
O deputado Salmito (PSB) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), desta terça-feira (11/02), a importância da política pública de desenvolvimento econômico do Estado.
O parlamentar, que comandou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Ceará e agora retorna ao mandato parlamentar na Casa, enfatizou o convite do governador Elmano de Freitas, feito no início de 2023, para liderar a política pública de desenvolvimento econômico estadual, ressaltando que o Estado já se destaca há décadas nesse setor.
Salmito mencionou que o chefe do Executivo estadual tem avançado não só honrando compromissos, mas também em novos projetos estruturantes, como estradas, rodovias, portos e aeroportos – investimentos que, segundo avaliou, a iniciativa privada não consegue realizar devido ao longo prazo de retorno financeiro. "É nesse ponto que entra o papel do poder público", afirmou o deputado.
Salmito lembrou que a pandemia de Covid-19 deixou evidente a necessidade de um desenvolvimento econômico robusto. “Quando setores econômicos pararam e algumas empresas reduziram suas atividades ou fecharam por um período, aumentou o desemprego, diminuiu a renda da população e, inclusive, a receita do poder público. Olha, portanto, a importância do desenvolvimento econômico, importância mais do que momentânea, importância estratégica”, disse.
O deputado acrescentou que o Ceará, diferentemente de outros estados do Nordeste, não tem o petróleo do Rio Grande do Norte, nem rios perenes como Pernambuco, Bahia, Sergipe, Piauí e Maranhão. Além disso, não conta com a Zona da Mata presente em estados vizinhos. "O que temos aqui é a resiliência e a capacidade do povo cearense", destacou.
Diante desse cenário, destacou o parlamentar, o Ceará investiu em políticas públicas estratégicas, como a criação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), o Aeroporto Internacional de Fortaleza e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). “O mundo tem 7 mil ZPEs, sendo 3.500 na China. No Brasil, há 11 anos existe uma, localizada no Ceará, no Pecém”.
O deputado também ressaltou o porto offshore, que permite a atracação de navios de grande porte e conecta o Ceará às principais rotas do comércio internacional. "Essa infraestrutura foi decisiva para a vinda de indústrias como a siderúrgica ArcelorMittal, que transformou o Ceará em um polo de exportação de aço, gerando emprego e renda para a população”, disse.
Salmito esclareceu que solicitou seu retorno à Alece para estar mais próximo dos municípios e acompanhar de perto as demandas locais. "Pelo meu compromisso com o Ceará e com o projeto liderado pelo governador Elmano, pelo senador e ministro Camilo e pelo senador Cid. Então, governador, muito obrigado pela sua confiança. Estarei aqui como parlamentar, ainda mais presente, trabalhando, debatendo e construindo, porque o Ceará tem que se desenvolver cada vez mais com inteligência, criando oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”, pontuou.
Em apartes, os deputados Simão Pedro (PSD), Fernando Hugo (PSD), Sérgio Aguiar (PSB), Guilherme Sampaio (PT), De Assis Diniz (PT) e Agenor Neto (MDB) elogiaram a atuação de Salmito à frente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico. Os parlamentares destacaram o crescimento do PIB cearense acima da média nacional e reforçaram a importância de expandir investimentos para o interior do Estado.
*ALECE
Por Narla Lopes
Edição: Lusiana Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário