segunda-feira, 28 de julho de 2014

RS: Cães são abrigados em posto de combustíveis

 Cliente fotografou animais e colocou em rede social  (Foto: Cínthia Cramer/Arquivo pessoal)


Cães de rua, abrigados temporariamente em um posto de combustíveis de Porto Alegre, estão prestes a ganhar um novo lar. Após a divulgação de seu trabalho solidário com os animais, o proprietário do estabelecimento na Zona Sul da capital gaúcha diz que já foi procurado por diversas pessoas interessadas em ficar com os cachorros e se organiza para intermediar a doação.

Segundo João Batista Caberlon, de 53 anos, desde que as fotos dos cachorros abrigados em bacias forradas com cobertores se disseminaram pelas redes sociais, mais de 10 pessoas o procuraram com interesse em adotar os bichinhos. E o número só cresce.

“Tudo ainda é muito recente, mas temos recebido muitas mensagens. Agora estamos montando uma estrutura e logística para fazer as doações da melhor maneira possível. A ideia é levar o interessado até os cuidadores de cães com quem mantemos contato e lá eles poderão conhecer os bichinhos e escolher com qual gostariam de ficar”, diz o empresário.

O posto de combustíveis situado na Avenida Edgar Pires de Castro serve como um abrigo para os cães. Ao lado da esposa, Lucinha Wobeto, de 55 anos, João Batista administra o posto de combustíveis há um ano e meio. Desde então, o casal trata e encaminha os cachorros encontrados nas ruas para as redes de doação e casas de passagem.

João Batista, no entanto, teme que a repercussão do caso tenha também um lado negativo e faça do local um ponto de abandono de animais. "Hoje mesmo vimos um cachorro com características de abandono. A gente acredita que alguém tenha deixado ele na rua propositalmente. Estava assim, sem eira nem beira. Infelizmente ele fugiu, não conseguimos alcançá-lo", lamenta.

Em dias de frio, os pets são acomodados em bacias forradas com cobertores. Alguns chegam feridos: uma cadelinha apareceu com um feto morto na barriga e cheia de carrapatos. A maioria é nômade. Alguns, no entanto, retornam para dormir no posto.

Sem apoio, o casal acaba tirando dinheiro do próprio bolso para cuidar dos animais. João Batista chama o ato de “solidariedade canina”. Em casa, o casal tem 11 cachorrinhos, todos eles também adotados. No posto de combustíveis, atualmente há cinco pets. Para quem quiser ajudar os animais, o contato pode ser feito pelo e-mail posto@postohipica.com.br.

Via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá