terça-feira, 16 de julho de 2013

Lançamento do Atlas prenuncia a era do Robô sapiens


article image


Atlas, o robô humanoide financiado por um concurso do Pentágono, fez sua primeira aparição nesta quinta-feira, 11. Ele pode inaugurar uma nova categoria de máquinas inteligentes, os Robô sapiens. Com 1,83 m de altura e 150 kg, Atlas foi desenvolvido pela empresa Boston Dynamics. Ao contrário da sua aparência desumana, sua função é ajudar pessoas em desastres

O Atlas é projetado para caminhar e carregar coisas, mas também enfrenta terreno acidentado e é capaz até de pequenas escaladas, utilizando mãos e pés. Suas mãos são sensíveis e articuladas, permitindo o uso de ferramentas projetadas para humanos.

A cabeça dispõe de câmeras e um telêmetro (dispositivo que mede distâncias em tempo real). A sua bateria é externa, o que é uma certa fraqueza, apesar de nos dar mais tranquilidade no que se refere a preocupações sobre o levante das máquinas contra os humanos.

A DARPA Robotics Challenge, ou Desfio de Robótica da DARPA, visa desenvolver máquinas que possam lidar com calamidades e ambientes perigosos, como acidentes em usinas nucleares.

As sete equipes participantes do desafio atual vão receber um Atlas e terão até dezembro para programá-lo. Os desafios incluem fazê-lo dirigir um utilitário, caminhar em terreno irregular, atravessar uma parede, fechar uma válvula e remover detritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá