terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Cid Gomes critica ministro do STF que suspendeu análise sobre veto dos royalties no Congresso


decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), de proibir o Congresso Nacional de apreciar o veto da presidente da República, Dilma Rousseff, a respeito da lei dos royalties, fez o governador do Ceará, Cid Gomes, se pronunciar nesta segunda-feira (17) e criticar a decisão, que, segundo ele, "fere de morte" a Constituição.
Luiz Fux foi nomeado ministro do STF pela presidente Dilma Rousseff, mas pedido foi encaminhado a Lula 
Através de sua conta no Twitter, o chefe do executivo estadual ressaltou o fato de o ministro ser carioca e lembrou que Fux, ao pedir que José Dirceu enviasse seu currículo ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teria usado a expressão "mato no peito" ao se referir ao julgamento do Mensalão. Dirceu já era réu do processo, no qual foi condenado.
"O Ministro Fux (o mesmo que ia 'matar no peito' o Mensalão) deu liminar, monocraticamente, interpretando o Regimento Interno do Congresso; em sua decisão, ele impede o Poder Legislativo de apreciar o veto dos royalties. O ministro carioca, que no mínimo deveria submeter seu pensamento ao pleno do STF, fere de morte o artigo 2º da Constituição Brasileira", avaliou Cid.
Atitudes contraditórias
Em entrevista para a colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo, no início de dezembro, Luiz Fux admitiu que pediu para Dirceu entregar seu currículo a Lula e, ao usar a expressão "mato no peito", segundo a jornalista, teria feito com que os réus pensassem que o ministro os apoiaria na corte.
Em entrevista ao repórter de O Globo, André de Souza, publicada no dia 13 de dezembro, Fux negou se sentir pressionado em defender o Rio de Janeiro na questão da distribuição dos royalties do petróleo. Questionado se analisaria a questão, o ministro disse desconhecer a complexidade e não tinha uma postura definida.
Na última quinta-feira (13), parlamentares cariocas ajuizaram mandados de segurança no STF na tentativa de impedir a votação do veto ao projeto de lei dos royalties pelo Congresso. O pedido foi direcionado para apreciação de Luiz Fux.
Lula e Luizianne
Mais cedo, ao responder internautas do Twitter, Cid Gomes anunciou que visitará, junto com outros governadores, o ex-presidente Lula.
"Estamos nos programando para uma visita de solidariedade e de reconhecimento ao ex-Presidente Lula", escreveu no microblog em defesa do ex-mandatário, que foi acusado pelo empresário Marcos Valério de saber do Mensalão.
Cid também afirmou que convidou a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, para a inauguração da Arena Castelão, no último domingo (16), contudo a chefe do município não esteve presente.

FONTE: Diario do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá