quarta-feira, 21 de agosto de 2013

'Chuva Sólida' pode ser a solução para a seca


Um pó denominado "Chuva Sólida" que é capaz de absorver enormes quantidades de água e liberar o líquido aos poucos, para que as plantas possam sobreviver em meio a uma seca, pode ser a solução para o problema da seca, que assola principalmente o sertão nordestino.
Apenas 10 gramas do material pode absorver um litro de água. O produto é um tipo de polímero absorvente originalmente criado peloDepartamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).
engenheiro químico mexicano Sérgio Jesus Rico Velasco vem vendendo o produto "Chuva Sólida" há 10 anos. A empresa do engenheiro afirma que o governo mexicano testou o material e afirmou que a colheita poderia ser ampliada em 300% quando ele era misturado ao solo.
De acordo com Edwin González, vice-presidente da empresa Chuva Sólida, o produto vem atraindo interesse cada vez maior, já que os temores pela falta de água aumentam. O vice-presidente reforça ainda que a água pode durar de 8 a 10 anos, dependendo da qualidade.
"Se você usar água pura, ela dura mais", completa. A "Chuva Sólida" é natural e não prejudica o solo, mesmo após ser usada por vários anos. González afirma que o produto não é tóxico e que, ao se desintegrar, o pó se torna parte das plantas.
Sem comprovação científica
A professora Linda Chalker-Scott, da Universidade do Estado de Washington, não se convenceu que o produto é uma solução válida para a seca e afirma que produtos desse tipo não são novidades.
"E não há evidência científica que sugira que eles armazenem água por um ano.", disse a professora. "Outro problema prático é que esse gel pode também causar problemas. Isso porque à medida que eles secam, vai sugando a água ao redor dele mais vigorosamente. E assim ele desvia a água que iria para a raiz das plantas", completa.
Linda Chalker argumenta ainda que usar adubo de lascas de madeira produz o mesmo efeito e é significativamente mais barato. Edwin González rebate a professora: "os outros concorrentes não duram três ou quatro anos. Os únicos que duram tanto são os que usam sódio em suas formulas, mas eles não absorvem tanto."
Apesar de não haver evidências científicas comprovadas, Gonzáles diz que sua empresa recebeu milhares de pedidos vindos de locais áridos, incluindo Índia e Austrália.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá