doou dois quilos de alimento para o programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado. Então, estou muito feliz e honrada em poder comemorar com cada servidor, cada deputado, com todos que fazem esta Casa e com o povo", garantiu.

Para o deputado Marcos Sobreira (PSB), esta é a festa da democracia, que celebra os 190 anos da Assembleia cearense, "o poder mais plural, democrático e representativo". "Aqui são 46 homens e mulheres de diversos segmentos da sociedade, de toda a regionalidade, então é o poder mais democrático que temos. Parabéns, Alece, e obrigado a todos os servidores por colaborarem com o desenvolvimento do estado do Ceará", agradeceu.



Foto: Paulo Rocha

O deputado Queiroz Filho (PDT) ressaltou a importância do Parlamento estadual, local em que, na sua avaliação, está toda a representação do estado do Ceará, onde a população tem voz. "Eu tenho muito orgulho de estar atualmente como deputado, nesta festa de 190 anos. Queria registrar e parabenizar o presidente, deputado Romeu Aldigueri, por esta semana de comemoração, em todos os aspectos, fomentando a cultura e também aqui o esporte. Esse esporte para o qual hoje temos uma vocação muito grande aqui em Fortaleza", disse.

O deputado Bruno Pedrosa (PT) também parabenizou pela iniciativa da corrida, reunindo deputados e servidores desde as 5h da manhã de um domingo, e todos os parceiros que trabalham para o evento. "São 190 anos do Poder Legislativo estadual. Temos que destacar a importância de representarmos o povo cearense, nós os 46 deputados, representando quase nove milhões de habitantes. Então, a responsabilidade é muito grande. Vamos aqui celebrar a democracia, celebrar a Assembleia Legislativa do Estado Ceará", observou.

Foto: Rodrigo Carvalho

A Alece faz 190 anos, conforme o deputado Heitor Férrer (União), de prestação de serviço à sociedade e à democracia. "Comemoramos com muito júbilo, com muito orgulho, esses 190 anos da Assembleia Legislativa, e parabenizamos o nosso presidente, Romeu Aldigueri, pela iniciativa dessa corrida, para que a sociedade nos veja nas ruas fazendo um esforço em prol do poder, em prol da sociedade e em prol da democracia", apontou.

Já o deputado Missias Dias (PT) avaliou a corrida de rua da Alece como uma forma de integrar ainda mais os parlamentares e servidores que fazem o Parlamento, fortalecendo a parceria em prol do povo do Ceará. "A corrida é isso: uma celebração conjunta de servidores, deputados e todos aqueles que realmente constroem a Assembleia. Parabéns e viva à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará!", disse.



Foto: Marcos Moura

Também participaram da corrida os deputados Lucilvio Girão (PSD), Tin Gomes (PSB) e Marta Gonçalves (PSB).

O evento contou ainda com serviços de saúde ofertados pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e pelo Comitê de Responsabilidade Social, além entidades parceiras. São parceiros da corrida de rua da Alece a Cagece, Ceasa, Santa Clara, Maria Pitanga, WOD Nutrition, Rapid Fuse, Solar Coca-Cola, Verdear Eventos Sustentáveis e Assalce.

CEARÁ SEM FOME

Cerca de duas toneladas de alimentos arrecadados foram doados ao programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado.



Alimentos arrecadados entre os participantes da Corrida Alece 190 Anos são doados ao programa Ceará Sem Fome - Foto: José Leomar

A primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, que participou da corrida, agradeceu a parceria da Alece com o programa Ceará Sem Fome e os alimentos doados, que serão destinados para a unidade central do programa. "Esta Casa aprovou por unanimidade esse programa que é lei desde 2023 e tem transformado muitas vidas, garantindo o direito básico e humano, que é o direito ao alimento. Parabéns à Alece duas vezes: pelos 190 anos e pela solidariedade e pacto com o Ceará Sem Fome, visando garantir a segurança alimentar dos cearenses", destacou.

A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, também celebrou o evento com os parlamentares e servidores e a iniciativa do Parlamento em arrecadar dos participantes da corrida alimentos e, principalmente, destiná-los para o Ceará Sem Fome. "Uma maneira de exercitar a nossa solidariedade e celebrar os 190 anos da Casa do Povo", pontuou.



Primeira-dama do Estado, Lia de Freitas agradeceu a doação dos alimentos - Foto: Rodrigo Carvalho

O Ceará Sem Fome, por sua vez, é um programa permanente do Governo do Ceará que visa combater a fome no Estado. Criado a partir da Lei 18.312, de 17 de fevereiro de 2023, a iniciativa visa desenvolver e realizar ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população cearense mais carente.

CORRIDA DA INCLUSÃO

Após a corrida de rua dos servidores, cerca de 60 crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e com trissomia 21 atendidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), participaram da Corrida da Inclusão, na manhã deste domingo (06/04).

*ALECE
Por Gleydson Silva
Edição: Lusiana Freire

Ceará apresenta redução de 11,0% nas mortes violentas intencionais no primeiro trimestre de 2025




O balanço mensal apontou, também, que todas as regiões do estado tiveram redução nos números de CVLIs

As ações das Forças de Segurança no combate à criminalidade resultaram na diminuição de 11% nos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em todo o estado, durante o primeiro trimestre de 2025. No Ceará, foram registrados 729 casos nos três primeiros meses de 2025, enquanto em 2024 foram registrados 819 casos. Considerando o período avaliado, esse é o melhor resultado de CVLI no Ceará desde 2019, quando ocorreram 545 casos.



Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a redução foi de 19,9%. Nos três meses de 2025, foram registrados 185 casos, contra 231 registros no mesmo período do ano anterior. Esses índices também são os melhores resultados de CVLI desde 2019, quando ocorreram 158 casos. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia em Segurança Pública (Supesp).



Conforme o secretário da SSPDS, Roberto Sá, é preciso destacar a diminuição nos números de CVLIs e a atuação dos profissionais de segurança pública. “As reduções desses crimes em todo o estado e na Região Metropolitana de Fortaleza representam os melhores resultados alcançados nos últimos seis anos. Todos esses resultados são graças à atuação de diversos profissionais, homens e mulheres, que trabalham constantemente para defender a população”, apontou.

Ceará contra o crime


O gestor da SSPDS também destaca o investimento do Governo do Ceará na Segurança Pública. “Precisamos agradecer o investimento do governador Elmano de Freitas, por meio do programa Ceará Contra o Crime, em que estamos reestruturando nossas Forças de Segurança, dando condições de capitalizarmos as nossas ações. Seguiremos atuando e trabalhando para reduzir cada vez mais esses indicadores e buscando trazer mais tranquilidade para a população”, reforçou o gestor da pasta.

Redução nas demais regiões


As outras regiões do Ceará também tiveram reduções nos CVLIs no primeiro trimestre de 2025. A Capital obteve uma diminuição de 7,2%, registrando 207 ocorrências em 2025, 16 casos a menos que o ano anterior, quando foram registrados 223 casos.



O Interior Sul, região que abrange os municípios das Áreas Integradas de Segurança (AISs) 18, 19, 20, 21 e 22, apresentou diminuição de 12,8% nos CVLIs. No primeiro trimestre de 2025, houve registro de 143 casos, contra 164 ocorrências no mesmo período de 2024, totalizando 21 mortes a menos.

O Interior Norte teve redução 3,5% nos CVLIs, registrando 194 casos em 2025, enquanto houve 201 casos no mesmo período de 2024. A região abrange os municípios das Áreas Integradas de Segurança (AISs) 14, 15, 16 e 17.

Feminicídios


Os indicadores dos crimes de feminicídio no Ceará apresentaram redução de 8,2%, durante os três primeiros de 2025. Neste ano, foram registrados 67 casos, contra 73 ocorrências no mesmo período de 2024, totalizando 6 mortes a menos.
Investimentos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), lançou, em março deste ano, o edital do concurso para delegado da Polícia Civil do Ceará (PCCE). Serão 100 vagas para o cargo com a remuneração inicial de mais de R$ 22 mil.

Outro investimento divulgado, no último dia 4 de abril, foi o edital de concurso público com 1.000 vagas para soldado da Polícia Militar. O salário inicial é de R$ 5.568,64. As inscrições serão abertas dia 22 de abril e vão até 11 de maio.

Além dos concursos, o sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), anunciado e sancionado em fevereiro de 2025, é parte do programa Ceará Contra o Crime e tem por objetivo reduzir a violência e a criminalidade e melhorar a produtividade, além de ampliar a integração entre os órgãos.

Denúncias


A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.


Texto e fotos: Ascom SSPDS

Bondinho de Ubajara ultrapassa 100 toneladas de alimentos arrecadados para o programa Ceará Sem Fome


O Bondinho de Ubajara, um dos principais equipamentos turísticos do Ceará, atingiu, neste domingo (6), o marco de 100 toneladas de alimentos arrecadados para o Programa Ceará Sem Fome. Desde o início da campanha solidária, em setembro de 2024, visitantes contribuem com três quilos de alimentos como ingresso para o passeio, fortalecendo as ações de combate à insegurança alimentar e beneficiando milhares de famílias cearenses.

Além desse feito, a Secretaria do Turismo do Ceará ampliou o horário de funcionamento do Bondinho de Ubajara, permitindo que mais visitantes tenham acesso ao passeio e, ao mesmo tempo, reforçando a arrecadação para o programa social.

O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, celebrou a conquista e destacou a importância da iniciativa, que segue as determinações do Governador Elmano de Freitas: “O turismo pode e deve ser uma ferramenta de transformação social. O sucesso do Bondinho de Ubajara na arrecadação de alimentos mostra que é possível aliar lazer, natureza e solidariedade, beneficiando tanto os visitantes quanto aqueles que mais precisam.”

Localizado no Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, o bondinho oferece uma experiência única aos turistas, com uma vista deslumbrante da região e acesso a trilhas e cavernas. Agora, com o novo horário estendido, a expectativa é continuar aumentando o impacto positivo da iniciativa.


Texto e foto: Ascom Setur

Governador Elmano de Freitas visita obras da linha VLT Aeroporto



Após sua conclusão, será possível acessar o Aeroporto por meio da Linha Nordeste do Metrô de Fortaleza

O governador Elmano de Freitas visitou, nesta segunda-feira (7), as obras da linha Aeroporto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pertencente ao Metrô de Fortaleza. A obra, com extensão de 2.430 metros, dos quais 500 metros serão em trecho elevado, vai ligar a Linha Nordeste, por meio da Estação Expedicionários, com o Aeroporto Internacional de Fortaleza.



“Com essa nova linha, você vai poder utilizar a Estação Expedicionários para chegar aqui no Aeroporto, mesmo que você esteja na praia, na Estação Iate. Chegaremos a ter mais de 2 mil metros de via conectando as linhas. Também teremos um ganho social muito importante nas proximidades da estação, com a urbanização do entorno, que prevê a construção de quadra poliesportiva, parquinho infantil, entre outros equipamentos. Desse modo, essa é uma importante obra de mobilidade, que irá favorecer e facilitar o transporte do nosso povo”, destacou o governador Elmano de Freitas.



A obra já está com cerca de 60% de sua estrutura física concluída, com alguns pontos ainda em execução como a rampa de acesso ao elevado da Estação Aeroporto; a Via Permanente, com 1,5km a ser trabalhado; a implantação de sistemas de sinalização; pátio de estacionamento; além da urbanização próxima à Estação Expedicionários, com a construção de um espaço de lazer e prática esportiva. Atualmente, 86 trabalhadores atuam no local, com potencial a chegar a 180 postos indiretos.



Secretário da Infraestrutura, Hélio Winston ressaltou a interligação com toda a cidade com o Aeroporto que será possível por meio da nova linha. “É mais uma linha trazendo benefícios para toda a população, com muitos bairros envolvidos. Teremos uma grande ligação desde o Mucuripe até a Parangaba. Lembrando que no segundo semestre teremos mais obras para as chegadas de duas novas estações que terão participação da Linha Aeroporto”, pontuou.



A obra possui investimento superior a R$ 82 milhões, com prazo de execução de 12 meses contados a partir do dia 9 de janeiro deste ano. Quando em operação, a Estação Aeroporto terá capacidade para movimentar, diariamente, 35 mil pessoas.



Abrangência

A Linha Nordeste conta, atualmente, com 22 bairros dentro da sua área de operação. Com 13,2 km de extensão, a linha possui 11 estações: Parangaba, Montese, Expedicionários, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe e Iate.

A Linha Aeroporto, quando concluída, também será o ponto de partida da nova linha Aeroporto-Castelão, anunciada em 6 de fevereiro pelo Governo do Estado. Desta maneira, a população irá ganhar duas novas estações para se locomover com mais facilidade e conforto: CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru) e Castelão.


João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Governador Elmano de Freitas visita Hospital Universitário para tratar da abertura de leitos para cirurgias ortopédicas

 


A diretora do HUC, Ivelise Brasil, recepcionou o governador e a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, que acompanhou a visita

Neste sábado (5), o governador Elmano de Freitas, acompanhado da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, visitou o Hospital Universitário do Ceará (HUC). Parte integrante da agenda de ampliação dos serviços do HUC, a visita tratou, particularmente, dos preparativos para a abertura, até o final deste mês, de 60 leitos para cirurgias ortopédicas de média e alta complexidades.

“Voltei hoje ao Hospital Universitário do Ceará para saber como tem sido os primeiros dias de atendimento na unidade, conversar com os pacientes e os profissionais desse equipamento, que é um dos maiores hospitais públicos do país e que, para o nosso orgulho, já vem salvando muitas vidas. Com 832 leitos, tecnologia de ponta e profissionais qualificados, temos garantido saúde de qualidade para os cearenses”, afirmou o chefe do Executivo, reafirmando que os novos leitos estarão disponíveis até o fim de abril.



Após conhecer o local que será destinado aos pacientes de Ortopedia, em períodos pré e pós-operatórios, o governador percorreu algumas alas do equipamento e conversou com pacientes, como Elton Ferreira da Cruz, 63 anos, residente em Pacajus, que foi transferido do Hospital Leonardo da Vinci (Helv), para fazer uma angioplastia na perna. O gestor afirmou que “foi gratificante ouvir o seu Elton, que fez cirurgia por conta de problemas vasculares, o ‘obrigado, Elmano: tô me sentindo muito bem cuidado, com todo o carinho e atenção de todos os profissionais, desde o momento que entrei no hospital’; por isso, seguiremos firmes trabalhando para levar mais saúde para o nosso povo”, enfatizou Elmano de Freitas



Ortopedia na Rede Sesa

Em Fortaleza, o serviço de Ortopedia está disponível no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) e no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). No interior do estado, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, também contam com a especialidade.

Por meio da Política de Incentivo Hospitalar, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) também participa do financiamento do serviço de Ortopedia em outros 20 hospitais localizados no interior. A pasta repassa, anualmente, cerca de R$ 20 milhões às unidades.



Sobre o HUC

Com investimento da ordem de R$ 667,71 milhões, o HUC já contabiliza, desde a inauguração, em 19 de março último, mais de 570 atendimentos, incluindo 161 internações, 129 cirurgias e 29 procedimentos cirúrgicos. Em funcionamento pleno, a unidade de saúde contará com um total de 832 leitos, incluindo 180 leitos complementares, em mais de 30 especialidades. O HUC presta serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais públicos da Região de Saúde de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado. Os pacientes são encaminhados pela Central de Regulação do Estado.

No novo hospital, os pacientes recebem assistência ambulatorial e realizam exames de imagens como: ressonância magnética, tomografia computadorizada, hemodinâmicas, ultrassom, ecocardiograma e eletrocardiograma e cintilografia. Desde a inauguração, estão em funcionamento: Cinco serviços especializados – Cirurgia Vascular – Oncologia (Clínica e Cirúrgica) – Hematologia – Urologia – Cirurgia Cabeça e Pescoço; Centro de Imagem completo, com Ressonância, Tomografia Computadorizada, duas Hemodinâmicas, Ultrassom, Ecocardiograma, Eletrocardiograma; 159 leitos, 120 enfermarias cirúrgica e clínica (leitos internação), 10 UTIs adulto – 15 da Unidade de Internação Breve (UIB) – dois leitos de Sala Vermelha (UIB) – dois leitos de Intercorrência (Centro de Quimioterapia) – 10 leitos de recuperação pós-anestésica; Unidade de quimioterapia ambulatorial, 16 consultórios adultos no ambulatório, 6 salas cirúrgicas no centro cirúrgico geral e 10 leitos de recuperação pós-anestésica.

O HUC também conta com o Sertrans (Serviço Ambulatorial Transdisciplinar para Pessoas Transgênero), onde os pacientes têm acesso a consultas com especialistas, além de serviços como reposição hormonal e exames laboratoriais e de imagem. O encaminhamento é feito pela Central de Regulação do Estado, que agenda e direciona os usuários. O Serviço conta com equipe multidisciplinar composta por endocrinologista, psiquiatra, psicóloga, assistente social e enfermeira.


Cleide Castro - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Foto