quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Arneiroz recebe abastecimento d´água, tanque de resfriamento e botijão de sêmen


No final da tarde da última segunda-feira (26), uma das comunidades mais tradicionais do município de Arneiroz teve o compromisso do governador Camilo Santana honrado e a segurança hídrica foi assegurada para 280 famílias da comunidade de Planalto Santana. Além da obra do Projeto São José III, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) entregou, em Arneiroz, um botijão de armazenamento de sêmen, com 50 doses de raça Gir e 50 doses de raça holandesa, e um tanque de resfriamento de leite, com capacidade de armazenamento de 1.500 litros de leite/dia.

“Esta é mais uma obra do Governo do Ceará, para o bem das famílias de Arneiroz, e motivo de festa para a comunidade do Planalto. Por duas vezes estive aqui e não havia água na torneira de muitos vocês. Hoje, esta situação se inverteu e posso constatar que o dia a dia de muitos de vocês mudou”, agradeceu o prefeito Edgard Monteiro. “Graça a Deus, um dia batemos na porta certa e a pessoa que nos atendeu foi o secretário De Assis Diniz, junto com a esposa dele, Selma Nunes, e não podemos deixar de ser gratos a esta conquista que chega aqui para vocês”, reconheceu.

Além da água tratada ofertada de maneira regular para a comunidade do Planalto Santana, o recurso hídrico proveniente do açude Arneiroz II não é salobro, como era antes ofertado, quando o abastecimento dependia da água proveniente de poços artesianos. “Estamos agradecendo por mais este projeto e fazendo mais um pedido: o sonho de todos aqui do Planalto é garantir uma estrada ligando a comunidade à sede do município”, solicitou Edgard Monteiro.



Em seu discurso, o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, destacou o sistema de abastecimento d´água como mais uma obra do Governo do Ceará que leva mais qualidade de vida e saúde para a zona rural. “Sabemos que um dos compromissos do governador Camilo Santana está honrado com a entrega deste abastecimento e o outro precisa que o Estado possa ampliar a arrecadação, dando as condições para que continue havendo uma melhoria de vida do campo”, respondeu De Assis.
Melhoria de vida

“Hoje, entregamos a obra (de abastecimento) do distrito Planalto, amanhã será do distrito de Cachoeira e é preciso dizer: água potável é saúde, com água de qualidade eliminamos as coceiras e a diarreia, que era tão doenças ainda muito comuns aqui na região”, reforçou o secretário.



“Estamos realizando ainda outras duas entregas: a primeira é um tubo de sêmen, que conta com 100 doses de sêmen seccionado, de gado holandês e gir, para que possamos a partir da parceria entre a SDA e da associação recentemente criada, melhorar o rebanho de todo o Arneiroz. A segunda é um tanque de resfriamento do leite, que dará condições de comercialização para o produtor rural”.

“Iremos ainda receber o leite (pelo Programa de Aquisição do Leite) com um preço fixo durante todo ano, evitando as dificuldades que todo o pecuarista conhece e, com isso, esta ação vai gerar dignidade, renda e qualidade de vida”, anunciou De Assis ao declarar a tese de que “a lógica de produzir é o que dará sustentabilidade às famílias do campo”. “Arneiroz também está nas rotas do Cordeiro, do Leite e do Mel e queremos fazer com que os produtores possam arrecadar e gerar renda, contribuindo com a economia do Estado”.



Também estiveram presentes na solenidade os ex-prefeitos Mateus Dias e Antônia Nunes, o empresário Doca Sena e os representantes da Codep/SDA, Márcio Peixoto, e do Projeto São José, Jânio Menezes. Além destes, os representantes da Ematerce e do Paulo Freire, Francisco Renato de Carvalho e Carmelita Alves de Morais, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá