terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Roberto Claudio anuncia duas novas secretarias


O prefeito eleito Roberto Claudio (PSB) anunciou, no início da tarde de ontem, que pretende criar mais duas novas secretarias em sua gestão: uma para tratar de obras e projetos da Prefeitura, e outra de Urbanismo e Meio Ambiente, à qual estará ligado o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). Em reunião com ambientalistas, RC disse que a intenção é garantir o “esverdeamento” de todas as ações da Prefeitura no Município.

As novas pastas teriam, segundo o prefeito eleito, atribuições semelhantes às Secretarias de Infraestrutura (Seinf) e de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), respectivamente. “Queremos aproximar ações de urbanismo e a preocupação ambiental, para promover e defender mais o meio ambiente”, diz.

Durante o encontro, RC recebeu também diversas demandas dos ambientalistas. Entre elas, a conservação de espaços verdes, avanços nas políticas de resíduos sólidos, ampliação da arborização e a garantia de opções de lazer para parques da Capital.

“Sem segurança nas áreas verdes, o povo não usa os parques. Sem atividades de lazer ou programação para os equipamentos desses locais, o povo também não usa. É preciso pensar em tudo isso”, afirma Ademir Costa, um dos coordenadores do movimento Proparque. RC se comprometeu ainda em criar o Departamento de Praças, Parques e Jardins, para regular e planejar ações para áreas verdes do Município.

Planejamento e controle
Com a nova proposta, o prefeito eleito recua com o que propôs na última quinta-feira, 6, durante reunião com administração da Universidade Federal do Ceará (UFC). Conforme O POVO relatou na edição do dia 7, ele afirmou na ocasião que cogitava “aproximar” planejamento e controle urbano - que estariam “divorciados” na atual gestão.

“Não é uma coisa ainda fechada, mas é uma preocupação nossa de que desenvolvimento urbano e controle urbano estejam juntos. Há uma preocupação hoje de que o desenvolvimento urbano está apartado do controle (...) esse divórcio é algo que não faz bem a organização da cidade. Estamos pensando estruturas que aproximem os dois”, disse na quinta-feira.

A declaração motivou críticas por parte do titular da Semam, Adalberto Alencar, que classificou a aproximação das duas pastas como “atraso histórico”, com possibilidade de enfraquecer a fiscalização ambiental. Na reunião de ontem, RC negou a pretensão, afirmando que o que houve foi um “mal entendido” com o que foi publicado.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Nas últimas semanas, a transição de Roberto Claudio vem realizando diagnóstico das secretarias de Fortaleza. Além das duas novas pastas, o prefeito pretende criar ainda a de Segurança Pública e alterar as regionais V e VI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá