sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Governo do Ceará autoriza obras do Sinalize em Camocim e Granja

 

Segunda etapa do Sinalize tem investimento total de R$ 198 milhões para requalificar e sinalizar vias nos 184 municípios cearenses

Para dar mais mobilidade urbana e garantir segurança viária para Camocim e Granja, o governador em exercício do Ceará, Evandro Leitão, assinou as ordens de serviço para o início das obras do Programa Sinalize nas cidades, nesta sexta-feira (29).

Em Camocim, o governador em exercício enfatizou que o Sinalize é uma política pública que contribui para dar dignidade ao cidadão. “Além da segurança, educação e conforto no trânsito, promove a dignidade da população que merece ser vista, escutada e sobretudo respeitada”, declarou Evandro Leitão, transmitindo uma mensagem de saudação do governador Camilo Santana.

As vias do município receberão pavimentação e sinalização em uma extensão de 30 mil m² de asfalto. As obras serão executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), em parceria com a gestão municipal e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), que ficará responsável pela sinalização.

Para a prefeita Maria Elizabete Magalhães, a Betinha, o investimento se soma à infraestrutura e à acessibilidade que Camocim já possui. “Camocim é uma cidade das poucas que existem no País que está com sua sede 100% com saneamento básico. Hoje, podemos dizer que temos uma cidade que está pronta para o crescimento e desenvolvimento”.



O trânsito é parte do trabalho de muitos camocinenses, como o senhor Lindomar Matias, que já foi mototaxista durante 15 anos, e há três anos é taxista. Lindomar avalia que o Sinalize traz benefícios tanto para ele quanto para os clientes. “É para o bem da gente. Tudo que vem para o bem do município, é maravilhoso”, disse.



A vendedora Maria Rosilania Pereira também comemorou o anúncio. “Eu acho muito importante. Às vezes, quando eu venho de bicicleta, tenho que andar por mim e por quem está no volante”, apontou.



Localizado a cerca de 26 km de Camocim, o município de Granja também receberá sinalização e pavimentação em 30 mil m² de asfalto.

Em visita à cidade, Evandro Leitão reforçou que o Sinalize promove melhorias para um trânsito com maior fluidez e seguro. “Com esses investimentos e obras teremos condições de trafegar melhor, dar mais celeridade e escoar a produção. São investimentos como esse que se constata o compromisso que o govenador Camilo Santana tem com a população cearense”.

Além disso, o governador em exercício ressaltou que o município vai receber, com investimento do Governo do Ceará, três areninhas, um rodoviária e a estrada que liga os distritos Timonha a Adrianópolis, além de outras recuperações nas rodovias estaduais que conectam Granja às cidades vizinhas.



Juliana Aldigueri, prefeita de Granja, ressaltou que o anúncio marca esse momento especial para Granja. “Hoje, nós estamos iniciando a semana do município. Vamos fazer vários eventos, começando hoje com a assinatura do Programa Sinalize. Mais tarde vamos reinaugurar da Beira Rio”, comemorou.



Na ocasião, foi realizada a recepção dos 176 estagiários do programa municipal de estágio Primeira Chance, voltado para dar oportunidade à juventude granjense. Ao todo, são mais de 500 estagiários. Evandro Leitão assinou como testemunha o primeiro Termo de Compromisso de Estágio.

O superintendente da SOP, Quintino Vieira, parabenizou a iniciativa e falou aos estagiários sobre a importância dessa oportunidade. “Eu me enquadrei quando escutei que essas moças e rapazes vão ter a oportunidade do primeiro emprego. Minha mãe era professora. Eu estudei em escolas boas porque tinha bolsa escola. Eu comecei no primeiro emprego aos 13 anos. Trabalhei muito nesse projeto. A primeira coisa que eu comprei foi uma bicicleta para ir à aula. Eu digo isso a vocês para que aproveitem essa oportunidade”, contou.



Estiveram presentes nas solenidades o deputado federal Robério Monteiro, os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Romeu Aldigueri e demais autoridades locais.

Sinalize

Lançado em 2017, o Programa de Segurança no Trânsito realiza requalificação viária e sinalização de trânsito para diminuir o número de acidentes nos municípios. O investimento total para a primeira fase foi de 120 milhões.

Nesta segunda fase, serão R$ 198 milhões em investimentos para melhoria de tráfego em todas as cidades cearenses. A meta nesta etapa são 3.900.000 m² de asfalto.

*Governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá