A instalação do equipamento representa um aumento de seis vezes o efetivo de policiais militares (de 32 para 191) e nove vezes o número de viaturas, entre carros (de dois para oito), motos (de nenhuma para nove) e base móvel (um veículo). A Polícia Civil está presente com equipe composta por dois delegados, 11 inspetores, três escrivães e duas viaturas (uma descaracterizada e outra caracterizada). A equipe de policiais civis aumentará com a chegada de mais um escrivão e novos três inspetores, vindos da segunda turma do concurso da Polícia Civil.
Presente na solenidade de implantação da unidade, o governador Camilo Santana reforçou o compromisso da Segurança Pública do Estado com o reforço policial junto às comunidades com a implantação das unidades, com o poder público focado em trazer mais tranquilidade no dia a dia dos moradores dos bairros de todas as regionais de Fortaleza.
“Essa é mais uma unidade em que integramos as polícias. Próxima semana vamos lançar mais quatro em Fortaleza. Aqui estamos aumentando a presença de efetivo de policiais militares nas ruas desses bairros, como também maior presença de policiais civis, com estrutura de delegacia e a base da Uniseg. Junto a isso, temos na cidade a instalação do sistema de videomonitoramento e a ampliação do Batalhão do Raio, tudo para assegurar mais segurança para a população cearense”, disse o governador, que esteve acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, de lideranças políticas e autoridades policiais.
Estrutura
Integrando as Forças de Segurança nos bairros, com trabalho direcionado de Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, uma Uniseg é composta por uma Delegacia de Polícia Civil 24 e uma Companhia da Polícia Militar exclusiva. No Vila Velha, o equipamento conta com serviços da Delegacia de Polícia Civil (17º DP) e CIA exclusiva da Polícia Militar (2ª CIA/20ºBPM). Os serviços dos bombeiros são do Núcleo de Busca e Salvamento.
A polícia realizará uma série de ações específicas junto às comunidades, como trabalho de conscientização nas escolas, mediação de conflitos, combate a violência contra mulheres, visitas às residências. Os projetos Proerd e Lutando pela Paz serão parceiros da Uniseg.
Além do Vila Velha, as outras Uniseg de Fortaleza estão em: Vicente Pinzon, Meireles, Conjunto Ceará, Bom Jardim, Messejana, Pici, Jardim das Oliveiras e Antônio Bezerra. No Interior, Sobral e Juazeiro do Norte já foram beneficiados.
Famílias preservadas
Residente antiga do bairro Vila Velha, Teresa Batista, 79, é otimista e acredita firmemente em dias melhores para ver seus netos crescerem numa sociedade mais justa. Para ela, a polícia mais próxima da comunidade é passo fundamental para que esse sonho se concretize.
“Eu quero ver as crianças andando de lá para cá, sem medo de nada. A gente não quer ficar mais preocupada com o que pode acontecer. A rua tem que ser segura para os nossos filhos e os nossos netos. Por isso eu acho muito importante ter esse reforço na segurança”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário