quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Governador conversa com Prefeitos para definir base aliada nas Eleições de 2014

Donizete Arruda

Ainda é cedo, mas o Palácio do Abolição começou a se movimentar faltando um ano para as eleições. Todos os prefeitos estão sendo convidados para reuniões individuais. Em conversas reservadas, a pauta colocada na mesa: é interesse do Governo saber se o prefeito irá apoiar o candidato do governador Cid em qualquer situação política nas eleições de 2014. Esse levantamento está sendo feito para dar subsídios sobre as preferências eleitorais de cada prefeito no momento da definição do candidato. Detalhe, essa definição só será revelada em abril do ano que vem.

Detalhes na Mesa
Durante essas conversas com prefeitos no Abolição, de modo muito sutil e sem nenhum teor de ameaça, é dado o recado: o Governo exigirá lealdade dos prefeitos. E é desejo saber essa resposta agora. Aqueles que adotarem esse princípio bem raro na política serão recompensados.

Sem faca na boca
Os prefeitos que foram ao Abolição negam existir no discurso dos porta vozes situacionistas à possibilidade de retaliação se eles rejeitarem ficar no palanque do Governo. Trata-se da sucessão entrando devagar na agenda, pois a prioridade do governador Cid é concluir o maior número de obras.

PMDB no Alvo
Prefeitos do PMDB têm recebido telefonemas de autoridades do Palácio da Abolição convidando-os para os encontros. Logicamente, ninguém confirma que as eleições de 2014 são tema principal das reuniões. Oficialmente, debatem obras.

Nada a declarar
Pré-candidato a governador, Eunício Oliveira foi avisado por prefeitos do PMDB do teor das conversas no Abolição. Não esboçou nenhum comentário para os prefeitos e nem para a coluna. Acredita que, quando janeiro chegar, terá um téte-a-téte com Cid que o ungirá seu sucessor.

Mapa dos votos
Os coordenadores do Governo Cid descartam qualquer movimento para inibir a candidatura de Eunício. Nem assumem que estão convocando prefeitos para encontros. No dia que admitirem essas reuniões, dirão que fazem apenas uma avaliação sobre as preferências de cada prefeito. Firme e Forte José Guimarães e o presidente do PT , Rui Falcão, foram recebidos ontem, 26, por Lula em seu instituto, para discutir a conjuntura política, o governo e as eleições de 2014. Na hora da despedida, Lula perguntou ao cearense sobre o desenrolar de sua candidatura ao Senado. A resposta: “Firme e forte”.


*Com informações da coluna "... E Tem Mais" do jornal Aqui Ce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá