

Aos 89 anos, a aposentada Silvia Barroso elogiou a ação e a organização do espaço. “Estar vacinada é uma sensação de alívio. Apesar de ser uma primeira dose, já é um começo que me deixa felicíssima”, conta orgulhosa mostrando o cartão de comprovante da dose inicial do imunizante.
Os idosos chamados para o drive-thru do Iguatemi seguem uma ordem decrescente de idade e estão todos cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, que também segue com a vacinação em outros espaços, abrangendo os públicos prioritários dessa fase inicial.
Todos os dias a Sesa disponibilizará em seu site a lista dos cadastrados confirmados para receber a vacina no drive-thru do Iguatemi. A pessoa idosa que não comparecer ao dia e horário da vacinação terá a aplicação reagendada.
Gratidão

Com um sorriso no rosto, o aposentado José Vilar Iris, de 89 anos, agradeceu muito por ter recebido sua dose de imunização. “A sensação foi ótima e agradeço a Deus em primeiro lugar e ao governador do Ceará por nos dar a possibilidade de ser curado dessa doença. Também agradeço à toda equipe da vacinação”.
De acordo com Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, é necessário estar atento para o horário de agendamento e esperar o e-mail ou telefonema de confirmação e levar documento com foto e CPF ao local. “O planejamento é feito pela Prefeitura de Fortaleza. A gente fez esse drive-thru para apoiar a o município e vamos seguir a ordem de orientação por idades maiores”.
A gestora ressalta inda que a vacinação não elimina a necessidade de manter os cuidados para evitar a transmissão do novo coronavírus. “Também é importante destacar que, mesmo com a vacinação, essa primeira dose ainda não garante imunidade. Precisa haver uma segunda dose, e precisamos de um tempo para quebrar a circulação do vírus. É necessário manter o uso da máscara, higienizar as mãos, evitar aglomerações e evitar viagens”.
Vacinômetro

O Governo do Ceará já recebeu 334.900 doses de vacinas contra a Covid-19 do tipo CoronaVac, produzida no Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, e do tipo desenvolvido pela Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).
As primeiras doses dos imunizantes já foram distribuídas pela Sesa aos 184 municípios cearenses por meio de rotas aéreas e terrestres para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS). O andamento da vacinação em cada município e em todo o Estado pode ser acompanhado pelo Vacinômetro Covid-19 da Sesa, atualizado diariamente no endereço https://www.saude.ce.gov.br/vacinometro-covid-19/.
*www.ceara.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário