segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dia 19 de Agosto: Dia da Fotografia.


Dia 19 de Agosto, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia, um dos inventos mais fascinantes que o ser humano produziu até os dias de hoje. Efetivamente sabemos que a fotografia surgiu em meados do século XIX, porém grandes historiadores apontam que Leonardo da Vinci e Giovanni Baptista Della Porta por volta de 1452 a 1615, deixaram escritos relatando a utilização de câmara obscura na produção de suas artes.


A palavra ‘fotografia’ vem do grego e significa “desenhar com luz e contraste”. A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia, porém o tempo de revelação da foto demorava cerca de 8 horas. Depois da morte de Nièpce, Daguerre desenvolveu um processo com vapor de mercúrio que reduzia o tempo de revelação de 8 horas para poucos minutos.Por isso dizemos que a invenção da fotografia não é de autoria de só uma pessoa, muitas pessoas contribuíram para que ela surgisse. A fotografia popularizou-se a partir de 1888. Foi a Kodak, a responsável pela disseminação da fotografia nos idos de 1900, alegando que todos poderiam tirar suas fotos sem precisar de um fotógrafo profissional.

O processo fotográfico inicial só produzia fotos em preto e branco, posteriormente surge o meio tom em cor quase marron ou semi-amarelada, a primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell, porém o primeiro filme colorido só chegou ao mercado no ano de 1907.O primeiro filme colorido moderno, foi produzido pela famosa Kodak e chamava-se Kodachrome e o primeiro filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963, e permitia que se fosse tirada uma foto e ela saisse imediatamente da máquina já revelada.
Nos dias de hoje, tudo isso é passado, agora é a vez da fotografia digital, tirada em câmeras ultra modernas e passadas diretamente para um computador, onde as mesmas ficam arquivadas. Pode-se ver as fotos no computador quando desejar, ou pode-se imprimir através da sua impressora, desde que se utilize papéis especiais para a impressão de fotos, e se tenha uma impressora capaz de imprimir em alta definição.
A fotografia é especial porque é marcante, ou seja, registra momentos inesquecíveis, que ficarão guardados para sempre na memória e na foto impressa. Numa foto encontra-se um grande amor, um familiar querido, uma lembrança, uma separação, pessoas amadas, ou até mesmo animais de estimação. Por isso uma fotografia é sinônimo de magia e um dos maiores invenções dos últimos séculos.


 "Fotografar exige, amor, sensibilidade, domínio, personalidade, sensibilidade e ousadia para procurar o novo. A preguiça, inveja ou interesse em fazer pelo dinheiro é um fracasso. A fotografia perfeita traduz sentimento, desejo e um mundo que nem sempre está para ser visto por todos. Nem sempre o bom fotógrafo é reconhecido, uns os tem por chato, outros por estrela e outros por inveja procuram defeitos inexistentes na imagem, a fotografia é uma arte, uma pintura que registra fatos, histórias que não voltam, e um dia serão vistas por pessoas que não vão ter a oportunidade de nos conhecer. Não posso dizer que sou fotógrafo  mas sou amante da fotografia, amo fotografar."

Fica aqui minha homenagem a cada profissional da área, e a cada pessoa que gosta de fotografar, seja com uma Câmera simples ou profissional, o importante é registrar os momentos importantes em nossas vidas, e os tornar inesquecíveis. 

Para concluir  deixo postado alguns modelos de fotos que faço de vez enquanto,e aproveito para agradecer aos que me confiaram fotografa-los:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá