quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Complexo Mais Infância é inaugurado e vai oferecer lazer e capacitação profissional para comunidades de Fortaleza

 
Espaço terá atividades educacionais, esportivas, culturais, qualificação profissional e geração de renda; inscrições para os cursos já estão abertas

“Somos uma família Mais Infância”. A alegria na fala e no olhar da dona de casa Micherlane Souza representa a forma como a comunidade do bairro João XXIII, em Fortaleza, recebeu o primeiro Complexo Mais Infância do Ceará nesta quarta-feira (13).

O equipamento foi entregue pelo governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela; da primeira-dama do Estado, Onélia Santana; do prefeito de Fortaleza, José Sarto; da secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França; e demais autoridades.



Com investimento total de mais de R$ 4 milhões do Governo do Ceará, o espaço foi pensado para ser acessível e dar oportunidade de cuidado integral e integrado às crianças e suas famílias. A gestão será feita pela SPS. “Aqui em Fortaleza estão sendo construídos mais dois e outro no Interior. A ideia é que a gente possa expandir. É um espaço para as crianças e para as famílias. Aqui vai ter capacitação, inovação com robótica, dança, cozinha social”, afirmou Camilo Santana, destacando a parceria com a Prefeitura de Fortaleza.



Para isso, serão ofertadas gratuitamente atividades educacionais, esportivas, culturais, qualificação profissional e geração de renda. As inscrições para os cursos começam nesta quarta-feira, de forma presencial, no próprio Complexo.

Mais de 800 pessoas devem atendidas mensalmente no Complexo, que homenageia a educadora Maria de Lourdes Moreira Leite Lima, mãe da primeira-dama. “Minha mãe era professora que educou muitos jovens e incentivou a luta pela educação. Eu tenho muito isso dela. Eu sei o quanto é importante a educação, é transformador. Educação não é só sala de aula, é também atividades esportivas e lúdicas”, enfatizou Onélia Santana.



“A Primeira Infância é o período em que o ser humano estabelece suas bases mais firmes. É a autoconfiança, perceber as relações na comunidade e se tornar um adulto ativo. Esse Complexo Mais Infância vem trabalhar exatamente nessa linha. Além disso, já entregamos, em parceria com o Estado, sete Centros de Educação Infantil”, reforçou José Sarto.
Transformação social



Além dos espaços para o brincar e o convívio comunitário, dois destaques do equipamento são a cozinha social e a formação em informática, incluindo aulas de robótica.

Na Informática Básica, serão ministrados conteúdos voltados para o uso do computador e ao desenvolvimento de recursos tecnológicos. Já na Robótica, será oferecido conhecimento em programação e montagem de robôs. O público-alvo compreende crianças a partir de 7 anos.



A cozinha social vai capacitar os moradores e oportunizar alimentação para as crianças atendidas no equipamento e para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Já vestido para aproveitar a quadra esportiva, o jovem Robert Gomes reconhece a importância do equipamento, mas especialmente da cozinha social. Ele atua preparando alimentação para ajudar famílias. “Educação e esporte é algo maravilhoso, e é sempre bom ver os dois caminhando juntos”, disse.



Acolher a comunidade e promover transformação social é o objetivo desse equipamento, que já sediou o Centro Comunitário e o Aprender, Brincar e Crescer (ABC) da comunidade. Nesse sentido, as ações do Complexo buscam envolver profissionais da comunidade como Henrique Lima, que será instrutor de Informática Básica.

“Eu fiz o meu curso de informática no ABC. E estou muito feliz por representar o antes e o depois. É uma revitalização que a comunidade tá abraçando com amor. E eu também tô trazendo para o Complexo curso de DJ e MC. Esse espaço para juventude é primordial”, avalia Henrique, também conhecido como DJ Ique.
Capacitação



Ampliação

O Complexo integra as estratégias do Mais Infância Ceará, uma política pública estadual idealizada pela primeira-dama Onélia Santana. O Programa está fundamentado em quatro pilares: Tempo de Nascer; Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar. Até o momento, o Mais Infância já entregou 312 equipamentos, e 534 estão andamento

Outros Complexos serão instalados em localidades de extrema vulnerabilidade social, com base nos dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a renda per capta da população, segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). A iniciativa também ressignifica prédios públicos do Estado, aliando ao propósito do Mais Infância.

Dois já estão em construção, sendo um em Fortaleza, no bairro Cristo Redentor, e outro em Barbalha. Um terceiro, que atenderá o bairro Curió, também na Capital, está em processo de licitação.

*Governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá