quinta-feira, 3 de abril de 2014

Sobral agora conta com mais uma opção de graduação: Biomedicina das Faculdades INTA

O mais novo Curso de Graduação oferecido pelas Faculdades INTA está com inscrições abertas. O Bacharelado em Biomedicina oferece 150 vagas, igualmente divididas entre os turnos manhã, tarde e noite.

A Coordenadora do Curso, a Professora PhD Claudia Roberta de Andrade, concedeu uma breve entrevista na qual explicou a área de atuação de um profissional de Biomedicina.

Graduada em Biomedicina pela Organização Educacional Barão de Mauá (1998), a Prof.ª Cláudia concluiu seu Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP em 2001 e 2005, respectivamente. Desde o início de 2012 compõe o Corpo Docente das Faculdades INTA, onde também é Coordenadora Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras e Coordenadora do Programa de Mestrado Stricto Senso em Ciências Biológicas-Biotecnologia.



1 - O que é a Biomedicina e de que ela trata?

A Biomedicina (antes, Ciências Biológicas - Modalidade Médica) é uma nova entre as diversas ciências da saúde existentes, sendo a ciência que atua no campo de interface entre Biologia e Medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos.



2 - Quais as áreas de trabalho de um profissional Biomédico?

O Biomédico identifica, classifica e estuda os agentes causadores de doenças e desenvolve ou aprimora meios de combatê-los. Trabalha em Hospitais, Universidades, Faculdades, Centros de Pesquisas, Laboratórios Públicos e Privados, Órgãos Públicos de Saúde entre outras, gerenciando, ensinando, realizando pesquisas e testes.

O Biomédico atua também na Perícia, desenvolvendo análises genéticas, como testes de paternidade, testes genéticos para doenças, entre outros. Além disso, pela sua formação, o profissional pode também atuar na área de Biotecnologia.



3 - Qual o perfil esperado para um profissional desta área?

O profissional formado em Biomedicina está apto a realizar estudos, pesquisas experimentais e ensino universitário (onde, normalmente, exige-se Pós-Graduação: Especialização, Mestrado ou Doutorado) em disciplinas biomédicas, tais como Anatomia, Biofísica, Bioquímica, Biologia Molecular, Embriologia, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Histologia, Imunologia, Microbiologia, Neurociências, Parasitologia, Patologia Geral, Psicobiologia, Saúde Pública e Toxicologia; Análises Clínicas, desde análise de materiais biológicos até o gerenciamento de laboratórios.

No entanto, muitos desses profissionais atuam como cientistas em centros de pesquisas, tais como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Butantan, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN-ELS), Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) etc., e universidades, analisando e pesquisando moléculas, células e organismos na busca da cura, do diagnóstico, do tratamento e da prevenção de doenças (desenvolvendo vacinas e novos medicamentos), produzindo reagentes laboratoriais, bem como atuando na pesquisa de DNA e contribuindo com a solução de crimes nas ciências forenses, como no seriado de TV – CSI.



4 - Quais os diferenciais do curso oferecido pelo INTA?




O curso de Biomedicina oferecido pelas Faculdades INTA capacita o aluno a atuar não somente na área de análises clínicas como ocorre atualmente no Estado do Ceará, mas também nas áreas de pesquisa, forense e gerenciamento em serviços de saúde, além de análises ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário