quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Prefeitura de Eusébio cria a Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida


A Prefeitura de Eusébio instituiu a Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da vida e o Programa de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, no âmbito municipal, em cooperação com as secretarias municipais e sociedade civil, como estratégia permanente para a prevenção desses eventos e para o tratamento das comorbidades à eles associados.

Projeto com este teor foi aprovado, nesta segunda-feira (26), na Câmara Municipal de Eusébio.

O tema vem sendo motivo de alerta não só no Eusébio, mas em todo o país. Para realizar um trabalho de prevenção principalmente nas escolas municipais, a Prefeitura aderiu ao Programa Vidas Preservadas do Ministério Público e criou uma comissão integrada por membros do CRAS, CREAS, Educação, Cultura, Desenvolvimento Social, Segurança Pública e Saúde. Desde então a Comissão vem realizando ações para alertar a população sobre essa problemática. Na sexta-feira (23) a Comissão realizou a palestra “Suicídio – dos sinais de aviso às possibilidade de prevenção”, ministrada pela Psicóloga Dra. Alessandra Xavier.

O evento foi realizado no auditório da Escola Profissional Eusébio de Queiroz e teve como público alvo estudantes e servidores das várias secretarias municipais. O prefeito Acilon Gonçalves afirmou que no Eusébio acontece o melhor acolhimento da ideia de preservar vidas, pois isso ocorre desde o primeiro momento de vida. “Agente busca equilibrar as famílias dentro de casas, socioeconomicamente. Buscamos, através de programas, reduzir o número de famílias em situação de risco social. Detectamos que a deterioração da relação familiar era pela introdução violenta das drogas nas famílias e nós, mais uma vez pioneiros no Ceará, criamos o setor de Políticas sobre Drogas. E temos aqui tão grande como Fortaleza, um setor que apoia pessoas que queiram deixar de utilizar drogas licitas e ilícitas,” pontuou.

Acilon destaca que na Educação existem diversos programas de prevenção, como o Proerd, realizado com a Policia Militar, e campanhas sistemáticas com Conselho Municipal de Defesa da Criança e dos Adolescentes e com o Conselho Tutelar. “E com tudo isso que fazemos, detectamos que existia um número em torno de 120 de meninos e meninas no Ensino Médio e 80 no Ensino Fundamental, que avançavam no número de presenças no Departamento de Apoio ao Estudante. São crianças e adolescentes que exageradamente precisavam ser buscadas pelo núcleo de apoio, devido problemas pessoais e de comportamento. Isso pode chegar a 400 se estendermos ao ensino médio. São jovens e crianças extremamente vulneráveis”, ressaltou.

Segundo o gestor, como não havia como abrigar a todos, foi criada a Escola de Promoção à vida, que tem hoje 120 meninos e meninas, que lá aprendem que o excesso de saída da normalidade precisa ser reformado com urgência. “Creio que venceremos essa batalha e vamos transformar muitas vidas”, asseverou.

Acilon observou, ainda, que há uma realidade que apavora. Uma que não ocorre com tanta frequência, que é o suicídio e outra muito presente, que é a automutilação. “A automutilação é o primeiro passo para chegar no segundo, que não tem mais jeito. Quando fui procurado para tratar desse assunto, não pensei duas vezes e criamos uma comissão especifica para cuidar disso. Esse tema não dá para esperar o dia seguinte. E vocês, aqui presentes, que verificarem algum amigo que tenha esse comportamento, avisem ao DAE de suas escolas, a Comissão ou mesmo aos CRAS e CREAS para que possam receber ajuda. Usem o amor e a solidariedade que vocês têm no coração e lembrem do maior mandamento de Deus – Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Por isso os humanos precisam de humanos, e não de super-heróis, pois eles não existem”, concluiu.

A coordenadora do CREAS-Eusébio e articuladora projeto Vidas Preservadas no Eusébio, Rosa Leite, disse que essa ação é uma iniciativa do Ministério Público que teve início no dia 6 de abril de 2018. O Eusébio assinou o termo de adesão e criou a comissão municipal que vem participando de capacitações desde então e realizando eventos visando a prevenção do suicídio e automutilação no município.

“Durante o ano de 2018 e agora em 2019, a comissão participou da capacitação “Guardiões da Vida” voltada para qualquer público e depois participamos de um específico para psicólogos ‘Impulso da Vida’. Nosso objetivo é capacitar a rede para atuar na prevenção, além disso queremos mapear as áreas de maior vulnerabilidade no município para a adoção de políticas públicas nessas áreas, além de prevermos a realização de palestras, seminários e fortalecimento da rede de atenção”, asseverou.

O programa

O Programa de Prevenção da Automutilação e do Suicídio no âmbito municipal vai trabalhar com a promoção de condutas preventivas ao suicídio e a violência autoprovocada, facilitando o acesso a atenção psicossocial das pessoas em sofrimento psíquico agudo ou cranial, principalmente daqueles que tenham tentado o suicídio ou pensem em fazê-lo ou mesmo tenham praticado a automutilação.

Deverá também promover ações que busquem conscientizar sobre abordagens adequadas aos familiares e as pessoas próximas das vítimas de suicídio como uma forma de prevenção; De forma geral vai trabalhar com sensibilização e informação junto a sociedade sobre a importância e a relevância das lesões autoprovocadas como problema de saúde pública passíveis de prevenção.

Fará ainda a articulação intersetorial para a prevenção do suicídio, envolvendo as secretarias municipais e outras entidades; notificará sobre eventos, o desenvolvimento e o aprimoramento de métodos de coleta e análise de sobre automutilações, depressão, tentativas de suicídio; incentivará a educação permanente de gestores e profissionais das políticas públicas setoriais em todos os níveis de atenção quanto ao sofrimento psíquico e as lesões autoprovocadas, entre outras.

A execução das ações será através da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida, subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Social. A Coordenadoria atuará com o auxílio de 05 (cinco) Assessorias; nas quais os seus membros serão oriundos das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Social, Saúde, Segurança Pública e Cidadania. Caberá a Coordenadoria a realização de palestras, rodas de conversa, reuniões, a organização de eventos com especialistas na abordagem do tema, de forma permanente. No mês de setembro, em alusão a Campanha Nacional do “Setembro Amarelo”, as ações deverão ser intensificadas, visando a maior propagação do assunto, inclusive com a distribuição de materiais gráficos aos Munícipes. O Município devera disponibilizar, também, central telefônica gratuita, com atendimento ininterrupto, por meio de voluntários, com a finalidade de conceder apoio emocional e preventivo ao suicídio.

*Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá