quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Liziany Medeiros fecha parcerias na região norte e deve disputar cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará



Como primeira-dama de Itapipoca, Liziany Medeiros, atuou nos últimos anos, ao lado de seu esposo, Felipe Pinheiro, na condução de importantes avanços para o município, coordenando, inclusive, diversas ações na gestão municipal, com pautas importantes como a defesa e proteção da mulher, a primeira infância e na construção de politicas publicas que atendam aqueles que mais precisam. 

Unindo seu trabalho com o prestigio de seu esposo, Liziany Medeiros, tem sido cotada para disputar uma das 46 vagas na Assembleia Legislativa do Ceará, e já está em campo construindo parcerias e alianças para esse projeto, que tem também o apoio do Ministro, Camilo Santana, amigo pessoal do casal. 

Liziany, tem articulado apoios em cidade vizinhas a Itapipoca, no litoral, mas tem também expandido sua atuação e chegado na zona norte, como é o caso do município de Santana do Acaraú, onde terá o apoio do prefeito, "Meu deus" e seu grupo politico. 
 

Ceará e mais sete estados do Nordeste unem forças em operação inédita de combate à criminalidade nas divisas



Quase seis mil agentes de Segurança Pública participam dos trabalhos operacionais; somente no Ceará o efetivo empregado é de mais 1.170 agentes

A Operação Nordeste Integrado, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (07), mobiliza mais de 5.900 agentes de Segurança Pública em ações simultâneas que ocorrem nos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Ao todo, foram expedidos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão.

O principal foco da operação é combater o avanço de grupos criminosos com atuação interestadual, com reforço de patrulhamento, cumprimento de mandados judiciais, prisões em flagrante e apreensão de armas de fogo, drogas e outros materiais ilícitos. As ações são baseadas em análises prévias de manchas criminais, garantindo maior efetividade nos territórios mais vulneráveis.

Além disso, a Operação Nordeste Integrado também tem como objetivo reduzir a criminalidade nas áreas de fronteiras estaduais, especialmente de crimes como homicídio, tráfico de entorpecentes e armas, roubos e furtos de veículos e cargas, além de roubos a pessoas, seguindo o escopo do Programa Ceará contra o Crime.
Ceará

Dentre os mais de 5.900 agentes que participam da Operação Nordeste Integrado, 1.172 são do Ceará. O estado conta com o emprego de efetivo de 960 policiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), 157 da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e 55 agentes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). No território cearense, a operação visa o cumprimento de 30 mandados judiciais.
Integração entre estados

Reafirmando o compromisso com o fortalecimento da Segurança Pública regional, a Operação Nordeste Integrado marca a integração estratégica entre as forças policiais entre os estados do Nordeste. Os trabalhos operacionais ocorrem ininterruptamente durante dois dias, tendo iniciado nesta quinta-feira (07) e encerrando na noite de sexta-feira (08).

Na operação, participam 5903 agentes de Segurança Pública dos oito estados envolvidos – entre policiais militares, civis, bombeiros militares, equipes de inteligência e agentes de perícia forense. As equipes estão mobilizadas em diversas diligências nas divisas dos estados participantes.


Ascom SSPDS - texto e foto

Governo do Ceará discute alternativas para reduzir impactos do tarifaço com representantes de supermercados


Empresários do setor de supermercados se reuniram com o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, na manhã desta quinta-feira (7), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O encontro foi para discutir alternativas que reduzam os impactos do tarifaço dos Estados Unidos, a fim de que produtos cearenses exportados possam ser consumidos no mercado interno.

“A maior urgência é direcionar para o consumo interno os produtos perecíveis como pescado, um dos itens que mais exportamos para os Estados Unidos. Esse momento de diálogo com empresários é de extrema importância para superarmos juntos esse momento difícil da nossa economia”, afirmou Chagas Vieira.

Participaram da reunião o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes; o procurador-geral do Estado, Rafael Machado; o presidente da ACAD, José Milton Carneiro; a presidente da Acesu, Cláudia Novaes; entre outros representantes do setor de supermercados, do atacado e do varejo.



Na última quarta-feira (6), o governador Elmano de Freitas anunciou quatro medidas para reduzir, no Ceará, o impacto das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros. São elas:

1- Auxílio financeiro às empresas que exportam para os EUA;
2- Compra de produtos dessas empresas para atender equipamentos do Governo do Ceará;
3- Antecipação de pagamento de créditos;4- Aumento de incentivos fiscais, além da instalação do Comitê Estratégico para acompanhar a aplicação das medidas.



Nesta quinta, o governador Elmano de Freitas está em Brasília onde, nesta tarde, terá mais uma reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para tratar do tarifaço imposto pelos Estados Unidos e que atinge a economia cearense.


Joanna Cruz - Casa Civil - texto
Helene Santos - Casa Civil - fotos

Governo do Ceará e Embaixada da China se reúnem para tratar de parcerias econômicas

 

Abertura de novos mercados esteve na pauta do encontro entre o governador e o embaixador

Na manhã desta quinta-feira (7), o governador Elmano de Freitas se reuniu com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao. A parceria econômica e a abertura de novos mercados entre o Ceará e a China foram a pauta do encontro, realizado em Brasília, na sede da embaixada chinesa.

Elmano de Freitas agradeceu a recepção de Zhu Qingqiao e a abertura do diálogo para intensificar a relação comercial entre ambos os atores comerciais. “No encontro, discutimos sobre a ampliação de rotas de navegação entre a China e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, fortalecendo ainda mais a posição estratégica do estado no comércio global”, informou Elmano.

Na reunião também foi discutida a abertura de novos mercados para viabilizar a venda de produtos cearenses para o mercado chinês, conforme o governador, que lembrou a relação de irmandade entre o Ceará e a província de Fujian; e Fortaleza, cidade-irmã de Xiamen. Segundo ele, isso favorece o diálogo entre ambas as partes.



“A China é um parceiro fundamental, e seguimos trabalhando para atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar a economia cearense com inovação, logística e sustentabilidade”, frisou o governador.

Após a agenda na Embaixada da China, Elmano seguiu para uma reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para tratar do tarifaço imposto pelos Estados Unidos e que afeta a economia cearense.


Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Camila Carvalho - Casa Civil - Fotos

Nizo Costa celebra indicadores de geração de emprego no Ceará

Deputado Nizo Costa (PT) - Foto: Júnior Pio

O deputado Nizo Costa (PT) celebrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (05/08), os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), que apontam saldo de 25.812 novos empregos no Ceará no primeiro semestre de 2025. Segundo o levantamento, o resultado foi o segundo melhor da região Nordeste, atrás apenas da Bahia.

De acordo com Nizo Costa, conforme apresenta a pesquisa, o Ceará terminou o mês de junho com 7.320 novos empregos. “São dados importantes para a economia cearense, para a nossa geração de emprego. É esse o debate que a nossa população precisa, com todos dando as mãos para enfrentar os desafios”, salientou.

O parlamentar também destacou o início, nesta terça-feira, da implantação pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE) do serviço de transferência digital, possibilitando a compra ou venda de veículos de forma virtual.

“A partir de hoje, o Detran está disponibilizando esse serviço, oficializando uma demanda antiga. Basta entrar no site e seguir o passo a passo para realizar essa transferência, sendo uma medida que já é adotada em outros departamentos de trânsito do País e que vai beneficiar milhares de pessoas”, assinalou o deputado.

Nizo Costa mencionou ainda o começo, na última semana, das obras de recuperação da CE-284, que liga os municípios de Cariús e Jucás. “É uma estrada importantíssima, que liga esses municípios e que impacta diretamente no deslocamento, no comércio e na segurança de todos”, pontuou.

*ALECE
Por Ricardo Garcia
Edição: Vandecy Dourado

Pet Ceará Móvel chega a Tauá com castração gratuita; agendamento já disponível

 



A unidade do Pet Ceará Móvel, programa de castração gratuita do Governo do Ceará, chega a um novo destino na próxima semana. A partir de quarta-feira (13), o equipamento estará no Parque da Cidade, em Tauá, com os atendimentos começando às 8h.

Os procedimentos serão realizados de 13 a 17 de agosto (quarta a domingo). O agendamento deve ser feito previamente on-line. No dia marcado, o animal passará por exame, será castrado e receberá os cuidados pós-operatórios, que incluem medicação, colar elizabetano e microchip.

O agendamento é feito pelo site www.protecaoanimal.ce.gov.br. O tutor deve preencher seus dados e os do animal, além de escolher a data e o horário para o procedimento.

Sobre o Pet Ceará Móvel

Lançado em maio de 2024 pela Secretaria da Proteção Animal (Sepa), o Pet Ceará Móvel é um programa itinerante que já realizou mais de 91 mil procedimentos até julho de 2025. A iniciativa já passou por 23 bairros de Fortaleza, 19 municípios do interior do estado e atendeu, também, instituições de proteção animal.

Serviço

Pet Ceará Móvel em Tauá
Data: 13 a 17 de agosto
Horário: a partir das 8h
Endereço: Parque da Cidade, Rua Júlio Gonçalves de Silva, S/N – Centro, Tauá.


Ascom Sepa - texto e foto

Júlio César Filho destaca a homologação de três terras indígenas no Ceará


Deputado Júlio César Filho (PT) - Foto: Júnior Pio

O deputado Júlio César Filho (PT) celebrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (07/08), a homologação de três terras indígenas no Ceará, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nessa quarta-feira (06/08).

Segundo o parlamentar, as terras homologadas pertencem aos povos Jenipapo-Kanindé (Lagoa Encantada, Aquiraz), Tremembé de Queimadas (Acaraú) e Pitaguary (Maracanaú e Pacatuba). “São mais três terras indígenas homologadas no nosso Estado, após uma articulação de muito tempo. A demarcação desses territórios é uma grande conquista para a população indígena do Ceará”, salientou Júlio César Filho.

O deputado enalteceu ainda os avanços na educação do Estado. “A educação vem recebendo mais recursos e uma atenção especial desde o governo Cid Gomes. É uma sucessão de gestões que tem se preocupado com essa área, marcada por investimentos contínuos e por uma política continuada de médio e longo prazo, trazendo resultados que nos orgulham e que fazem o Ceará ter um protagonismo nacional e internacional nos rankings educacionais”, enfatizou.

Júlio César Filho ressaltou também a realização da segunda edição do Festival Agosto da Juventude, que aconteceu nessa quarta-feira (06/08) em Fortaleza. “O evento foi criado no contexto da Lei 18.443/2023, que institui no Ceará a Campanha Agosto das Juventudes, buscando promover os direitos e fortalecer as políticas públicas de juventude no Estado”, salientou.

*ALECE
Por Ricardo Garcia
Edição: Vandecy Dourado

Marcos Sobreira enaltece manifesto nacional de seis partidos em defesa da soberania nacional

Deputado Marcos Sobreira (PSB) - Foto: Júnior Pio

O deputado Marcos Sobreira (PSB) enalteceu, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (07/08), a iniciativa de seis partidos em lançar um manifesto em defesa da soberania nacional.

Segundo o parlamentar, PSB, PCdoB, PDT, Psol, PV e PT se uniram para a elaboração do manifesto em resposta ao tarifaço imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e às tentativas de desestabilização política, sobretudo do Judiciário, promovidas por Jair Bolsonaro, sua família e setores da direita.

Marcos Sobreira se disse orgulhoso de seu partido, frisando que a Assembleia Legislativa deu um grande exemplo ao ser pioneira, aprovando o manifesto em defesa do povo cearense na última quarta-feira (06/08). “A conta está chegando e nosso Estado será o mais impactado. Somente, ontem, 27 contêineres cearenses deixaram de embarcar para os Estados Unidos. Vinte eram de castanhas-de-caju e sete eram de pescados. Somente no primeiro dia, já estamos tendo esse prejuízo. Não podemos ficar calados ou parados diante desta situação”, avaliou.

Em aparte, o deputado Salmito Filho (PSB) parabenizou a maneira objetiva e cuidadosa com que o colega abordou o assunto. “Ver os partidos políticos se manifestando nos mostra quem tem compreensão política e quem não tem. Nosso papel é legislar e falar. Não é recado, é manifesto político, pois é nosso dever defender o povo cearense, mais precisamente os empregos da nossa população”, justificou.

*ALECE
Por Luciana Meneses
Edição: Vandecy Dourado

Pacote do Governo Federal deve contemplar exportadores do Ceará atingidos pelo tarifaço dos EUA, afirma governador Elmano





O Governo Federal deve anunciar, nos próximos dias, um plano para mitigar os impactos das novas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. De acordo com o governador Elmano de Freitas, que nesta quinta-feira (7) se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em Brasília, o apoio deve contemplar os exportadores do Ceará atingidos pelas mudanças tarifárias em vigor desde a última quarta-feira (6). O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho, também participou da reunião.

“É um conjunto de medidas que permite, nos estados, nos reunirmos com cada setor empresarial para garantir competitividade às empresas brasileiras e cearenses. Saio [da reunião] muito satisfeito. Com essas informações, vamos nos reunir com a nossa equipe do Estado para nos prepararmos e avançarmos até o anúncio”, afirmou Elmano de Freitas durante coletiva após o encontro.



Uma das estratégias, adiantou o governador, poderá facilitar que governos estaduais adquiram, de maneira simplificada, produtos não exportados. “No caso do Ceará, por exemplo, temos uma carga considerável de pescado, de castanha de caju, produtos que podemos comprar e queremos fazê-lo. Hoje à tarde, eu tenho reunião com empresários cearenses”, disse.

Elmano de Freitas reforçou que, já no primeiro dia das tarifas, anunciou quatro medidas para apoiar os exportadores: Auxílio financeiro às empresas que exportam para os EUA; Compra de produtos dessas empresas para atender equipamentos do Governo do Ceará; Antecipação de pagamento de créditos; Aumento de incentivos fiscais, além da instalação do Comitê Estratégico para acompanhar a aplicação das medidas.

“A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou o projeto por unanimidade. Agora estamos trabalhando na regulamentação de cada uma das medidas e, antecipadamente, considerando as que o Governo Federal deve anunciar. Nós queremos, assim, poder auxiliar as empresas cearenses a manter seus negócios nos Estados Unidos. Parte daquilo que não for possível ser mantido poderá ser comprado pelas nossas possibilidades”, detalhou.

Nesse sentido, o Estado já articula, por meio da Casa Civil e da Secretaria da Fazenda, alternativas com representantes de supermercados.

Mais negociação


Nesta manhã, o governador também se reuniu, em Brasília, com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, para discutir a parceria econômica e a abertura de novos mercados entre o Ceará e a China. “No encontro, discutimos sobre a ampliação de rotas de navegação entre a China e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, fortalecendo ainda mais a posição estratégica do estado no comércio global”, destacou Elmano de Freitas.


Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - texto
Cadu Gomes/VPR e Governo do Ceará - fotos

terça-feira, 5 de agosto de 2025

SDE e Adagri celebram adesão da Agência ao SISBI-POA para cárneos e derivados




O anúncio foi feito terça-feira (5), na sede da SDE, pelo secretário Domingos Filho e pelo presidente da Adagri, Elmo Aguiar

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) oficializou uma importante conquista para a agropecuária cearense. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) recebeu autorização para ampliar seu escopo de atuação no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), passando a abranger a área de carnes e derivados.

Essa decisão, publicada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, é um marco que permitirá à Adagri certificar produtos de carne para o comércio em todo o território nacional. A medida reforça o compromisso do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Adagri, com a qualidade e segurança dos alimentos, além de fortalecer o setor produtivo.

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (5), na sede da SDE, pelo secretário Domingos Filho e pelo presidente da Adagri, Elmo Aguiar. “É com grande alegria que compartilhamos essa grande conquista para o fortalecimento da agropecuária no Ceará. Este marco reforça a confiança no trabalho técnico desenvolvido pela Adagri e abre novas oportunidades para nossos produtores rurais, ampliando mercados e valorizando a produção cearense ainda mais com segurança e qualidade”, declarou Domingos Filho.

“É uma responsabilidade muito grande, mas estamos preparados para enfrentar todos os desafios para entregar produtos certificados do nosso Ceará para todo o Brasil”, reforçou Elmo Aguiar. Ele acrescentou que “duas grandes empresas já iniciaram o processo para a integração no SISBI-cárneos, com ótimas perspectivas de vender seus produtos para todo o território nacional”.
SISBI-POA

O SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e tem como objetivo padronizar os procedimentos de inspeção sanitária, garantindo que produtos de origem animal atendam aos mesmos padrões de qualidade e segurança em todo o país.

“Agora, com o SISBI Cárneos, todos os escopos de fiscalização do Serviço de Inspeção Estadual da Adagri possuem equivalência ao Serviço de Inspeção Federal do MAPA”, explicou o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adagri, Erisvaldo Maia. Ele destacou que isso significa que “estabelecimentos que beneficiam leite, pescado, ovos, mel e agora carne podem comercializar seus produtos em todo o território nacional com o registro do SIE-Adagri”.

Para obter o benefício, o estabelecimento com registro no SIE deve manifestar interesse por meio de ofício à presidência da Adagri. A empresa passará por uma avaliação que inclui os programas de autocontrole e os produtos fabricados.

Erisvaldo Maia concluiu que “todo esse processo de acompanhamento atende às exigências do MAPA, reforça o compromisso da Adagri com um serviço de inspeção de qualidade que garante produtos saudáveis para os consumidores e, ao mesmo tempo, oferece oportunidade de crescimento para o empreendedor cearense”.

Ascom SDE - Texto

sábado, 2 de agosto de 2025

Ciopaer/SSPDS e CBMCE resgatam seis ocupantes de canoa havaiana em Caucaia


Seis ocupantes de uma canoa havaiana foram resgatados, neste sábado (2), no mar de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. O resgate contou com uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e com motos aquáticas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Os bombeiros militares foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS) pelo instrutor da canoa, após a embarcação, que saiu do bairro Mucuripe (AIS 1) de Fortaleza, ficar à deriva, após o barco virar. Em razão da quantidade de pessoas envolvidas na situação, a Ciopaer/SSPDS se deslocou ao local, em Iparana, para auxiliar no resgate.

Duas mulheres foram içadas para o helicóptero com apoio de um gancho elétrico, enquanto equipes do CBMCE se aproximavam com apoio de motos aquáticas e flutuadores. Os outros foram resgatados pela equipe do Corpo de Bombeiros. Após serem retiradas do mar, os ocupantes da canoa receberam atendimento médico e passam bem.


Ascom SSPDS - texto e fotos