A proposta é a instalação de um sensor sem fio na bicicleta para ativar o freio assim que a borracha do guidão é apertada pelo ciclista, eliminando a necessidade de cabos e alavancas de freio e aumentando a precisão da frenagem.
O sistema é composto por pequenas caixas colocadas no guidão. Assim que o ciclista apertar o dispositivo, um sinal de rádio é enviado para um receptor elétrico instalado no garfo da bicicleta, que o transforma em energia mecânica necessária para travar o disco. Quanto mais forte o aperto no guidão, maior a potência de frenagem.
Apesar de parecer complicado, o coordenador do projeto, Holger Hermanns, garante que a tecnologia é simples e será, futuramente, amplamente utilizada no setor de transportes. Se o sistema de frenagem na bicicleta começar a ser comercializado, os pesquisadores poderão passar para a próxima etapa: aviões, carros e trens.
Em relação à segurança, o professor Hermanns garante: “Não dá para dizer que o método sem fio é infalível, porém, em nossos testes, o sistema mostrou ter 99,9% de confiabilidade”, afirmou em comunicado oficial.
Fonte: Galileu
Nenhum comentário:
Postar um comentário