quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Para receber US$ 350 milhões do Banco Mundial, Governo deverá implementar ações para reduzir a pobreza no Ceará.



Para que receba US$ 350 milhões do Banco Mundial (Bird) em quatro anos, o Governo do Estado adotou planejamento intersetorial em quatro áreas: gestão pública, crescimento econômico, redução da pobreza e sustentabilidade ambiental. O projeto, elaborado em conjunto com 11 secretárias e 21 órgãos, foi aprovado ontem pelo governador Cid Gomes e será apresentado nessa quarta(21) a representantes do Banco, quando será assinada a contratação do empréstimo.


A contrapartida para o empréstimo é o atingimento de metas nessas quatro áreas, conforme explica o diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba. Ele explica que o valor não é tão expressivo quanto à oportunidade de implantar o projeto no Estado com apoio de técnicos do Bird. “O dinheiro é só um mote para essas ações”, afirma.


O diretor explica que as exigências são próprias da modalidade de empréstimo pelo qual o Estado optou, o P4R. “A modalidade do empréstimo era SWAP. Em maio, o pessoal do Banco Mundial veio ao Ceará e o governador optou pelo P4R, porque traz essa visão de conjunto. No outro, eram indicadores individuais, um para cada área, com olhares individualizados”. Ele diz que o valor da modalidade a ser adotada anteriormente era um pouco maior, mas a oportunidade de implantação de novas ações levou o Governo a optar pela atual.


IndicadoresSegundo Ataliba, os indicadores sociais a serem alcançados passam, por exemplo, pelo número de famílias que deixarão a extrema pobreza. Em desenvolvimento econômico, conta para o atingimento das metas o desenvolvimento tecnológico no Ceará. Sobre meio ambiente, faz parte dos cálculos o tratamento adequado da água. Enquanto em gestão pública, está no projeto o treinamento dos servidores para a gestão por resultados. “Existem cálculos complexos que usa tudo isso para chegar aos indicadores. Esses são só exemplos, tem outras coisas que são levadas em conta”, diz.


O Governo está confiante na aprovação do projeto, de acordo com Ataliba. Conforme diz, a elaboração foi feita em parceria com o Banco. “Tivemos quatro reuniões com eles desde maio. Está quase no ponto. Eles vão aprovar”. (Liane Braga e Nathália Bernardo)

FONTE: O povo online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá