sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Educação cearense, e sobralense, são destaques em Brasília

Fotos: Joselito Silveira
Cid, Leônidas e Veveu - Três dos maiores prefeitos da história de Sobral
Prefeito Veveu ladeado pelo ministro da Educação, Aloisio Mercadante, e pelo governador Cid Gomes
Cid Gomes ganha abraço especial de dilma Rousseff. Dizem que pode sair uma 'chapa' forte dai.

O governador Cid Gomes foi o grande homenageado desta quinta-feira (8) por ocasião do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), anfitrionado pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília. A homenagem reconheceu os feitos de Cid Gomes, por ter sido em 2001, enquanto Prefeito de Sobral, idealizador do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que serviu de plataforma para projeto semelhante adotado em todo o Estado, e que elevou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ceará e inspirou a criação do PNAIC, do Governo Federal.
Durante o evento, a Presidenta da República, Dilma Rousseff e o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, elogiaram a iniciativa de Cid Gomes, continuada na administração do Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, Prefeito de 2004 a 2010, e de Veveu Arruda, seu sucessor, que juntos colocaram a cidade de Sobral, entre as cinco melhores redes municipais de educação do País.

SAIBA MAIS
O PNAIC estabelece um conjunto de políticas públicas na área da educação para garantir que todas as crianças do país estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. Foi construído em conjunto com todos os secretários de educação dos estados e terá a adesão de cerca de 5.300 municípios brasileiros. A portaria que estabelece as regras do Pacto foi publicada no Diário Oficial da União do dia 5 de julho de 2012 e entre as ações previstas, está a criação de uma prova que será aplicada a todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental para medir o nível de alfabetização.

DETALHES
- O Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa contará com a verba de R$ 2,7 bilhões. Ao todo, 5.270 municípios já aderiram ao plano. De acordo com o Governo, 15,2% das crianças brasileiras ainda não estão plenamente alfabetizadas aos 8 anos.

- Leônidas Cristino foi bastante cumprimentado pelos seus colegas do Governo Federal. Em sua gestão como prefeito de Sobral, o município zerou a taxa de abandono escolar do 1º ao 5º ano. A alfabetização chegou a 97% com alunos de 7 anos de idade. Em 2009, a cidade alcançou a média de 6,6 no Ideb, sendo que a expectativa do Ministério da Educação era alcançar 6,0 somente em 2021.

- O PAIC é o segundo Programa criado em Sobral a ser adotado pelo Governo Federal para todo o país. O Trevo de Quatro Folhas, que atua na redução da mortalidade materna e infantil, já inspirou o Programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.

- A secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, ex secretaria da Educação de Sobral, e o atual secretário, Júlio César da Costa Alexandre, prestigiaram o evento.

FONTE: Sobral em revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá