quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Programa Mais Leite: SDE em parceria com o Sebrae traz inovações tecnológicas para pecuaristas de Marco


O Programa Mais Leite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Marco em parceria com o Sebrae, tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável das propriedades produtoras rurais e potencializar o desenvolvimento de cadeia produtiva do leite no município.

As primeiras ações do programa estão focadas no melhoramento genético do rebanho com Inseminação Artificial em Tempo Fixo - IATF nas propriedades rurais que fazem parte do programa. Já foram inseminados mais de 50 animais entre o final de 2018 e o primeiro semestre de 2019 e no próximo mês de agosto nascerão os primeiros bezerros de IATF, filhos de touros Holandês, Gir e Girolandos, todos puros de origem - PO - touros avaliados entre duzentos mil e um milhão de reais nas centrais de inseminação. “Há alguns meses era coisa que ele só via na televisão e jamais ele sonhava que iria fazer parte deste seleto grupo de produtores que trabalha com melhoramento genético em seu rebanho “, afirmou o técnico médico veterinário e zootecnista responsável pelo programa, Marcílio Araújo.

“O objetivo do prefeito Roger é tornar o Marco em uma bacia leiteira na região do litoral norte, em vista do grande potencial empreendedor da população.” Aponta Júnior Osterno, secretário da SDE, e ainda acrescenta - “Essa é a primeira vez na história da pecuária marquense que um agricultor familiar tem a oportunidade de ver sua vaca ser inseminada e ter um animal de grande potencial genético nascendo em seu curral. Acredito que estamos no caminho certo para desenvolver a agropecuária leiteira aqui na nossa região.”

Diante dos avanços no trabalho iniciado no município a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já estuda parcerias para viabilizar a comercialização do leite, seja com vendas em tanques de resfriamento ou no próprio beneficiamento.

Vantagens da IATF

· Viabiliza a inseminação artificial, principalmente em vacas paridas;

· Promove o melhoramento genético do rebanho;

· Aumento da taxa de prenhez ao final da estação de monta;

· Reduz o intervalo entre partos do rebanho;

· Antecipa a concepção dos lotes e corrige gradativamente a estação de monta;

· Concentra os nascimentos e o desmame nas melhores épocas do ano;

· Aumenta o peso ao desmame;

· Reduz a idade ao abate;

· Melhora a padronização do rebanho e das carcaças;

· Melhora o controle e direcionamento do rebanho.

*Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário