sexta-feira, 23 de março de 2012

Igreja Católica castrou meninos nos anos 1950, diz jornal

Igreja Católica deve colaborar com as investigações (Fonte: Reprodução/Getty Images)

 Após uma investigação levada a cabo em 2011 ter descoberto que milhares de crianças sofreram abusos sexuais em instituições católicas na Holanda a partir de 1945, uma reportagem publicada nesta semana mostrou que pelo menos 11 meninos foram castrados a mando de padres no país na década de 1950.
O jornal NRC Handelsblad cita a história de Henk Hethuis, que era aluno de um internato católico e tinha 18 anos quando teria denunciado à polícia abusos sexuais de um monge holandês. Depois, Hethuis foi castrado supostamente por ordem de padres católicos sob o argumento de que isso o “curaria” de sua homossexualidade.

Igreja se diz disposta a colaborar com investigações

Hethuis morreu em 1958 em um acidente de carro. Segundo o NRC Handelsblad, pelo menos outros dez dos seus colegas de internato católico também foram castrados.
O Ministério da Justiça holandês está investigando o papel do governo na castração dos meninos. Parlamentares do país pediram a abertura de um inquérito após a publicação da reportagem. A Igreja Católica da Holanda se disse disposta a colaborar com as investigações a fim de verificar a veracidade das informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá