terça-feira, 4 de junho de 2024
Em Canindé, Audiência na Assembleia Itinerante debate potencialidades turísticas da região
Dando prosseguimento às atividades da 8ª edição do projeto Assembleia Itinerante, que teve início na manhã desta segunda-feira (03/05), em Canindé, a Comissão de Turismo e Serviços da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, no período da tarde, no Anfiteatro J. Ratinho, audiência pública para discutir as demandas do setor de turismo da região.
Conhecida por seu potencial para turismo religioso, Canindé, assim como demais municípios que compõem esta macrorregião, como Boa Viagem, Caridade, Paramoti e outros, também dispõem de outras atividades igualmente relevantes para o setor do turismo e serviços.
Luiza Martins, secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, explicou que a motivação para a realização do debate foi o estudo realizado pelo Conselho, no município, a partir do projeto Move Ceará, promovido pela Alece entre 2022 e 2023.
Nos municípios da macrorregião do Sertão de Canindé, foi observado que as maiores demandas vinham do setor de turismo e agricultura familiar. Ela explicou que os debates desta edição da Assembleia Itinerante foram organizados com o fim de ouvir das pessoas que compõem os respectivos setores os desafios da região e formas de alinhá-los com as gestões.
“Sabemos das outras potencialidades que necessitam de um olhar maior das gestões, como as pinturas rupestres, a geologia local, muitos aspectos que podem ser aproveitados de forma sustentável pela economia local”, disse.
A deputada Marta Gonçalves (PL), que presidiu a audiência pública, também reforçou que o turismo ecológico e histórico precisa ser alavancado, devido ao seu alto potencial econômico.
Turismóloga da prefeitura de Canindé, Gleyciane Castro
A turismóloga da prefeitura de Canindé, Gleyciane Castro, chamou atenção para a necessidade de criação de um calendário de eventos que movimento as pessoas e os serviços durante todo o ano.
“Esse é o maior desafio para uma cidade cujo turismo compõe a principal atividade econômica. Somos muito bem representados nos esportes radicais, como o motocross, ou na música, então é preciso pensar uma dinâmica que favoreça o fluxo dessas atividades durante todo o ano, assim como os subsídios para mantê-las”, defendeu.
Ela também reconheceu que o turismo religioso é a marca de Canindé, mas ressaltou a importância de a área se reinventar, considerando a evolução da sociedade e do comportamento.
A audiência seguiu com a participação de representantes das secretarias de Turismo do Estado e dos municípios de Canindé e Itatira, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
A oitava edição do projeto Assembleia Itinerante segue até dia 6 de maio com extensa programação da qual fazem parte debates de temas de importância local e regional. Pela manhã aconteceram palestras no auditório montado na Praça Cruz Saldanha, sobre temas envolvendo o atendimento multiprofissional do transtorno do espectro autista e atividades conduzidas pela equipe do Departamento de Assistência Social e Saúde da Alece.
Nesta terça-feira (04/06), segundo dia de evento, será a vez da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Alece discutir o Manejo de Resíduos Sólidos no Sertão de Canindé, a partir das 9h. Às 14h, a Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca vai debater sobre as condições da infraestrutura hídrica no Sertão de Canindé. As discussões acontecem no Anfiteatro J. Ratinho, localizado na Praça dos Mestres.
*ALECE
Por Pedro Emannuel Goes
Edição: Clara Guimarães
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário