quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Estado, União e movimentos sociais firmam acordo para criação do primeiro assentamento irrigado do Ceará

 



Área de 1.000 hectares, dentro do Projeto de Irrigação Jaguaribe-Apodi, fica no município de Limoeiro do Norte

Em dia histórico no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas assinou acordo, nesta terça-feira (28), ao lado da Advocacia Geral da União (AGU) e de movimentos sociais, para a criação do primeiro assentamento irrigado do Ceará, localizado no município de Limoeiro do Norte. Com 1.000 hectares, a área, que fica dentro do Projeto de Irrigação Jaguaribe-Apodi, estará integrada ao Programa Nacional de Reforma Agrária, ação que garante acesso à terra e à infraestrutura hídrica para dezenas de famílias agricultoras.



O acordo põe fim a um conflito fundiário que se estendia, desde 2014, na região da Chapada do Apodi. A iniciativa teve importante participação de diversos órgãos e setores como a Procuradoria Geral do Estado (PGE); do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA); Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e a Defensoria Pública da União (DPU).

“Hoje é um dia muito importante para todos que conhecem a situação debatida nesta manhã. Gostaria de agradecer todas as famílias envolvidas para que pudéssemos chegar neste entendimento. Também quero agradecer o Judiciário, a nossa equipe do Estado, via PGE, SDA e Idace. Estamos falando de uma área que por muito tempo foi quase que símbolo de conflito fundiário no Ceará. Esse é um passo importante para garantir a paz. Tenho absoluta convicção que hoje estamos fazendo história no Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas.



O terreno é dividido em duas glebas, uma pertencente ao Dnocs e outra de propriedade privada a ser adquirida pelo Estado por meio do Idace. O acordo também prevê a implementação de ações de sustentabilidade energética e hídrica, além de subsídios temporários para energia elétrica e uso da água, como medidas de apoio à consolidação do novo assentamento.

Titular da SDA, Moisés Brás comemorou o feito em prol do povo cearense. “Essa é uma iniciativa que representa, antes de tudo, a força do movimento social, além de uma posição política do Governo Estadual e Federal. É algo que vai dar mais dignidade para as famílias, qualidade de vida e fortalecer o dia a dia de todos esses trabalhadores”, disse.

O acordo dita, ainda, a criação de Comitê de Monitoramento, coordenado pelo Incra e pelo Idace, responsável por acompanhar a execução do acordo e a implementação do assentamento.

Advogado Geral da União Substituto, Flávio Roman, ressaltou a união de forças para a solução de um problema de muitos anos. “Estamos celebrando algo que é mais do que um acordo, é uma vitória do diálogo, da esperança e que transforma a realidade de muitos. Hoje transformamos o que era símbolo de conflito em justiça. Esse não é um acordo somente da AGU, mas de vários interlocutores. Graças ao diálogo, chegamos a uma solução que beneficia todo o Ceará e todo o país, mostrando que é possível transformar conflito em área produtiva”, comentou.



O Projeto de Assentamento Irrigado Jaguaribe-Apodi é exemplo do compromisso do Governo do Ceará com a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável, trazendo mais produção de alimentos para o Semiárido.

Em nome da PGE, Rafael Machado lembrou que o órgão está à disposição para os próximos passos do caso e para tratar de novas diretrizes semelhantes repassadas por parte do chefe do Executivo Estadual. “Para mim é uma enorme satisfação estar aqui celebrando esse acordo. Esse foi um grande desafio, dentro de uma articulação institucional, envolvendo diversos órgãos estaduais e federais. Foi por meio desses diálogos que conseguimos chegar neste importante acordo para todos. A PGE está à disposição para os próximos passos”, contou.



Superintendente do Idace, João Alfredo rememorou todo o processo para o resultado desta terça-feira: um acordo benéfico para todos. “O governador Elmano nos deu uma orientação muito clara: trabalhar para mediar diversos conflitos. A Justiça Federal foi impecável neste sentido. No local, as famílias já estão organizadas, com água na porta e acredito que o processo geral vai ser bem tranquilo. Você ter esse modelo em ação, produzindo, é algo absolutamente fantástico”, afirmou.



Dia de alegria

Representando todos os moradores do agora Assentamento José Maria de Tomé, Renato Crisóstomo ratificou que o ato firmado, nesta terça-feira, foi uma vitória não só dos beneficiados, mas de toda classe trabalhadora. “Gostaria de dizer tanta coisa, mas talvez não tenha tempo. Teremos sempre que lembrar que em 2014 foi quando o nosso medo se misturou com a coragem e aí criamos um movimento de resistência. Também jamais esqueceremos esse dia de hoje e esse marco para quem luta pela terra no Brasil. Sabemos muito bem o tamanho da nossa conquista. Essa é uma vitória da classe trabalhadora”, pontuou.



Em nome do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Francisco Genivando exaltou a agricultura familiar e o potencial dos trabalhadores em prol da sociedade cearense e brasileira. “Hoje é um dia histórico não só para o Acampamento José Maria de Tomé, agora um assentamento, como também para os camponeses e camponesas que lutam pela terra no Ceará. Depois de mais de 11 anos, estamos aqui para celebrar essa conquista. A agricultura familiar camponesa é sim uma possibilidade de desenvolvimento para o Ceará e para o Brasil”, vibrou.



João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Hiane Braun - Casa Civil - Foto

Governador Elmano de Freitas recebe embaixadora da Suécia e empresários para discutir novos investimentos no Ceará

 Memorando foi assinado com empresa referência global em soluções inovadoras para o setor de energia renovável


Na tarde desta terça-feira (28), o governador Elmano de Freitas recebeu, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, e representantes da empresa sueca Anodox Brasil, em visita institucional. Durante o encontro, foi assinado um Memorando de Entendimento (MOU) entre o Governo do Ceará e a companhia, fortalecendo a parceria entre o Estado e o país europeu.



Para o governador, a assinatura do MOU representa mais um passo importante para o fortalecimento da economia verde no estado. “Em um momento em que o mundo busca acelerar a transição energética, iniciativas como essa mostram que o Ceará está atento às demandas globais por sustentabilidade e inovação. A vinda de uma empresa referência em energia renovável não apenas impulsionará a geração de empregos qualificados, mas também consolida o estado como protagonista nacional nesse setor estratégico”, destacou Elmano de Freitas.



Na ocasião, o chefe do Executivo estadual esteve acompanhado da secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros; de representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), além do presidente da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), Fábio Feijó.

De acordo com a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, o diálogo é parte fundamental do processo de cooperação. “Estou muito feliz por estar aqui, em Fortaleza, para dialogar sobre inovações e soluções sustentáveis entre a Suécia e o Ceará, buscando caminhos para tornar ambos mais verdes”, disse, citando os resíduos sólidos, os transportes sustentáveis e os biocombustíveis como pontos de diálogo.



Novos investimentos suecos

Durante o encontro, o Governo do Ceará assinou um MOU com a empresa Anodox Brasil, fundada na Suécia e referência global no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor de energia renovável e armazenamento energético. Entre as ações previstas no documento, está a instalação de uma unidade fabril da companhia no estado, fortalecendo o Ceará como um dos polos mais promissores para a transição energética no Brasil.

O CEO da Anodox Brasil, Cristiano Braga, destacou que o Ceará foi o estado escolhido após um estudo que analisou cerca de dez unidades da federação. “Desde o início, de maneira muito profissional e objetiva, o Estado nos recebeu de portas abertas e apresentou um conjunto de soluções e opções para a instalação de uma fábrica aqui”, afirmou o executivo. Outro aspecto observado pela empresa foi a qualidade da educação, segundo o CEO. “As escolas do Ceará são reconhecidas globalmente pelas inteligências que geram neste Estado. Vamos trazer tecnologia e desenvolver uma cadeia de valor agregado para gerar empregos de alta capacidade aqui”, acrescentou.

A secretária Roseane Medeiros, titular da SRI, se mostrou otimista com a parceria firmada. “A gente espera realmente continuar avançando, gerando oportunidades de emprego e renda para o povo do Ceará”, afirmou. Segundo a gestora, o trabalho de atração de empresas ocorre por meio da promoção das potencialidades do Estado, especialmente na área da transição energética, já que muitos países e companhias estão interessados em locais estratégicos para a produção de energia renovável, como é o caso da Suécia. “Essa parceria é de grande importância, pois o país já avançou muito nesse tema e com o qual nós podemos aprender bastante”, destacou.



Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Foto

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Ceará bate recorde histórico no Mapa do Turismo Brasileiro e ultrapassa 100 municípios cadastrados



O Ceará alcançou um marco histórico no Mapa do Turismo Brasileiro, com 101 municípios reconhecidos, pela primeira vez, pelo Ministério do Turismo. O resultado representa um crescimento de 68,3% em relação a 2024 e consolida o estado como referência nacional em planejamento e governança turística.

De acordo com o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, é um compromisso do Governo do Estado a interiorização do turismo e o fortalecimento das regiões turísticas, garantindo que cada vez mais municípios tenham acesso a políticas públicas, capacitação e investimentos estratégicos no setor.

Nos últimos anos, o Ceará apresentou oscilações no número de cidades incluídas no Mapa: 68 em 2019, 57 em 2022, 64 em 2023 e 60 em 2024. O salto expressivo registrado em 2025 demonstra os resultados das ações de regionalização, qualificação do Cadastur e incentivo à formalização do turismo local, promovidas pela Secretaria do Turismo (Setur).

“Esse é um resultado que nos enche de orgulho e comprova o acerto das políticas implementadas sob a liderança do governador Elmano de Freitas. Nosso foco tem sido levar o turismo para todos os cantos do Ceará, fortalecendo os municípios, gerando emprego e mostrando que o turismo não está restrito ao litoral, ele é força de desenvolvimento também no interior”, destacou o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck.

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta estratégica que orienta o direcionamento de recursos e ações do Ministério do Turismo, servindo como base para políticas públicas de fomento ao setor. Com mais de 100 municípios mapeados, o Ceará se consolida como um destino competitivo, inovador e cada vez mais presente na rota nacional do turismo.


Ascom Setur - Texto
Jade Queiroz - Fotos

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Cariré: Novo parque industrial calçadista do Ceará terá investimento de R$ 40 milhões e geração de 800 empregos, anuncia Elmano de Freitas e Antônio Martins

 



Estado se destaca como maior produtor de calçados do país e segundo maior empregador do setor

Mais empregos e renda para que a economia do Ceará continue avançando. Com esse objetivo, o governador Elmano de Freitas anunciou, nesta terça-feira (28), a construção de um novo parque industrial calçadista em Cariré, com investimento privado estimado em R$ 40 milhões. A empresa NKS Importação e Exportação de Calçados irá se instalar na cidade, em um terreno de 15 mil metros quadrados, conforme acordo firmado nesta manhã.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual esteve acompanhado de representantes da empresa, entre eles o sócio-administrador, Jorge Ricardo Klein, além do procurador-geral do Estado, Rafael Machado, e de representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).



“É um momento muito importante, de mudança no perfil econômico, de novas oportunidades para o povo de Cariré. Temos que agradecer pela decisão da empresa de se transferir para o Ceará, com a garantia de que aqui ela terá uma parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura. É isso que queremos: gerar mais oportunidades de emprego para o nosso povo, especialmente no interior, que tanto precisa”, destacou o governador Elmano de Freitas, ao parabenizar a atuação da Adece, da SDE e da PGE, que participaram das negociações até a concretização do investimento.



Presente na solenidade, o prefeito de Cariré, Antônio Martins, lembrou que as articulações começaram assim que os empresários demonstraram interesse em se instalar no município. O gestor também falou sobre o sentimento diante do anúncio. “Vocês não sabem o tamanho da minha alegria em saber que vamos mudar a vida da nossa cidade. Quero deixar um abraço especial a cada um, pois, com certeza, Cariré será uma nova cidade”, frisou.

Há 30 anos no mercado, a NKS possui uma ampla linha de produtos que abrange coleções desde o público infantil até o adulto. A marca, que chega ao Ceará com a expectativa de gerar 800 empregos formais no prazo de três anos, é considerada uma das poucas “family brands” do setor calçadista no Brasil. O sócio-administrador da empresa, Jorge Ricardo Klein, falou sobre a importância desse momento.



“Hoje faz um ano que sentamos com o senhor, que disse: ‘aqui nós temos uma coisa – cumprimos o que combinamos’. E hoje isso está se realizando. Para nós, é uma alegria muito grande chegar ao Ceará. O sucesso desse empreendimento vai se demonstrar ao longo do tempo, e certamente faremos parte da história do município e do estado”, disse. “Agora é trabalhar”, comemorou.
Benefícios para instalação da empresa

O terreno destinado à instalação foi doado pela Prefeitura de Cariré e o Governo do Ceará, por meio da Adece – que concede subsídios para a empresa construir o galpão. Outro benefício é o incentivo econômico do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Condec), condicionado à geração dos empregos formais.



“Não tenho nenhuma dúvida de que Cariré será uma outra cidade, com 800 pessoas trabalhando, recebendo seus salários e comprando no comércio local. Será uma grande mudança para a cidade e para toda a região”, finalizou o governador Elmano de Freitas.


Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos