quinta-feira, 14 de agosto de 2014

DataFolha aponta vitória de Eunício Oliveira em primeiro turno




A pesquisa do DataFolha, encomendada pelo jornal O Povo e divulgada hoje (14), indica vitória do senador Eunício Oliveira (PMDB) no primeiro turno das eleições para o governo do Ceará. A primeira rodada do levantamento traz o peemedebista com liderando com 47% das intenções de votos, enquanto o candidato petista fica com 19%.

Os candidatos do PSB, Eliane Novais, e do Psol, Ailton Lopes, ficaram com 7% e 4%, respectivamente. Segundo o levantamento, Eunício ainda apresenta como tendo o menor índice de rejeição entre os candidatos (16%), quesito preocupante para Camilo, que lidera com 30%. Eliane Novais apresenta 28%, e Ailton, 26%.

A primeira rodada da pesquisa é preocupante para o governador Cid Gomes (PROS) e para o seu candidato, mas nem tudo está perdido. O horário eleitoral gratuito, que será exibido a partida próxima terça-feira (19), ainda pode mudar o quadro desfavorável ao petista divulgado hoje.

Se a pesquisa aponta vantagem par Eunício, Camilo terá dois minutos a mais de tempo eleitoral para tentar reverter o cenário. O petista terá oito minutos e 58 segundos, dos 20 minutos destinados aos candidatos ao governo do Ceará. O peemedebista terá seis minutos e 51 segundos, enquanto que Eliane fica com dois minutos e 25 segundos e Ailton, um minuto e 44 segundos.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00013/2014 e BR-00356/2014.

Apoio de Dilma

Apesar da situação preocupante, Camilo não deve contar com apoio dos dois maiores nomes do PT na busca de votos, pois nem a presidenta Dilam Rousseff nem o ex-presidente Lula devem vir ao seu socorro.

Em visita ao Ceará, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, declarou que "Ou Dilma vem para as duas candidaturas (Eunício e Camilo) ou não vem”. A omissão da presidente se deve, em parte, à tentativa de reaproximação com o candidato peemedebista, líder nas pesquisas. Mas a divisão da base aliada no Estado seria o fator principal para que a presidente opte por não escolher lados.

Já Lula, além de não pedir votos para o petista, deve aparecer em vídeo pedindo votos para Eunício. O material seria parte do acordo acertado entre os dois para manter o PMDB dentro da base aliada de Dilma. O ex-presidente teria se comprometido a não interferir no cenário político cearense e gravar vídeo a favor do senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá