quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Prefeitura desiste; Governo assume


A 12 dias do réveillon de Fortaleza, a organização da segunda maior festa da virada no País começa a ser feita do zero. Ontem, a Prefeitura anunciou que não irá realizar o evento. Em nota oficial divulgada no começo da noite, a Prefeitura argumenta que “Luizianne Lins (PT) não se sente legitimada para conduzir uma festa que transcorrerá em meio a uma mudança de gestão”. Em 1º de janeiro, assume o Município o prefeito eleito Roberto Claudio (PSB).

Menos de uma hora após a declaração, o governador Cid Gomes (PSB) garantiu se empenhar “pessoalmente” para que haja Réveillon. Cid afirmou que, a partir de hoje, vai “cair em campo” para tentar viabilizar os shows. “Faz lá na Praia de Iracema mesmo. Não é possível que ela (Luizianne) negue também isso. Não acredito que vá negar o espaço”, comentou.

A promessa de empenho do governador foi feita um dia após a prefeita ironizar, em entrevista coletiva no Paço Municipal: “Ouvi que, se eu não fizesse, iam fazer. Vi aí que não sei quem estava preparado para fazer...”

Na nota, a Prefeitura cita os altos custos financeiros da festa - estimados em R$ 5 milhões - e a necessidade de ação conjunta de vários órgãos que, “a partir de meia noite do dia 1º/1/2013, não estarão mais sob o comando da atual prefeita. Caso exista qualquer transtorno, a Prefeitura não terá como garantir o bem-estar dos participantes”.

Por fim, a nota pondera que “a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), até a presente data (ontem), ainda não concedeu à Prefeitura a concessão de uso do aterro da Praia de Iracema.” E encerra: “Caberá ao próximo gestor avaliar as possibilidades e decidir se, no futuro, o evento poderá ser novamente realizado”.

Durante a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos, ontem, Roberto Claudio reagiu à desistência da Prefeitura. “O povo de Fortaleza não merece isso. Garanto que empreenderei todos os esforços para fazer uma festa para marcar a história”. Sobre a decisão de Cid Gomes, afirmou: “Isso mostra a responsabilidade, espírito público e sensibilidade do governador com o povo de Fortaleza. E tenho certeza de que ele fará bem feito”.

Cid, no entanto, admitiu que, tão perto da virada do ano, “é muito difícil você conseguir encontrar atrações à altura. (A Prefeitura) Podia ter avisado um pouco antes. Se tivesse avisado um pouco antes, a gente já tinha feito”.

Ao O POVO, o titular da Secretaria do Turismo (Setur), Bismarck Maia, disse que procurará hoje a SPU para solicitar a liberação do aterro da Praia de Iracema, único dos três polos que deve receber a festa do Governo. “Os bairros (Messejana e Conjunto Ceará) precisam ser atendidos pela Prefeitura”, frisou.

Também hoje devem ser anunciados os artistas. Maia adiantou que contatos foram feitos ainda ontem à noite com “dois ou três nomes de finalistas do (reality show) The Voice Brasil”. Ele descartou qualquer atração internacional. “Mas acho fundamental que tenha do Ceará. Já estão sendo contatados.” (Bruno de Castro, Gabriela Meneses, Hébely Rebouças, Juliana Diógenes, Lusiana Freire e Lucinthya Gomes)

ENTENDA A NOTÍCIA

Viabilização da festa ficará por total conta do Governo do Estado, que promete para hoje a divulgação de parte das atrações da virada na Praia de Iracema. Réveillon nos bairros estão indefinidos. Governo diz que fica por conta da Prefeitura.
FONTE: O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá